Detector Mario Schenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Detector Mario Schenberg é um detector esférico de ondas gravitacionais[1][2] que conta com uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Física da USP, do Inpe, da Universidade de Leiden, da Holanda, do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefetsp), da Universidade Bandeirante (Uniban) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).[3] Basicamente o detector consiste de uma massa de ressonância (esfera) e um conjunto de transdutores paramétricos, a fim de monitorizar os modos fundamentais de vibração. Quando acoplado à antena, o sistema transdutor-esfera funciona como um sistema massa-mola.[4] O nome do detector foi dado em homenagem ao físico brasileiro Mário Schenberg (1914-1990), ex-professor do Instituto de Física da USP.[5]

Ele foi o primeiro aparelho de toda a América Latina e começou a ser construído em 2000, como fruto do Projeto Gráviton. Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o projeto foi coordenado por Odylio Denys de Aguiar, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.[6]

Descrição[editar | editar código-fonte]

O detector consiste em um aparato cujo principal componente é uma esfera de cobre-alumíno de mais de uma tonelada, resfriada a poucos centésimos de grau acima do zero absoluto por meio de hélio líquido. Nessa temperatura, praticamente cessa toda a agitação atômica, possibilitando que as fraquíssimas ondas gravitacionais sejam observadas sem a indesejável interferência do "ruído térmico". O Detector destaca dos demais por ser esférico, ou seja, as ondas gravitacionais são detectadas pela "antena" do aparelho - uma grande esfera metálica de mais de uma tonelada, composta de cobre com 6% de alumínio.[7][8][9][10]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Gravitational Wave Detector \Mario Schenberg": Status of the Pro ject por O.D. Aguiar et al publicado pelo Brazilian Journal of Physics, vol. 32, no. 4, (2002)
  2. The Mario Schenberg Gravitational Wave Detector: A mathematical model for its quadrupolar oscilations por César A. Costa, Odylio D. Aguiar, Nadja S. Magalhães arXiv:gr-qc/0312035 (2003)
  3. Brasileiros querem abrir uma nova janela para o Universo publicado pela Agência Fapesp (2013)
  4. Development of superconducting Klystron cavity for the Mario Schenberg gravitational wave detector por Vincenzo Liccardo, Odylio Denys Aguiar e Enrique Klai de França arXiv:1511.05902v3 (2015)
  5. Brasileiros destacam-se em pesquisas sobre gravidade por Fábio de Castro, publicado pela Agência Fapesp (2009)
  6. Vestígios do Big Bang - Pesquisadores anunciam ter detectado pela primeira vez sinais do início da expansão do universo. Se confirmada, a descoberta prova a teoria cosmológica mais famosa e aceita no mundo. por Sofia Moutinho (17/03/2014)
  7. The cosmic ray veto system of the Mario Schenberg gravitational wave detector por C.F. Da Silva Costa et al Volume 752, 11 July 2014, Pages 65–70 - doi:10.1016/j.nima.2014.03.029 (2014)
  8. The Brazilian gravitational wave detector Mario Schenberg: status report por O D Aguiar - IOP Publishing Ltd • Classical and Quantum Gravity, Volume 23, No. 8 - (2006)
  9. The gravitational wave detector "Mario Schenberg": status of the project por Walter F. Velloso Jr.
  10. MORAES, M.S. (6–12 de novembro de 2006). «Para comprovar as ideias de Einstein». Jornal da USP. Consultado em 19 de setembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.