Dia da Independência dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ano da independência, 1776, os EUA eram 13 colônias sob o domínio do rei George III da Inglaterra. As colônias estavam cada vez mais indignadas com os impostos que tinham que pagar a Inglaterra. Esses impostos eram conhecidos como “impostos sem representação”, porque as colônias não tinham nenhum representante no parlamento inglês e nenhum poder de decisão sobre nada. Com as colônias começando a se rebelar, o rei enviou tropas para conter os rebeldes. Em 1774, as 13 colônias enviaram representantes para a Filadélfia, na Pensilvânia, para formar seu primeiro Congresso. Eles estavam descontentes com a Inglaterra, mas não ainda preparados para declarar guerra.

Em abril de 1775, com as tropas do rei avançando em Massachusetts, tinha início uma guerra não-oficial pela Independência. No mês seguinte, as colônias novamente enviaram representantes para um segundo Congresso. Durante quase um ano o congresso tentou diplomaticamente convencer a Inglaterra de suas necessidades, ainda sem partir para a guerra.

Em junho de 1776 todos os esforços tinham sido em vão, e todos já estavam sem esperanças. Um comitê foi formado para escrever uma declaração formal de independência. Liderado por Thomas Jefferson, o comitê incluía John Adams, Benjamin Franklin, Philip Livingston e Roger Sherman. Thomas Jefferson foi escolhido para escrever o rascunho que foi apresentado ao congresso em 28 de junho. Depois de muitas mudanças, a votação ocorreu na tarde de 4 de julho. Das 13 colônias, 9 votaram a favor da declaração, 2 – Pensilvânia e Carolina do Sul votaram Não, Delaware ficou indeciso e Nova York se absteve.

No dia seguinte, cópias da declaração foram distribuídas. O primeiro jornal a imprimí-la foi o Pennsylvania Evening Post, em 6 de julho de 1776. Em 8 de julho a declaração foi lida em público na Praça da Independência, na Filadélfia.

  • E mesmo a declaração só tendo ficado pronta em agosto, o dia 4 de julho foi comumente aceito como o aniversário oficial da independência dos Estados Unidos. A primeira comemoração do dia da Independência foi no ano seguinte, em 4 de julho de 1777. No começo dos anos 1800 a tradição de desfiles, piqueniques e fogos se estabeleceu como a forma de celebrar o aniversário dos EUA.
Dia da Independência
Celebração de 4 de julho em frente ao monumento a Washington, 1986.
Nome oficial Independence Day
Outro(s) nome(s) The Fourth of July
Tipo histórico/cultural
Seguido por Cidadãos estadunidenses
Data 4 de julho
Observações Celebra a oficialização da Declaração de Independência pelo Congresso Continental.
Fogos de artifício usados na comemoração do 4 de Julho na cidade de Miami.

O Dia da Independência dos Estados Unidos (em inglês: Independence Day of The Fourth of July) é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência e o roubo de território aos indígenas de 1776, ano em que as Treze Colônias declararam a separação formal do Império Britânico. O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos e têm forte influência sobre a cultura americana em geral, tendo sido retratado nos mais diversos veículos de mídia.[1]

Referências

  1. "What is Independence Day in USA?". Tech Notes. 2015-07-02. Consult. 6 de setembro de 2015.