Escavadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Diggers)
Ir para: navegação, pesquisa
Estampa xilográfica de um documento sobre escavadores por William Everard

Os Escavadores (em inglês: Diggers), autodeclarados Verdadeiros Niveladores (em inglês: true levellers), foram um grupo de radicais protestantes do Inglaterra liderado por Gerrard Winstanley. Eram formados por 50 homens que reuniram-se na Colina de São Jorge perto de Oatlands, em Surrey. Em abril de 1649, tomaram posse de algumas terras desocupadas que usaram para cultivar. Logo foram dispersados e seus líderes presos e levados diante de Tomás Fairfax, momento que usaram para denunciar os proprietários.[1]

O historiador Christopher Hill faz a seguinte observação a respeito do líder escavador:

Winstanley estava elaborando uma teoria coletivista que antecipa o socialismo e o comunismo dos séculos XIX e XX (...) Winstanley compreendeu o aspecto crucial do pensamento político moderno: que o poder do Estado está relacionado ao sistema de propriedade e ao corpo de ideias que sustenta esse sistema. Também é moderno ao querer uma revolução que substituiria a competição pelo interesse na comunidade, insistindo em que a liberdade política é impossível sem igualdade econômica.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hill, Christopher (1987). O Mundo de Ponta-Cabeça. São Paulo: Cia das Letras 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • www.diggers.org – Página com informações sobre o movimento "Digger" de São Francisco da década de 1960. Contém a história dos Diggers ingleses do século XVII. (em inglês)