Diferença de idade nas relações sexuais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

A diferença de idade nas relações sexuais é uma caraterística comum nas relações de casal, tanto sentimentais quanto sexuais. A aceitação social sobre a diferença de idade e o conceito sobre o que é considerado uma diferença de idade significativa tem variado com o tempo[1] e varia segundo as culturas[2] e os diversos sistemas jurídicos[3] e éticos. Muitas vezes depende de atitudes diferentes para a percepção das diferenças sociais e econômicas entre os grupos de idade e às vezes do facto da relação ser parte ou não de uma união espiritual ou jurídica.

A maioria das mulheres se interessam por homens da mesma idade ou mais velhos do que elas. Ao contrário, a maioria dos homens se interessam por mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Isso significa que homens na adolescência se interessam por mulheres mais velhas do que eles.[4]

Tipos de disparidade[editar | editar código-fonte]

Há diversos tipos de relações ou de tendências sexuais que podem implicar uma diferença significativa de idade. Eles podem ser classificados com diversos nomes, segundo a idade do objeto sexual de desejo:

  • Efebofilia: Atração sexual para adolescentes; também chamada de hebefilia.
  • Gerontofilia: Atração sexual para pessoas idosas ou com idade madura.
  • Pedofilia:[5][6] Atração sexual para crianças prepubescentes ou no início da puberdade.
  • Infantofilia: Atração sexual para crianças pequenas.