Diego de Alvarado Huanitzin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Huanitzin
Tenochtitlan Glyph ZP.svg
15º Tlatoani de Tenochtitlan
Reinado 15381541
predecessor Pablo Xochiquentzin
sucessor Diego de San Francisco Tehuetzquititzin
Nome completo
Diego de Alvarado Huanitzin
  Tenochtitlan
Morte 1541
  Tenochtitlan
Pai Tezozomoctli Acolnahuacatl
Mãe Francisca de Moctezuma


Diego de Alvarado Huanitzin (falecido em 1541) foi o 15º Tlatoani de Tenochtitlán.

Vida[editar | editar código-fonte]

Huanitzin era um nobre Asteca do século XVI. Era neto de Axayacatl e sobrinho de Moctezuma II. Inicialmente era tlatoani de Ecatepec antes de se tornar tlatoani de Tenochtitlan, bem como seu primeiro governador sob o sistema colonial espanhol [1].

Ele foi nomeado Tlatoani de Ecatepec por Moctezuma, em 1520 após a morte do ex-tlatoani Chimalpilli [1]. Depois da queda de Tenochtitlan, foi um dos cinco chefes astecas mantidos sob cativeiro por Hernán Cortés, (os outros foram: Cuauhtemoc, Tlacotzin, Oquiztzin e Motelchiuh). Eles foram torturados e tiveram seus pés queimados para revelar onde estaria localizado o tesouro asteca.

Huanitzin foi batizado com o nome cristão de Diego, e recebeu o nome de Alvarado de seu padrinho. Cortés levou Huanitzin com muitos outros líderes indígenas em sua viagem a Honduras. Foi salvo da execução na qual enforcaram Cuauhtemoc , Tetlepanquetzatzin, tlatoani de Tlacopan e Cohuanacochtzin. Após o retorno de Cortés, Huanitzin foi libertado e voltou a exercer seu cargo de Tlatoani em Ecatepec, onde governou por mais 14 anos.

Com a constituição do Ayuntamiento de San Juan Tenochtitlan pelo governo espanhol em 1538, passa a ser o primeiro governador de Tenochtitlan, por Antonio de Mendoza, o primeiro vice-rei da Nova Espanha. Tenochtitlan não tinha um governo oficial há quase um ano, desde que Xochiquentzin veio a falecer [1].

Huanitzin morreu em 1541. Seus filhos foram Juana de Alvarado, que foi casada com Huehue Totoquihuaztli, regente de Tlacopan, Cristobal de Guzman Cecetzin , que mais tarde tornou-se governador de Tenochtitlan, Hernando de Alvarado Tezozómoc, um intérprete conhecido por sua obra Chronicle Mexicayotl, e Isabella, que se casou com Antonio Valeriano, outro governador de Tenochtitlan [2].



Precedido por
Xochiquentzin
Tenochtitlan Glyph ZP.svg 15º Tlatoani de Tenochtitlan
15381541
Sucedido por
Tehuetzquititzin
Precedido por
Ninguém
Governador de Tenochtitlan
15381541
Sucedido por
Tehuetzquititzin
Precedido por
Chimalpilli II
Tlatoani de Ecatepec
15201538
Sucedido por
'

Referências

  1. a b c David Patrick Cahill, New World, First Nations: Native Peoples of Mesoamerica and the Andes Under Colonial Rule (em inglês) Sussex Academic Press, 2006 p. 31 nota 45 ISBN 9781903900635
  2. Martín Borboa, Itzcóatl, emperador mexica (em espanhol) Plaza y Valdes, 1997 pp. 78-79 ISBN 9789688565353