Dick Dastardly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dick Vigarista)
Ir para: navegação, pesquisa
Dick Dastardly
Personagem de Wacky Races
Nome completo Richard Milhous Dastardly
Outro(s) nome(s) Dick Vigarista (em português)
Ocupação Corredor
Afiliações Esquadrilha Abutre
Amigo(s) Muttley
Criado por William Hanna
Joseph Barbera
Dublagem Brasil Domício Costa
Primeira aparição Wacky Races (setembro de 1968)
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Richard "Dick" Milhous Dastardly (em português chamado de Dick Vigarista), é um personagem fictício e vilão que surgiu em várias séries de desenhos animados de Hanna-Barbera. As mais famosas aparições do personagem principal são na série Wacky Races; sua primeira aparição; e no spin-off desta, Dastardly and Muttley in Their Flying Machines.

Ele é essencialmente uma caricatura do ator inglês Terry-Thomas, e inspirado no personagem Professor Fate (interpretado por Jack Lemmon) no filme The Great Race (A Corrida do Século). É uma paródia de vilão, possui uma iconografia típica do estereótipo do "vilão": alto e magro, com um sorriso diabólico e um bigode fino, sempre vestido com roupas escuras. Está sempre acompanhado de seu amigo Muttley.

Dick Vigarista era conhecido por ser o vilão da história, sempre tentando ganhar a Corrida Maluca com trapaças, porém, acabava sempre se dando mal, e terminando as corridas em último. Inúmeras vezes Dick Vigarista, liderando a corrida após realizar suas trapaças, acabava com seu carro parado a poucos centímetros da linha final, e logo após todos o ultrapassavam, deixando-o em último.

Por outro lado, em Dastardly and Muttley in Their Flying Machines, Dick não é retratado como mau ou desonesto, mas sim, como aparentemente regenerado, sendo respeitado e suas ordens obedecidas pelos outros aviadores, que muito o estimam, ainda que se mostre, na maioria das vezes, rabugento e sarcástico.

O nome "Dick Vigarista" é um dos apelidos dos pilotos de Fórmula 1 Michael Schumacher e Fernando Alonso, não só pelo tipo de rosto como nas atitudes pouco éticas tanto do piloto alemão sete vezes campeão do mundo como o espanhol na categoria.[1]

Referências

  1. Rafael Lopes (23 de dezembro de 2009). «Lances polêmicos marcam carreira de Michael Schumacher na Fórmula 1» (html). globoesporte.com.  Parâmetro desconhecido |acessoano= ignorado (|acessodata=) (Ajuda); Parâmetro desconhecido |acessomesdia= ignorado (|acessodata=) (Ajuda)

Ver também[editar | editar código-fonte]