Despedida de Casado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Despedida de Casado
Despedida de Casado
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Criador(es) Walter George Durst
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Walter Avancini
Tema de abertura "Bandido Corazón", Ney Matogrosso
Exibição
Emissora original TV Globo
Transmissão original Cancelada pela Censura Federal
(3 de janeiro de 1977)

Despedida de Casado seria uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo. Seria escrita por Walter George Durst e dirigida por Walter Avancini.

Despedida de Casado originalmente estrearia em 3 de janeiro de 1977, substituindo Saramandaia. No entanto acabou sendo cancelada pela Censura Federal dias antes da estréia, em 24 de dezembro de 1976.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Dr. Laio é um psicanalista especializado em relacionamentos em crise, que desenvolve uma terapia com quatro casais completamente diferentes, tendo o desafio de fazê-los permanecer juntos e resolverem seus problemas conjugais.

Stela e Rafael são casados há apenas 10 anos, mas já enfrentam uma crise devido aos problemas familiares e a monotonia que o casamento virou.

Rejane é uma mulher possessiva que não consegue viver sem a dependência do marido, Odilon, que já saiu de casa e retornou diversas vezes por ainda gostar dela.

Lídia percebe que ficou parada no tempo como dona-de-casa, enquanto seu marido Roque realizou-se profissionalmente, tendo dificuldades para adaptar-se aos novos tempos.

Já Alaíde e Luizão foram descobrindo com o passar dos anos que não tem quase nada em comum e se tornaram quase estranhos dentro de casa, sendo que na terapia ela se interessa por Rafael e ele por Stela.

Produção[editar | editar código-fonte]

Para substituir Saramandaia no início de 1977, a Rede Globo enviou quatro sinopses para serem apreciadas pelo Governo Federal: O Casamento, Dona Flor e seus dois Maridos, A Vida como ela É, e A Vida Escrachada de Baby Stompanato. Destas, apenas O Casamento havia sido aprovada e teve o seu nome modificado para Despedida de Casado[1].

Com a liberação da novela pelo governo, as gravações se iniciaram, os capítulos foram sendo escritos e submetidos à aprovação. Posteriomente, a Globo começou a lançar as chamadas em sua programação. Porém no dia 24 de dezembro de 1976, dez dias antes da estreia, a Censura Federal proibiu a novela de ser veiculada[2]. Classificando a novela como "atentória a moral e aos bons costumes", os censores alegaram que o texto de Walter George Durst pregava a dissolução do casamento, o amor livre, a separação da família e as brigas entre gerações[2][3]

A novela foi censurada com cerca de 30 capítulos prontos. As cenas dos capítulos já gravados fizeram os censores voltar atrás e censurar a novela. Sem ter como reverter a decisão da Censura, a solução foi apresentar um compacto de O Bem-Amado a partir de 3 de janeiro de 1977, enquanto uma nova novela era produzida[2].

Após a censura da novela, o autor comentou sobre o caso:

A abertura com seu tema musical (Bandido Corazón, cantada por Ney Matogrosso) foi reaproveitada na abertura de Coquetel de Amor, a novela dentro de Espelho Mágico.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Cláudio Marzo Dr. Laio Alvarenga
Regina Duarte Estela de Castro
Antonio Fagundes Rafael de Castro
Maria Cláudia Alaíde Albuquerque
Carlos Eduardo Dolabella Luiz Albuquerque (Luizão)
Rosamaria Murtinho Rejane Garcia
Nélson Caruso Odilon Garcia
Maria Fernanda Lídia Vasconcellos
Felipe Wagner Roque Vasconcellos
Osmar Prado Cássio
José Augusto Branco Inácio
José Lewgoy Josafá
Marieta Severo Júlia
Carlos Gregório Valdir
Lauro Góes Flávio Vicente
Kátia D'Angelo Ana Isabel
Isabela Garcia Malu

Referências

  1. Fábio Costa (7 de fevereiro de 2022). «Despedida de Casado: há 45 anos, novela teve exibição proibida pela Censura». Observatório da TV. Consultado em 5 de junho de 2022 
  2. a b c d «Há 40 anos, o Regime Militar censurou novela por julgar que ela pregava a dissolução do casamento». UOL. 4 de janeiro de 2017. Consultado em 5 de junho de 2022 
  3. «'Despedida de casado', novela da TV Globo, é censurada pela ditadura em 1976». O Globo. 1 de dezembro de 2016. Consultado em 12 de dezembro de 2017