Dinâmica newtoniana modificada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

MOND

Em física, a dinâmica newtoniana modificada, ou MOND, refere-se a uma teoria que propõe uma modificação na Segunda Lei de Newton para explicar o problema da velocidade de rotação de galáxias como alternativa à matéria escura. Quando observada pela primeira vez, a velocidade de rotação das galáxias era uniforme e independente da distância ao centro de rotação, foi um acontecimento inesperado, pois tanto a teoria newtoniana e a relatividade geral sugere que a velocidade de rotação deve diminuir com a distância. Por exemplo, no sistema solar, os planetas orbitando a uma distância menor têm velocidades superiores aos mais distantes.

O modelo MOND explica com sucesso as curvas de rotação observada, a introdução de uma hipótese ad hoc : que a força sobre uma partícula não é proporcional à aceleração para valores muito pequenos de aceleração. A pouca motivação independente desta teoria, não tem amplo apoio dentro da comunidade científica, que prefere uma explicação alternativa baseada na matéria escura.

A " teoria " MOND foi proposta por Mordehai Milgrom, em 1981, para modelar a velocidade de rotação uniforme observada nas galáxias. Sua reivindicação principal era que a expressão da segunda lei de Newton (F = ma) deve ser substituída por uma expressão mais geral do tipo:

Falhou a verificação gramatical (erro de sintaxe): {\displaystyle '"`UNIQ--math-00000001-QINU`"'}

onde é uma nova constante física que deve ser ajustada experimentalmente e é uma função com as seguintes propriedades assintóticas:

Falhou a verificação gramatical (erro de sintaxe): {\displaystyle '"`UNIQ--math-00000005-QINU`"'}

Recepção[editar | editar código-fonte]

A assim chamada anomalia Pioneer é uma anomalia observada no movimento da nave espacial, cuja explicação parece que exigir uma " nova física ". Até agora esse fenômeno não recebeu nenhuma explicação da comunidade científica. No entanto, a revista russa C News (2005) apresentou MOND e SEC proposto por C. Johan Masreliez, como as duas hipóteses mais promissoras. Há também uma versão relativista da MOND, desenvolvido por Jacob Bekenstein. MOND era até agora considerada como uma teoria marginal pela comunidade astrofísica, mas pesquisas recentes sugerem que ele tem uma melhor ajuste no comportamento energético matéria/energia do que outras teorias anteriores.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]