Gods and Generals (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Deuses e Generais (livro))
Gods and Generals
Autor(es) Jeff Shaara
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Gênero Romance histórico
Série Guerra Civil Americana #1
Linha temporal 1858 - 1863
Editora Ballantine Books
Lançamento 1996
Páginas 512
ISBN 0345404920
Cronologia
The Killer Angels

Gods and Generals[1] é um romance histórico que serve como prequela do trabalho vencedor do Prémio Pulitzer de Ficção em 1975 de Michael Shaara sobre a Batalha de Gettysburg, The Killer Angels. Escrito por Jeffrey Shaara após a morte de seu pai, em 1988, o romance relaciona eventos de 1858 a 1863 durante a Guerra Civil Americana, terminando assim que os dois exércitos marcham em direção a Gettysburg. Desde 1988, Jeff Shaara escreveu The Last Full Measure, que segue os eventos apresentados em The Killer Angels.

Em 2003, Gods and Generals foi adaptado para o cinema em um filme de mesmo nome por Ronald F. Maxwell e interpretado por Robert Duvall e Jeff Daniels. O filme compartilha a maior parte de seu elenco com Gettysburg, a adaptação cinematográfica de The Killer Angels.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Imitando a abordagem de seu pai para se concentrar nos mais importantes oficiais dos dois exércitos (General Robert E. Lee, General Winfield Scott Hancock, General Thomas J. "Stonewall" Jackson e Tenente-Coronel Joshua Chamberlain), Shaara descreve o drama emocional dos soldados que lutaram com velhos amigos ao mesmo tempo que detalha com precisão os detalhes históricos, incluindo movimentos de tropas, estratégias e situações de combate tático. O romance também trata da desilusão do General Lee com a burocracia confederada e o fervor religioso do General Jackson.

Além de cobrir os eventos que antecederam a guerra, o livro inclui a Primeira Bull Run, a Batalha de Williamsburg, a Segunda Bull Run, a Batalha de Antietam, a Batalha de Fredericksburg e a Batalha de Chancellorsville. A versão cinematográfica fornece apenas uma cobertura superficial de eventos imediatos de pré-guerra, focando principalmente em Jackson e na secessão do estado de Virginia, omitindo Antietam (incluído no Director's Cut), juntamente com Williamsburg e a Segunda Bull Run. Ele gasta uma quantidade considerável de tempo na Primeira Bull Run, que desempenha apenas um papel menor no livro.

Prémios[editar | editar código-fonte]

Em 1997, recebeu o Prêmio Literário W. Y. Boyd pela Excelência em Ficção Militar da American Library Association.[2]

Referências

  1. «Gods and Generals» (em inglês). Kirkus Reviews. 1 de Maio de 1996. Consultado em 3 de Novembro de 2017 
  2. «Boyd Award Recipients» (em inglês). ala.org. Consultado em 3 de Novembro de 2017 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gods and Generals (livro)