Dice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Dice (desambiguação).
Dice
Uma das Horas, personificação da Justiça

Pintura do teto do Palácio da Paz (Haia), representando
Têmis e as Horas (Eunomia, Dice e Irene)
Pais Zeus e Têmis
Filho(s) Hesíquia [1]
Romano equivalente Justiça

Dice (em grego clássico: Δίκη; romaniz.:Dike), na mitologia grega, é a personificação da justiça e corresponde, na mitologia romana, à Iustitia, vingadora das violações da lei. [2]

Assim como Eunomia e Irene, Dice era uma das Horas, filhas de Zeus e Têmis. Dice vigiava os atos dos homens e queixava-se a Zeus, quando um juiz violava a justiça; não só procurava punir a injustiça como também de recompensar a virtude.[3] Era a mãe Hesíquia, a tranquilidade da consciência. [4]

Com a mão direita, levava uma espada (simbolizando a força, elemento considerado inseparável do direito) e, na mão esquerda, segurava uma balança de pratos (representando a igualdade buscada pelo direito), sem que o fiel estivesse equilibrado, na horizontal, pois o fiel só fica perfeitamente equilibrado após a realização da justiça ou da isonomia (do gregoantigo ἴσος, isos: 'igual' + νόμος, nómos: 'o que cabe por partição'). Note-se que, nesta acepção, para os antigos gregos, o justo (aquilo que é de direito) era identificado com o igual[5].

Dice é representada descalça e com os olhos bem abertos (metaforizando a sua busca pela verdade), enquanto a Iustitia romana era representada de olhos vendados, empunhando uma espada e uma balança.

Referências

  1. (em inglês) Hesychia. Theoi Project.
  2. Hesíodo, Teogonia, 901.
  3. Ésquilo, Agamenon, 763s.
  4. (em inglês) Dike. Theoi Project.
  5. Jeffrey M. Hurwit, "Narrative Resonance in the East Pediment of the Temple of Zeus at Olympia". The Art Bulletin 69.1 (março de 1987:6-15).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) Dike. Theoi Project.


Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.