Diósgyőr-Vasgyári Testgyakorlók Köre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Diósgyőri VTK)
Ir para: navegação, pesquisa
Diósgyőr
Diosgyori VTK logo.png
Nome Diósgyőr-Vasgyári Testgyakorlók Köre
Alcunhas Diósgyőr
Diósgyőr VTK
DVTK
Fundação 06 de fevereiro de 1910 (107 anos)
Estádio DVTK Stadion
Capacidade 17.000
Localização Miskolc,  Hungria
Presidente Tamás Szabó
Treinador Balázs Bekő
Material (d)esportivo Estados Unidos Nike
Competição Campeonato Húngaro de Futebol
Website http://dvtk.eu/
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Diósgyőr-Vasgyári Testgyakorlók Köre, também conhecido como Diósgyőri VTK , DVTK ou Diósgyőri é um clube de futebol húngaro, situado em Miskolc, que disputa a primera divisão da Campeonato Húngaro de Futebol. O clube é um dos mais antigos e também é um dos que tem mais torcedores no país.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

Os preparativos para a criação de um clube desportivo da siderúrgica de Miskolc começou no final de 1909. Um professor chamado Vilmos Vanger e um comitê de cinco membros pediram ao diretor da indústria a aprovação para fundar um clube desportivo. Em 6 de fevereiro de 1910, o Diósgyőr-Vasgyári Testgyakorlók Köre foi fundado nas instalações da fábrica. O vermelho e o branco foram escolhidos como as cores do clube. Vilmos Vanger foi indicado como o primeiro presidente do clube, enquanto e o primeiro treinador do clube foi Gyula Molnár.

A fundação do clube foi aprovada pelo Ministério do Interior Húngaro, portanto, o clube poderia participar do Campeonato Húngaro, já em 1912. Em 1916 e 1918 o clube ganhou o campeonato do Norte-Húngaro, em 1940 o time disputou a primeira divisão húngara e ficou em sexto lugar do campeonato.

Anos de Ouro[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970 o clube venceu seus principais títulos, sobre a gerência do técnico húngaro Géza Szabó, ele venceu as duas Copas da Hungria (1976-77; 1979-80) que a equipe já venceu e terminou o campeonato da temporada (1978-79) na terceira colocação do campeonato, a melhor classificação do time até hoje, o time ainda foi vice campeão da Copa da Hungria quatro vezes (1942; 1965; 1980-81; 2013-14), além disso o time participou cinco vezes da Europa League.

Crise e Falência[editar | editar código-fonte]

A queda do comunismo na Hungria também afetou o clube como qualquer outro clube do país. Em 1992 o nome do clube foi transformado em Diósgyőri FC. Em 2000 o clube foi à falência e muitos jogadores deixaram o clube. Disógyőr foi capaz de terminar a temporada 1999-2000, mas o clube terminou o campeonato em 16º lugar.

Após a falência os fãs fundaram novamente o Diósgyőri VTK e alistou-o na Liga Húngara, o clube passou sua primeira temporada na sétima divisão. No entanto, graças a uma fusão com Borsod Volán o clube poderia jogar na terceira divisão na temporada 2000-01 do Campeonato Húngaro. O clube acabou não sendo promovido para a segunda divisão, sendo assim o Diósgyőr VTK juntou-se com o Bőcs , que havia acabado de ser promovido assim o clube jogou a segunda divisão na temporada 2001-02. Na segunda divisão os problemas financeiros também impediram o sucesso do time e o clube faliu novamente. No entanto, a Diósgyőri VTK 1910 Limited empresa foi fundada e mais tarde adquiriu o direito de jogar na segunda divisão. Em 2003-04 o clube foi promovido à primeira divisão da liga húngara mesmo com problemas financeiros.

Retorno a Elite[editar | editar código-fonte]

A equipe passou alguns anos na 2ª divisão, depois de muitos treinadores chegou ao clube Barnabás Tornyi que fez o clube subir novamente para primeira divisão na temporada 2004-05. As partidas mais importantes ​​foram ganhar o campeonato da segunda divisão e o último jogo do goleiro György Veréb, um dos maiores ídolos do clube.

O Diósgyőr VTK jogou seis temporadas consecutivas na primeira divisão do Campeonato Húngaro 2004-05, 2005-06, 2006-07, 2007-08, 2008-09, 2009-10. No entanto, as comemorações centenárias foram arruinadas pelo fato do clube ser rebaixado, apos terminar o em 16° lugar, o Diósgyőr venceu na temporada 2010-11 a segunda divisão do Campeonato Húngaro e foi promovido depois de passar apenas uma temporada na segunda liga.

Em 7 de Maio de 2014, Diósgyőr se classificou para a final da Copa da Hungria em 2013-14, depois de bater o Debrecen VSC por 2-0 em casa, o primeiro jogo foi ganhado pelo Debrecen VSC por 4-2. Diósgyőr perdeu para Újpest FC na final da Copa da Hungria em 2013-14, o time ainda venceu a Copa da Liga Húngara nessa mesma temporada.

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
4º Uniforme

Títulos e Honrarias[editar | editar código-fonte]

Estádio[editar | editar código-fonte]

Estádio do Diósgyőri, em Miskolc.

A casa do clube é o estádio multi-uso DVTK localizado em Miskolc, na Hungria. A capacidade máxima do estádio é de aproximadamente 17.000 espectadores.

Os primeiros jogos do clube, de 1911 a 1939, eram realizados perto da fábrica de aço de Diósgyőr. O estádio foi inaugurado em 25 de junho de 1939.

Em 1968 o estádio sofreu algumas expansões e a capacidade de torcedores dentro do estádio chegou a ser de aproximadamente 22.000 pessoas, o estádio foi então reaberto após renovações em 26 de Maio de 1968. Naquela época, era o maior estádio da Hungria fora de Budapeste, o recorde de público do estádio ocorreu no dia 27 de novembro de 1968, quando aproximadamente 35.000 pessoas viram uma partida entre o Diósgyőri VTK e o Ferencvárosi TC . Hoje sua capacidade é de apenas 17.000 torcedores, porque a diretoria do clube sempre fecha duas partes do estádio para separar os fãs da casa dos torcedores visitantes, por motivos de segurança, é atualmente o estádio mais moderno da Hungria Oriental, embora não esteja nos padrões dos grandes estádios da Europa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de HungriaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol húngaros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.