Designer digital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Janeiro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Designer digital é um profissional que usa a criatividade e a técnica para desenvolver interfaces digitais interativas, atrativas e eficazes.

Essa especialização da área de design visual é necessária para atender as necessidades geradas pelo surgimento (e rápida evolução) da mídia digital. O profissional dessa área concilia os conhecimentos da programação visual - criatividade, senso estético, embasamento visual cultural, estudo da forma voltados aos variados tipos de suporte da mídia digital - com a técnica destinada ao uso das ferramentas adequadas do meio de produção digital para criar soluções para mídia digital e interativa. Por exemplo:

O mercado de trabalho para o designer digital está em plena expansão, em decorrência da rápida evolução das mídias digitais. As empresas do setor têm dificuldade para encontrar no mercado de trabalho os profissionais com qualificação para atuar nessa área. O profissional formado está capacitado para trabalhar com criação digital especializada e atuar em agência e produtora de mídia digital e interativa; emissora de televisão; produtora de cinema e animação; provedores de internet; empresas desenvolvedoras de games. Poderá também gerenciar projetos relacionados à área da comunicação digital em agência de publicidade e escritórios de design. Tais campos no mercado apontam para a necessidade de um profissional dotado de capacidade multidisciplinar para operar imagens, textos e seus potenciais relacionais de maneira criativa e amigável.

Algumas universidades já oferecem o curso de Design Digital com grande procura. Entre os mais conceituados, pelas notas dadas alcançadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE-MEC) e Comissão de Recredenciamento do MEC estão a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Centro Universitário Íbero-Americano (Anhanguera), o Unifieo e o Instituto Europeu de Design[carece de fontes?].

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • WAKERLY, John F. Digital Design: Principles and Practices Package
  • HALL, Stephen H., HALL, Garrett W. e MCCALL, James A. High-Speed Digital Systema Design: A Handbook of Interconnect Theory and Design Practices

Ver também[editar | editar código-fonte]