Dependência (educação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Este artigo é órfão, pois não contém artigos que apontem para ele.
Por favor, ajude criando ligações ou artigos relacionados a este tema.


Dependência é a situação em que um estudante, em geral do ensino superior, necessita frequentar as aulas de uma matéria num período posterior ao definido pelo currículo do curso por não ter conseguido fazer antes, ou por estar adiantando[1]. Ou também porque o aluno fez transferência e a instituição antiga não deu aulas dessas matérias.

Em geral, o estudante acaba tendo que ficar na escola com outra turma além daquela que está matriculado, para completar a carga horária exigida.

Normalmente, dependências não são aceitas durante o ensino fundamental, pelo fato de que nessa fase o currículo não é tão rigoroso. Neste caso, se o aluno for reprovado, ele repete de ano letivo ou recorre ao Conselho de Classe. Se fizer transferência, provavelmente fica dispensado da matéria[2].

Referências

  1. «Termo de consentimento e esclarecimento do aluno em dependência» (PDF). Consultado em 3 de julho de 2010. 
  2. Sandra M. Zákia Lian Sousa (1998). «Conselho de Classe: um ritual burocrático ou um espaço de avaliação coletiva?». Centro de Referência em Educação Mário Covas. Consultado em 3 de junho de 2010. 
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.