Departamento de Educação do Campus XV da Universidade do Estado da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Departamento de Educação do Campus XV da Universidade do Estado da Bahia
DEDC XV
Lema Cunctis prosint scholae (a todos sirvam as lições)[1]
Universidade Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Fundação 10 de setembro de 1994 (24 anos) (como CESVA)[2]
Nomes anteriores Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)[2]
Tipo de instituição Unidade acadêmica integrada à universidade[2]
Professores 36[3]
Diretor Pedro Augusto Lopes Sabino[4]
Vice-diretor Sílvia Lúcia Lopes Benevides[4]
Alunos 629[3]
Graduação
Localização Valença, BahiaBrasil[3]
Campus
Afiliações ABRUEM,[5] CRUB[6] e RENEX[7]
Site www.uneb.br/valenca/dedc
Instituições de ensino superior da Bahia Bandeira da Bahia.svg

O Departamento de Educação do Campus XV da Universidade do Estado da Bahia (DEDC XV) é um dos dez departamentos de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e localiza-se no Campus XV, em Valença. O DEDC XV promove o lecionamento dos cursos de graduação em Direito e Pedagogia e projetos de extensão universitária e pesquisa.[3]

História[editar | editar código-fonte]

O DEDC XV originou-se do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA), instituição criada através da Lei Estadual nº 6.676, de 10 de setembro de 1994, fruto de reivindicações de entidades e da sociedade civil que almejavam a implementação do ensino superior público na região. Oferecia apenas a graduação em Pedagogia inicialmente, passando a ofertar o bacharelado em Direito somente a partir de 2005.[2]

Referências

  1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Brasão do Departamento. Disponível em: <http://www.uneb.br/valenca/dedc/sobre/brasao-do-departamento/>. Acesso em: 3 nov. 2014.
  2. a b c d UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. História do campus. Disponível em: <http://www.uneb.br/valenca/dedc/sobre/historia-do-campus/>. Acesso em: 3 nov. 2014.
  3. a b c d UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. O departamento. Disponível em: <http://www.uneb.br/valenca/dedc/sobre/>. Acesso em: 3 nov. 2014.
  4. a b UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Diretores do campus. Disponível em: <http://www.uneb.br/valenca/dedc/sobre/diretores-do-campus/>. Acesso em: 4 nov. 2014.
  5. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS. Abruem: Associação Brasileira de Universidade Estaduais e Municipais. Disponível em: <http://www.abruem.org.br/filiadas>. Acesso em: 3 nov. 2014.
  6. CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Universidades associadas. Disponível em: <http://www.crub.org.br/universidades>. Acesso em: 3 nov. 2014.
  7. REDE NACIONAL DE EXTENSÃO. Instituições ligadas ao Forproex. Disponível em: <http://www.renex.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=29>. Acesso em: 3 nov. 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.