Dere Street

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dere Street ou Deere Street é uma designação moderna de uma estrada romana que corria ao norte de Eboraco (Iorque), cruzando o Stanegate em Corbridge (a Muralha de Adriano foi cruzada em Portgate, logo ao norte) e continuando além do que é hoje a Escócia mais tarde, até a Muralha de Antonino. Partes de sua rota são seguidas por estradas modernas, incluindo a A1, a estrada B6275 através de Piercebridge, onde Dere Street cruza o rio Tees, e a A68 a norte de Corbridge em Northumberland.

O nome romano da rota não é conhecido atualmente. Seu nome em inglês corresponde ao reino anglo-saxão pós-romano de Deira, por onde passa a primeira parte de seu percurso. Esse reino possivelmente recebeu o nome do rio Derwent, no Condado de Iorque. O termo "rua" deriva de seu sentido do inglês antigo (do em latim: via strata), que se referia a qualquer estrada pavimentada e não tinha nenhuma associação particular com vias urbanas.

"Watling Street"[editar | editar código-fonte]

O equivalente romano da Watling Street, a 2ª rota britânica do Itinerário Antonino, compartilhava a estrada principal da Dere Street entre Eboraco e Cataractônio (Catterick) antes de se ramificar para noroeste para se comunicar com Luguválio (Carlisle). Devido a isso, alguns trechos ou a totalidade da Dere Street às vezes são referenciados como "Watling Street", um nome que aparece na edição de 1885-1900 do mapa Ordnance Survey para a vila de Oxnam.[1] Uma pequena parte da antiga rota A68 a norte em Corbridge é chamada Watling Street.[2]

Referências

  1. Watling Street,OS One Inch, 1885-1900, National Library of Scotland
  2. Watling Street, Area Information for Watling Street, Corbridge, NE45 5AG