Diagrama de bloco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Diagrama de Bloco)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde dezembro de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

O diagrama de função de bloco, ou do inglês, Function Block Diagram (FDB) é uma linguagem gráfica utilizada em controladores lógicos programáveis. Esta linguagem é descrita por blocos elementares de funções, onde as entradas e saídas são conectadas no bloco por linhas de conexão.

Além disso, é uma das cinco linguagens de lógica ou controle suportadas pelo padrão IEC 61131-3 para um sistema de controle, como um CLP ou um sistema distribuído de controle. As outras linguagens são ladder, texto estruturado, lista de instruções, e gráfico de funções sequenciais.

Também é conhecido por ser uma linguagem gráfica na qual os elementos são interligados de forma semelhante a circuitos elétricos. Permite ao usuário tanto utilizar blocos pré-programados, como por exemplo contadores, temporizadores e lógicas booleanas, quanto criar seus próprios blocos da maneira que lhe for conveniente (encapsulamento). Estes blocos criados podem ser programados em outras linguagens, e os softwares de desenvolvimento geralmente contam com bibliotecas de funções FBD, o que faz com que a linguagem seja extremamente flexível e recomendada.

Principais blocos de funções:

  • Blocos biestáveis - Set\Reset;
  • Bloco detector de borda;
  • Bloco CTU - contador decrescente;
  • Bloco TON - temporizador na energização;
  • Bloco TOF - temporizador na desenergização;
  • Bloco MOV - Movimento de valores;
  • Bloco PID - Algoritmo de controle;

Durante a programação, devem ser definidos os parâmetros de entrada e saída e o tipo de bloco utilizado. Vale ressaltar que tanto o bloco quanto as variáveis de saída podem ser chamados em qualquer momento durante a execução do programa.

Temos diferentes tipos de blocos, como por exemplos o biestáveis, ontem temos variáveis de entrada, sejam elas booleanas, inteiros ou outro tipo, e como saída, temos uma booleana, permitindo ou não a passagem do sinal.

Citamos algumas linguagens mais comuns de se ver em blocos, como Ladder, ST, IL e outros, porém há também casos específicos onde temos que fazer a utilização de outras linguagens de programação, como C, para criar blocos para tal execução.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.