Diane Venora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde julho de 2009).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Diane Venora (Hartford, Connecticut, 10 de Agosto de 1952) é uma atriz americana.

Venora deixou Hartford para uma bolsa integral na prestigiada Juilliard School of Drama. Após graduar em Julliard, ela realizou amplamente no palco. Ela é uma atriz talentosa no palco, brilhando especialmente em peças de Shakespeare. Em 1983, ela estrelou no Joseph Papp da produção de Hamlet no New York Shakespeare Festival, no papel principal. Em 1988, a crítica elogiou o desempenho em Clint Eastwood's biográfica grande característica do jazz Charlie Parker, Bird, em frente Forest Whitaker, ela ganhou um Globo de ouro em nomeação do New York Film Critics Award como Chan Parker, esposa do saxofonista Charlie Parker. Esses papéis fez seu famoso crítico.

Ela era casada com cineasta Andrzej Bartkowiak, porém mais tarde eles se divorciaram. Após o divórcio, ela vivia em Nova York com a filha Madzia, viajava frequentemente para o trabalho. Ela saiu do show business quando sua filha Madzia estava com 8 anos, para passar mais tempo com sua filha. Durante a 7 anos, Venora, que nunca se tinha contraído, permaneceu perto de casa, ensinando as crianças desfavorecidas.

Em 1995, ela estrelou com Al Pacino e Robert De Niro no filme Fogo contra Fogo, ganhando renome de audiências e críticos por sua memorável personagem a forte e inteligente Justine Hanna, capturados no vórtice de um agitada casamento. Esse desempenho, deu o papel como a mãe de Juliet em William Shakespeare no filme Romeo e Juliet, foram-lhe pouco provável cartões telefônicos para a ação, impressionando os diretores das duas O Chacal e comedores dos Mortos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

  • 1970

Diane Venora nasceu em East Hartford, Connecticut, a filha de Marie e Robert Venora, que possuíam um estabelecimento de limpeza. Deixou Connecticut para uma bolsa na Juilliard School. Após a formatura, ela realizou-se amplamente nos palcos.

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.