Dia do Orgulho Nerd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que advoga o direito de toda pessoa ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorado em 25 de maio.

A data foi escolhida como para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 (ver Dia de Star Wars), mas divide o mesmo dia como dois outros "feriados" de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da "trilogia" O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams, e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o "Dia del Orgullo Friki"[1] , e se espalhou pelo mundo através da internet.

Origens[editar | editar código-fonte]

Tim McEachern organizou eventos não conectados chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek de 1998 a 2000, em um bar em Albany, Nova York, que às vezes são vistas como um prelúdio para o Dia do Orgulho Nerd. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção de mídia e tendo publicidade dada por alguns meios.[2] [3] [4] A maior concentração aconteceu em Madri, onde 300 nerds demonstraram seu orgulho com um pacman humano. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos nerds/geeks.

Comemorações de 2007[editar | editar código-fonte]

Em 2007 a celebração contou com mais ajuda de instituições oficiais (como o Circo Price, de Madri) e teve comemoração mais ampla por toda a Espanha. Atividades oficiais foram anunciadas no Pilar de la Horadada, Cádiz, Huesca, Calaf, Huelva, e Valência. Houve uma campanha Doação de Sangue Nerd. Entre outros atos, foi exibido o filme Gritos no corredor.

2008: O Dia do Orgulho Nerd chega aos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente na América, mais especificamente nos Estados Unidos, onde foi divulgado por numerosos bloggers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay. O matemático e autor John Derbyshire, vencedor do Prêmio Livro de Euler e blogueiro geek, anunciou[5] que apareceria na parada da Quinta Avenida em Manhattan, vestido de número 57, na ala dos números primos - o que fez alguns bloggers dizerem que iriam procurá-lo.

Propagação contínua[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o reconhecimento do dia tinha alcançado o Science Channel, com programação especial em 25 de Maio para celebra-lo, e eventos para comemorar o dia aconteceram em Ottawa, lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e um centro de pesquisa notável no Canadá. Em 2010 o festival se espalhou ainda mais, sendo levado a cidades tão diversas como Halifax, Nova Scotia; Budapest, Hungria; Tel Aviv, Israel; Timişoara, Roménia e San Diego, Califórnia.

Referências

  1. 25 de mayo: Día del Orgullo Friki - 20minutos.es. www.20minutos.es. Página visitada em 8 de maio de 2012.
  2. Salas, Javier. "Comecocos y mangas toman la calle: la revancha de los frikis", Telecinco, 2006-5-26. Página visitada em 2006-05-26.
  3. Perez, Javier. "Orgullo friki", El Mundo, 2006-5-26. Página visitada em 2005-05-26.
  4. Ramos, David. "25 de mayo: Día del Orgullo Friki", 20minutos, 2006-5-25. Página visitada em 2005-05-25.
  5. Hug a Geek - By John Derbyshire - The Corner - National Review Online. www.nationalreview.com. Página visitada em 8 de maio de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]