Difusão celular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Difusão Celular é um serviço disponibilizado por inúmeras operadoras de telecomunicações móveis, baseado numa tecnologia que permite que mensagens possam ser difundidas a todos os equipamentos móveis e dispositivos semelhantes dentro de uma área geográfica designada.

A Difusão Celular permite que as mensagens possam ser comunicadas a vários telemóveis que estão localizados dentro de uma determinada área de cobertura da rede, na altura que a mensagem é emitida.

Através do acesso aos diversos canais do serviço podem obter-se informações úteis como: nome da localidade, trânsito local, informação meteorológica, as farmácias de serviço, os hospitais mais próximos, promoções da operadora, publicidade, entre outras.

Alertas de aviso público usando o recurso Cell Broadcast incorporado no Android 8

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a Telecel foi a primeira operadora de telecomunicações móveis a explorar as potencialidades da rede GSM com a emissão das mensagens de difusão celular. Mais tarde, para associar a um dos seus pacotes de descontos de chamadas, a TMN seguiu-lhe o exemplo criando, no entanto, apenas um canal de informação. A Optimus ainda recorreu à activação temporária do serviço aquando dos Jogos do 'Euro 2000', mas depressa desistiu do uso desta tecnologia.

Nos últimos anos, com a mudança da Telecel para a Vodafone, a nova empresa decidiu desactivar a maior parte dos canais de informação da difusão celular, alegando que as novas tecnologias utilizadas na rede substituiam as vantagens dos canais da difusão celular. Hoje, sabe-se que além de não substituirem, o objectivo era simplesmente passar a cobrar aos clientes a informação difundida na rede.

Seguem as listas dos canais informativos que as operadoras portuguesas emitiram:

Lista de canais da Vodafone[1]:

  • Canal 01 - Índice dos canais
  • Canal 13 - Jogos (Totoloto e Totobola)
  • Canal 14 - Desporto
  • Canal 15 - Notícias
  • Canal 20 - Hospitais
  • Canal 21 - Serviços de Aconselhamento e Apoio
  • Canal 24 - Farmácias de Serviço
  • Canal 34 - Táxis
  • Canal 36 - Gasolina (24 Horas)
  • Canal 40 - Meteorologia
  • Canal 44 - Turismo de Habitação
  • Canal 50 - Informação da Célula (Cidades)

Lista de canais da MEO:

  • Canal 50 - Informação da Célula (Região)

Com o serviço meo Regional, tem 50% de desconto nas chamadas realizadas do seu telemóvel meo para a rede PT Comunicações da região onde se encontra.

A região para a qual terá desconto, é definida de acordo com os indicativos PT e estará identificada no visor do seu telemóvel.

Por exemplo, se estiver em Lisboa e ligar do seu telemóvel para um número da rede PT de Lisboa (21), terá 50% de desconto nessa chamada. O mesmo acontece se estiver em Coimbra e fizer uma chamada para a rede PT de Coimbra (239). Já se estiver no Grande Porto, poderá efectuar chamadas com 50% de desconto para a rede fixa PT do Porto (22), Vila Nova de Famalicão (252), Penafiel (255) e São João da Madeira (256).

Lista de canais da NOS:

  • Canal 50 - Golos dos Jogos do 'Euro 2000'

A NOS lança o serviço de difusão celular passando a disponibilizar um conjunto de informações sobre o Euro 2000, que permitem acompanhar, através do telemóvel, o desenrolar do campeonato de futebol. Este serviço permite seguir a evolução dos jogos em tempo real, através de uma permanente actualização dos resultados. A informação disponível também se estende à classificação das diversas equipas, incluindo pontuação, número de jogos realizados, empates, vitórias, derrotas e golos marcados e sofridos, para além das principais notícias relativas à selecção nacional.


Na Roménia, por exemplo, foi criado um serviço com base nesta tecnologia (Serviço 'Bússola') em que é emitido o nome do local onde o cliente se encontra – e que pode ser um monumento, o nome de um bairro, ou outra informação mais específica.


No mundo[editar | editar código-fonte]

A Difusão Celular é uma tecnologia que tem sido muito explorada em diversos países do mundo, mantendo-se activa em Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Israel, África do Sul, Roménia, Índia, China, entre outros países. Em alguns casos, é bastante extensa a lista de canais activos, sendo o serviço muito utilizado para informar o nome das localidades onde a pessoa se encontra e também para publicitar inúmeras cadeias de comércio local.


Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Serviço de Difusão Celular da Telecel divulga Previsão Meteorológica». Vodafone - Press Releases. Consultado em 25 de janeiro de 2018.