Desfile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antistub.png
Este artigo está em manutenção emergencial a fim de evitar uma futura eliminação. Ajude a corrigir imprecisões no texto e colocar fontes que atestem sua relevância. Se você se dispõe a melhorar este artigo e quer um tempo para fazê-lo clique aqui para inserir um tópico e evitar uma futura eliminação (não se esqueça de pôr título com wiki para o artigo).
Desfile das forças armadas do Brasil - 7 de setembro
Desfile da guarda no Palácio de Buckingham,Londres, 2005

Desfile, marcha, cortejo[1] , procissão ou parada é um evento comemorativo onde pessoas ou objetos móveis atravessam determinado caminho, sucedendo-se uns aos outros[1] de forma coordenada. Geralmente tal evento acontece em ruas abertas, podendo também ocorrer em espaços fechados, tais como estádios, sambódromos ou no Bumbódromo.

Entre os objetos utilizados nestes desfiles, frequentemente encontram-se balões, carros alegóricos e bandas marciais.

Terminologia[editar | editar código-fonte]

Embora sejam conceitualmente a mesma coisa, conforme a natureza da celebração, um ou outro termo pode ser preferencialmente utilizado. Enquanto o termo "desfile" é mais neutro, "marcha" geralmente possui algum caráter político, tal como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, enquanto o termo "procissão" é geralmente reservado para manifestações religiosas[2] , especialmente àquelas do Catolicismo. Ainda, parada é geralmente um termo utilizado para descrever cortejos de militares.[3]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.