Disc golf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disc Golf
Disc golfer and basket.jpg
Outros nomes Frisbee Golf, Disco de Golfe, Frolf
Jogado pela primeira vez 1970
Características
Equipamento Disco, Frisbee
Presença
País ou região  Estados Unidos

O Disc golf, tendo sua tradução literal para o português como "Golfe de Disco", é um esporte originário da América do Norte e conhecido internacionalmente como "Disc Golf" ou "Frisbee Golf".

O jogo[editar | editar código-fonte]

O Disc Golf é jogado como o jogo de golfe tradicional, porém ao invés de tacos de golfe e bolas, os jogadores usam um disco plástico (frisbee) destinado ao arremesso. O esporte foi formalizado nos anos 70 e compartilha com o golfe tradicional o objetivo de acertar cada buraco com o menor número possível de tacadas (ou no caso do “golfe de disco”, com o menor número possível de arremessos). O esporte atualmente é regido por 2 organizações oficiais, a Professional Disc Golf Association PDGA, e a World Flying Disc Federation. Em 2015, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu oficialmente os esportes de Disco e em breve poderemos contar com Disc Golf nas Olimpíadas[1].

O Esporte no Brasil[editar | editar código-fonte]

O esporte ainda é pouco praticado no Brasil. Porém em 2016, o Brasil conseguiu juntar um time de jogadores profissionais de brasileiros e participaram do primeiro Torneio Mundial de Times de Disc Golf, o 2016 WFDF/PDGA Team Disc Golf World Championships[2], ficando em sexto lugar.

Em 2017, a Disc Golf Brasil[3], em conjunto com a Professional Disc Golf Association (PDGA) e o Condominio Colinas do Piracicaba, instalaram o primeiro campo oficial com 18 buracos em Piracicaba/SP.

Contando com o apoio dos principais orgãos do esporte, a PDGA e a WFDF, e Federação Paulista de Disco, o Brasil foi reconhecido como uma nova Associação e Adriano Reche Medola foi escolhido o Coordenador Brasileiro de Disc Golf pela PDGA e Representante Brasileiro pela WFDF[4]. O esporte começa a ganhar mais presença na América Latina.

O Primeiro campeonato nacional "Disc Golf Brasil Open 2019" foi realizado em Janeiro de 2019, e contou com a presença de jogadores muitos paises. Tapani Aulu, da Finlandia, foi coroado o primeiro campeão brasileiro no profissional.[5]

Referências

  1. Bernardi, Volker. «International Olympic Committee grants full recognition to the World Flying Disc Federation (WFDF)». www.wfdf.org (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2017 
  2. «2016 PDGA/WFDF Team Disc Golf World Championships». PDGA. Agosto, 2016 
  3. «Disc Golf Brasil» 
  4. «WFDF appoints new Disc Golf Committee membership.». World Flying Disc Federation. 23 de março de 2017 
  5. «Disc Golf Brasil Open 2019». Professional Disc Golf Association (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Disc golf