Dia do Profissional de Informática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Dia 19 de Outubro[editar | editar código-fonte]

Dia do Profissional da Informática[1] ou Tecnologia da Informação (TI) é comemorado no dia 19 de outubro, no Brasil. O Dia da Informática é celebrado no dia 15 de agosto.

Os profissionais que trabalham na área de Informática são pessoas importantes para as empresas e demais pessoas, pois são esses trabalhadores que nos mantém conectados e rodeados de tecnologia.

O profissional da Informática atua em diversas funções, sendo que é o responsável por uma boa interação entre usuários e computador, criação de softwares, criação de sites, suporte técnico, organização de banco de dados, configurações em redes de computadores, entre outros.

Existem muitos cursos técnicos e superiores para a área de informática. Dos cursos existentes atualmente, os dois que mais se destacam são a Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Origem do Dia do Profissional da Informática ou Tecnologia da Informação[editar | editar código-fonte]

O profissional da Informática é uma profissão recente, criada nos últimos 40 anos. Não há registro do motivo pelo qual o dia 19 de outubro foi escolhido como o dia desses profissionais, até porque é considerada apenas uma data comemorativa, e não oficial.

De todo o modo, a data comemorativa não é voltada para a comemoração em si, e sim para lembrar da importância do profissional da Informática exercida ao redor do mundo.

Regulamentação do Profissional da Informática ou Tecnologia da Informação[editar | editar código-fonte]

Desde 2007, há um projeto em discussão no Senado sobre a regulamentação da profissão. O projeto em questão aborda que, se entrar em vigor, os profissionais que exercerão atividades no setor de Tecnologia da Informação precisarão – de forma obrigatória – de registro no conselho regional de Informática, porém, para que o registro seja válido, a pessoa deve ter:

  • 5 anos de experiência comprovada para analista de sistemas.
  • 4 anos de experiência comprovada para técnico de informática.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por exemplo, expõe-se contra essa reserva de mercado de trabalho, enquanto que é a favor da liberdade do exercício da profissão, isto é, adquirir conhecimento técnico-científico e social de qualidade em um curso superior, que compreende a competência profissional como diferencial. 

Cuidado para não confundir com o Dia do Programador um feriado oficial na Rússia.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre datas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.