Saltar para o conteúdo

Desejo (minissérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desejo
Desejo (minissérie)
Informação geral
Formato minissérie
Gênero Drama
Criador(es) Gloria Perez
Elenco Tarcísio Meira
Vera Fischer
Guilherme Fontes
Marcos Winter
Marcos Palmeira
Cláudio Cavalcanti
Leonardo Villar
Nathália Timberg
Débora Evelyn
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 17
Produção
Diretor(es) Wolf Maya
Denise Saraceni
Tema de abertura "Desejo", Roger Henri
Exibição
Emissora original TV Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 27 de maio - 22 de junho de 1990
Cronologia
República
A, E, I, O... Urca

Desejo é uma minissérie brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 27 de maio a 22 de junho de 1990, em 17 capítulos, substituindo República e sendo substituída por A, E, I, O... Urca.

Escrita por Gloria Perez, com colaboração de Margareth Martins, teve direção de Wolf Maya e Denise Saraceni e direção geral de Wolf Maya.

Contou com Tarcísio Meira, Vera Fischer, Guilherme Fontes, Marcos Winter, Marcos Palmeira, Cláudio Cavalcanti, Leonardo Villar e Nathália Timberg nos papéis principais.

A trama contava, de forma romanceada, o episódio conhecido como "A Tragédia da Piedade", quando o escritor Euclides da Cunha foi morto por Dilermando de Assis, amante de sua mulher Ana Emília Ribeiro, indo a fundo no trabalho de pesquisa e reprodução da época (começo do século XX), com os antecedentes do fato ocorrido e, também, os desdobramentos do caso, que culminou na absolvição de Dilermando.

Produção e exibição

[editar | editar código-fonte]

A minissérie foi lançada com grande estardalhaço, a fim de combater o estrondoso sucesso de Pantanal na Rede Manchete. Para tanto, a emissora utilizou-se de um expediente mais comum na concorrência: lançou a série num domingo, a fim de não dividir as atenções com o capítulo de Pantanal da terça-feira para qual a minissérie estava anteriormente programada para estrear.

A minissérie também utilizou como locação a casa onde fora gravado o Sítio do Pica Pau Amarelo, localizada em um sítio em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, na Estrada Burle Marx, além de locações externas no Nova Friburgo Country Clube, em Nova Friburgo, na região serrana fluminense.

A também historiadora Glória Perez utilizou farto material de pesquisa, recompondo todos os passos de Euclides da Cunha na semana anterior à sua morte e estudando os artigos veiculados pela imprensa nos primeiros 15 dias depois da tragédia, para verificar que opinião pública se formara sobre o fato. Além disso, a autora teve acesso à correspondência entre Dilermando e Ana. Serviram como fontes de pesquisa para Glória Perez: os autos do Processo-Crime número 1909/1909 e os autos do Inventário do escritor Euclides da Cunha; a Tribuna do Advogado - edição da OAB/RJ; jornais da época depositados na Biblioteca Nacional; os livros Um Nome, Uma Vida, Uma Obra, Um Conselho de Guerra e A Tragédia da Piedade , todos de Dilermando de Assis; o livro Ana de Assis - História de um Trágico Amor de Judith Ribeiro de Assis e Jefferson de Andrade; o livro A Vida Dramática de Euclides da Cunha, de Eloi Pontes; o livro Euclides da Cunha de Silvio Rabello e o livro O Desastre Amoroso de Euclides da Cunha de Umberto Peregrino, conforme divulgado nos créditos finais da minissérie. A direção esteve a cargo de Wolf Maya, que também participou vivendo Evaristo de Moraes, o célebre advogado que defendeu Dilermando de Assis.

Participação especial

Foi reprisada pela primeira vez entre 04 de abril a 21 de abril de 1995, às 22h30 substituindo Anos Rebeldes.

Foi reprisada pela segunda vez entre 06 de outubro a 16 de outubro de 1998.

Foi reprisada pelo Canal Viva entre 2 de novembro e 24 de novembro de 2010, substituindo a minissérie Engraçadinha e sendo sucedida pela minissérie Chiquinha Gonzaga .

Foi novamente reprisada pelo Canal Viva entre 18 de julho e 9 de agosto de 2011, sendo substituída pela minissérie Agosto .

Outras Mídias

[editar | editar código-fonte]

Foi disponibilizada na íntegra no Globoplay em 6 de fevereiro de 2023.[1]

Referências

  1. «Destaques de fevereiro no Globoplay». Globo Imprensa. 31 de janeiro de 2023. Consultado em 31 de janeiro de 2023 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]