Dio Padre Misericordioso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja do Jubileu
Dio Padre Misericordioso
Vista da igreja
Arquiteto Richard Meier
Início da construção 1998
Fim da construção 2003
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Ano de consagração 2003
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Local Tor Tre Teste
Coordenadas 41° 52' 57" N 12° 35' 08" E

Dio Padre Misericordioso, amplamente conhecida como Igreja do Jubileu, é uma igreja titular e um centro comunitário em Tor Tre Teste, no quartiere Alessandrino de Roma. De acordo com o arquiteto Richard Meier, seu arquiteto, ela é a "joia da coroa do projeto Millennium do Vicariato di Roma".[1] Ela serve aos oito mil residentes da região e foi projetada para reanimar socialmente Tor Tre Teste. A construção começou em 1998 e terminou em 2003.

Meier foi escolhido como arquiteto depois de vencer uma competição que contou com a participação de famosos arquitetos como Frank Gehry, Santiago Calatrava e Tadao Ando em 1996.[2]

O cardeal-diácono protetor da diaconia de Deus Pai misericordioso é Crescenzio Sepe.

O local[editar | editar código-fonte]

O local da igreja está dividido em quatro partes: primeiro, a porção edificada, incluindo a igreja e o centro comunitário; segundo, o terraço no lado nordeste; terceiro, uma praça de recreação a noroeste e, finalmente, um estacionamento no lado oeste.

Projeto e construção[editar | editar código-fonte]

A fachada sul da igreja é composta por três grandes paredes curvas — segmentos de uma esfera — de concreto pré-moldado. Meier alega ter projetado a igreja para minimizar picos de temperatura no interior: a grande massa termal das paredes de concreto controlam o ganho calorífico do interior, diminuindo as variações termais e supostamente resultando num uso mais eficiente de energia. As paredes contém ainda dióxido de titânio para manter a cor branca no exterior. Enrico Borgarello, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Italcementi, a companhia que desenvolveu o cimento, alega que ele ajuda a eliminar os resíduos da poluição do ar. Segundo ele:

Quando o dióxido de titânio absorve os raios ultravioleta, ele se torna muito reativo, quebrando os poluentes que entram em contato com o concreto em partes menores. Ele é particularmente bom para remover os venenosos gases que saem dos escapamentos dos carros[3]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Meier, p. 354
  2. Jodidio, Philip (2005). Architecture: Art. New York: Prestel Verlag. p. 140. ISBN 3-7913-3279-1 
  3. «The Smog Eating Church of Rome» (em inglês). ABC News 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Meier, R. & Frampton, K. & Rykwert, J. & Holl, S. (2004). Richard Meier Architect. New York: Rozzoli International Publications, Inc. (em inglês)
  • Ila Bêka & Louise Lemoine (2013) Xmas Meier, BêkaPartners, ISBN 979-1092194029. (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Dio Padre Misericordioso