DirectX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de DirectX 7.0)
DirectX
Logótipo
DirectX
Desenvolvedor Microsoft
Lançamento Setembro de 1995
Versão estável 9.29.1974(XP)
11 (Vista e 7)
12 (10)
(15 de abril de 2011; há 12 anos(XP)
24 de agosto de 2010; há 13 anos(Vista e 7))
Sistema operacional Microsoft Windows
Gênero(s) Conjunto de APIs
Licença EULA proprietário
Página oficial Site oficial

Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a multimídia, especialmente programação de jogos, para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos e entre outros, que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluído no Windows.[1]

Componentes[editar | editar código-fonte]

A funcionalidade do DirectX é provida na forma de interfaces COM, bem como um conjunto de interfaces de código gerenciado.

Os componentes do DirectX atualmente suportados são:

Os componentes do DirectX obsoletos são:

  • DirectX Media: Composta por:
    • DirectAnimation para animação 2D/3D da web, DirectShow para reprodução multimídia e streaming de mídia.
    • DirectX Media Objects: Suporte para objetos de streaming, como codificadores, decodificadores e efeitos.
    • DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Mode para gráficos 3D de nível superior.
    • Plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio.
    • DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução de vídeo.
  • DirectDraw: API de desenhos de gráficos 2D.
  • DirectInput: para distribuição de dispositivos de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo.
  • DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet.
  • DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform.
  • DirectMusic: para reprodução de trilhas sonoras ou tocadas no DirectMusic Producer.
  • DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.

Versões[editar | editar código-fonte]

A cada nova versão que surge, há novidades e melhores desempenhos para determinados jogos e programas. Por exemplo, um usuário deseja rodar um jogo que é compatível com o DirectX 9.0 ou superior, porém sua placa de vídeo (que possui uma arquitetura e instruções de como executar respectivas versões do DirectX) ainda usa o DirectX 8.0. Quando rodar o jogo, ele pedirá instruções que existem somente nas versões a partir da 9.0. Como o usuário ainda está com a versão 8.0, o hardware não reconhecerá a instrução, a API deverá emular, no hardware compatível com DirectX 8.0 a instrução do jogo compatível com DirectX 9.0, assim o resultado final não terá a qualidade total que o jogo ou programa oferece.

Para saber qual a versão instalada, vá em Iniciar → Executar (ou tecla do Windows + r, para Windows 7, Vista e XP). Depois digite "Dxdiag" (sem aspas). Em "Informações do sistema", na última linha haverá a "Versão do DirectX", onde mostra qual a versão instalada.[carece de fontes?]

O Windows Vista trouxe o DirectX 10 e o lançamento do Service Pack 1 trouxe o DirectX 10.1. Este novo DirectX possui diversas particularidades, quer em nível de desempenho quer em nível de gastos, destas particularidades, destaca-se a implementação de Pixel Shader 4.1.

Esta atualização possui duas vertentes: O Vista deve ser atualizado para a versão mais recente, bastando para isso instalar o SP1 (lançado no primeiro trimestre de 2008), e terá de comprar ou possuir uma placa compatível com as novas especificações deste DirectX.

A versão 11 do DirectX traz a implementação da tecnologia Ray tracing

As placas de Vídeo com suporte DirectX 11 são: NVIDIA GeForce 400 e posteriores, AMD Radeon Series HD5000 e posteriores, GDH PcControl Séries D900 D960 e posteriores.

O Directx 12 trará ganhos de performance para todas as GPUS compatíveis no que diz respeito ao uso do hardware, especialmente nas placa de vídeo da AMD e a GPU do Xbox One (que segundo os desenvolvedores será suficiente para diminuir a lacuna existente com o PlayStation 4).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «DirectX Help». www.computerhope.com. Consultado em 25 de agosto de 2012 
  2. «DirectX 12 chegou finalmente ao Windows 7 graças ao World of Warcraft». Pplware. 17 de março de 2019. Consultado em 17 de abril de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Sítio oficial (em inglês)
  • Lista das versões mais recentes do DirectX para cada sistema operacional