Difusora FM (São Luís)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Difusora FM
{{{alt}}}
Rádio & TV Difusora do Maranhão Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) FM 94.3 MHz
Sede Bandeira de São Luís.svg São Luís, MA
Avenida Camboa, 120 - Camboa
Slogan Sempre em primeiro lugar
Fundação 22 de agosto de 1979 (38 anos)
Fundador Magno Bacelar
Pertence a Sistema Difusora de Comunicação
Proprietário(s) Edison Lobão Filho
Antigo(s) proprietário(s) Magno Bacelar (1979-1987)
Epitácio Cafeteira (1987-1990)
Formato Emissora comercial
Gênero Entretenimento e Música
Faixa etária Todas as idades
Idioma (português brasileiro)
Prefixo ZYC 620
Emissoras irmãs
Cobertura Grande São Luís e áreas próximas
Coord. do transmissor 2° 31' 27.3" S 44° 17' 28.1" O
Potência 10 kW
Classe A4
RDS Sim
Webcast Ouça ao vivo
Página oficial difusora94fm.com.br

Rádio Difusora FM é uma emissora de rádio brasileira sediada em São Luís, capital do estado do Maranhão. Opera no dial FM, na frequência 94.3 MHz, e não mantém afiliações. A emissora pertence ao Sistema Difusora de Comunicação, de propriedade do senador Edison Lobão Filho, o Edinho Lobão. A emissora atende ao gênero musical, tocando os mais variados ritmos populares da região, do país e do mundo, atuais ou de décadas passadas, mantendo assim a audiência dos mais variados tipos de público. Fundada em 1979, foi a primeira emissora de Rádio FM do Maranhão.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Difusora FM entrou no ar em 22 de agosto[1] de 1979,[2] tornando-se a primeira emissora de rádio FM do Maranhão.[2]

Na época, já existiam os primeiros receptores que incluíam AM, FM e OC à venda e só existiam as rádios AMs na cidade de São Luís para maior parte do Maranhão: Educadora (560 kHz) Difusora (680 kHz), Ribamar (1180 kHz), Timbira (1290 kHz) e Gurupi (1340 kHz).

Em 1987 foi vendida junto com todo Sistema Difusora de Comunicação ao político Epitácio Cafeteira, que por problemas financeiros e entre os sócios foi vendida em 1990 para ex-jornalista e político Edison Lobão.

Durante a década de 1990, a maior audiência é o programa Sucessos da Manhã, apresentado pelo Léo Felipe.

Em 1997, pela primeira vez em 18 anos, a emissora perdeu a primeira posição de audiência para maior concorrente Cidade FM, mas dois anos antes, já apresentava queda de audiência, passando para vice-liderança. Perdeu a vice-liderança e passou para terceira posição, graças à São Luís FM (na época afiliada à Rede SomZoom Sat).

Apesar da queda da audiência, em propagandas nos intervalos insistia que estava no 1º lugar, o que fez ainda afastar ouvintes, por considerar que a emissora fazia propaganda enganosa, apesar do IBOPE comprovar crescimento das concorrentes Cidade, São Luís e até a Mirante que passou tocar música maranhense que ganhava sucesso por Brasil inteiro.

Entre 1998 a 2002, com aparecimento de novas rádios (até 1998 eram seis) perdeu muita audiência, chegando a ficar na quarta posição.

Depois de 2003, coincidindo com saída de diversos locutores (alguns desde os anos 80) para outras rádios, a programação foi modificada, para competir contra Mirante, Cidade, Mais FM e São Luís FM.

Em 2016, ano eleitoral, passou a ser dirigida pelo jornalista Marcelo Minard, em substituição a Paulinha Lobão, então diretora-artística e apresentadora da rádio. Ela deixou o programa que apresentava, o Happy Hour, em dezembro daquele ano e Marcelo tornou-se âncora do programa de comentários políticos Ponto e Vírgula, ao lado dos jornalistas Paulo Negrão e Leandro Miranda.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Graças a potência do seu transmissor, da marca LVS com 25.000 Watts,[1] a penetração da Difusora FM é de aproximadamente 150 km de raio de alcance, além de atingir Grande são Luís e arredores, atinge todo norte e centro, parte do oeste e leste do Maranhão.[2] As ondas da atingem as cidades próximas ou longe de São Luís, estimando-se uma cobertura de área com aproximadamente 2.500.000 habitantes.[1]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.