Dilong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dilong
Intervalo temporal: Cretáceo Inferior
126 Ma
Dilong paradoxus cast.jpg
Classificação científica edit
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Clado: Pantyrannosauria
Gênero: Dilong
Xu et al., 2004
Espécies:
D. paradoxus
Nome binomial
Dilong paradoxus
Xu et al., 2004
Reconstrução de um Dilong

Dilong ("Dragão imperador") foi um gênero de Dinossauro Tiranossaurídeo que viveu na China no início do Cretáceo (há aproximadamente 130 milhões de anos).

O paleontólogo Xu Xing e os seus colegas da Academia de Ciências de China em Pequim, encontraram os restos na Formação de Yixian. Ele é um um dos tiranossauros primitivos com maior preservação esquelética.[1]

O mais surpreendente no fóssil de Dilong é que apresentava uma cobertura corporal de protoplumas.

Outras características de Dilong são as três garras nas mãos, o crânio alargado e os dentes em fila. Foi uma espécie pequena: media apenas 1,5 a 1,6 metros de de comprimento e pesava de 9 a 22 kg.[1][2] Pensa-se que representa um estado primitivo da evolução dos tiranossauróides, que depois depois de 70 milhões de anos de evolução, chegou a ser o Tyrannosaurus rex, bem como também o seu parente asiático Tarbosaurus.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome genérico Dilong do chinês: (帝) = "emperador" e lóng () = "dragão". O nome da única espécie descrita D. paradoxus, significa paradoxo em latim por causa do seu tamanho pequeno e da presença de protoplumas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Holtz, Thomas R. Jr. (2012) Dinosaurs: The Most Complete, Up-to-Date Encyclopedia for Dinosaur Lovers of All Ages, Winter 2011 Appendix.
  2. Supplementary Information to Dinosaurs: The Most Complete, Up-to-Date Encyclopedia for Dinosaur Lovers of All Ages by Thomas R. Holtz, Jr., illustrations by Luis Rey https://www.geol.umd.edu/~tholtz/dinoappendix/appendix.html

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Xu, X., Norell, M. A., Kuang, X., Wang, X., Zhao, Q., Jia, C. Basal tyrannosauroids from China and evidence for protofeathers in tyrannosauroids. Nature (2004) vol. 431, pags. 680-684.
  • «Versão na Internet do anterior artigo» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.