Discovery Kids

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo(a) o canal extinto pelo Discovery Kids nos Estados Unidos, veja Discovery Family.
Lang-pt.gifGnome-globe.svg
Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente lusófona e pode não representar uma visão mundial do assunto.
Por favor aperfeiçoe este artigo ou discuta este caso na página de discussão.
Discovery Kids
Atual logo do canal.
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 1 de novembro de 1996 (22 anos)
Pertence a Discovery Networks
Proprietário Discovery Inc.
Cidade de origem Estados Unidos Miami, Estados Unidos
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos
Cobertura internacional Índia, Sul da Ásia, Austrália, Norte da África e Oriente Médio
Nome(s) anterior(es) Discovery Kids Channel (1996-1997)
Página oficial Página oficial do Brasil
Página oficial da América Latina
Disponibilidade por satélite
Sky
Canal 50
Canal 450 (HD)
Vivo TV
Canal 20 (HD) (Satélite Intelsat 34)
Canal 316 (Satélite Amazonas)
Canal 799 (HD) (Satélite Amazonas)
Claro TV
Canal 100[1]
Canal 600 (HD)[1]
Oi TV
Canal 86 (Satélite Amazonas)
Canal 111 (HD) (Satélite SES-6)
Algar TV
Canal 316
Canal 917 (HD)
Nossa TV
Canal 22
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 100 [2]
Canal 600 (HD) [2]
Vivo TV
Canal 550 (HD)
TV Alphaville
Canal 11
TVN
Canal 39
BVCi
Canal 203 (HD)
CaboNNet
Canal 31
Cabo Telecom
Canal 402
Canal 845 (HD)
Costa do Sol
Canal 32
TCM
Canal 40 (HD)

O Discovery Kids é um canal de televisão por assinatura focado para o público pré-escolar.

O canal está presente na América Latina, Austrália, Brasil, Sul da Ásia e um canal conjunto para as regiões do Oriente Médio e Norte da África. O canal teve versões no Canadá e Reino Unido e foram respectivamente encerradas entre 2007 e 2009. Além disso, a versão dos Estados Unidos foi relançada em 10 de outubro de 2010, sendo uma joint-venture entre a Discovery Networks e a empresa de brinquedos Hasbro, chamada de Hub Network com um outro foco: as crianças de 10 a 12 anos.[3] Em abril de 2012, no entanto, foi lançada uma versão do Discovery Kids na Ásia, em 2014 na Austrália e 2016, no Oriente Médio e Norte da África.

História[editar | editar código-fonte]

1996-2003[editar | editar código-fonte]

O canal foi lançado em 1 de novembro de 1996 e a programação destinava-se a crianças mais velhas e pré-escolares. A programação da pré-escola foi ao ar todas as manhãs, enquanto programas para crianças mais velhas foram ao ar nas tardes e noites. Em setembro de 2002, a programação da pré-escola começou a ser exibida 24 horas por dia durante os dias da semana, enquanto os programas para crianças mais velhas só foram ao ar durante o dia nos fins de semana.

2003-2009[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2003, o canal mudou sua programação para atingir o público pré-escolar, retirando todos os programas para crianças mais velhas. Em março de 2005, o canal apresentou Doki, um cão que se tornou o mascote oficial do canal a partir do dia 30 do mesmo mês. Em fevereiro de 2008, Doki passou a ser acompanhado por Mundi, uma vagalume que se tornou a sua melhor amiga. Em janeiro de 2009, novos personagens foram apresentados, incluindo Gabi, uma gata, Oto, um tamanduá, Fico, uma foca e Anabella, um flamingo. Os personagens tinham pequenas vinhetas e participações até 2013. Um novo personagem foi apresentado,o robô Max que era abastecido por energia solar e apresentava diversos pensamentos.

2009-2016[editar | editar código-fonte]

Em março de 2009, o canal mudou radicalmente seu logotipo, e adotou uma nova programação, bumpers e horários.A versão da América Latina era apresentada como um bloco nos Estados Unidos no Discovery Family como Discovery Kids en Español. Em 24 de fevereiro de 2013, com a estreia da série animada do mascote oficial do canal, o DK alterna as vinhetas e estreia o formato HD na minoria das operadoras de TV por assinatura.Em meados de setembro de 2004 o canal começou a ter o formato 16:9, tirando as bordas pretas da maioria das séries.

Em março de 2005, o canal introduziu Doki. Em 2008 e 2009, Doki foi acompanhado por seus amigos "Mundi, Gabi, Oto, Fico e Anabella.

Em agosto de 2005, o Discovery Kids lança serviço de transmissão on demand de TV Everywhere para os seus assinantes. Voltado às crianças em idade pré-escolar até aos oitos anos, o Discovery Kids Play foi um complemento ao serviço fornecido pelo canal com o objetivo de disponibilizar maior variedade de conteúdo para o consumidor de TV por assinatura, como vídeos, séries e jogos. No primeiro momento, o novo serviço se tornou acessível pela versão desktop. E no final do ano novas versões do serviço foram lançadas, na forma de aplicativos disponíveis para os sistemas Android e iOS.[4]

2009-2016[editar | editar código-fonte]

Em 30 de março de 2009, o canal mudou radicalmente seu logotipo, e adotou novas programações, bumpers e cronogramas. Outra renovação do logotipo foi adotada em 15 de abril de 2013.

2016-presente[editar | editar código-fonte]

Em 1 de abril de 2016, a Discovery Kids recebeu um novo logotipo para a comemoração do 20.º aniversário do canal.

Programas[editar | editar código-fonte]

Parceria com a Hasbro[editar | editar código-fonte]

Desde 2011, a Discovery Networks, mantém uma joint-venture com a empresa de brinquedos Hasbro, para a manutenção do canal The Hub nos Estados Unidos, a parceria foi estendida para o Discovery Kids da América Latina e para o Brasil,esta parceria dá direito para a transmissão dos seguintes programas: My Little Pony: Friendship is Magic, Transformers Rescue Bots e The Adventures of Chuck and Friends.

Zonas[editar | editar código-fonte]

O Discovery Kids tem cinco zonas geográficas que atingem as seguintes áreas:

  • América Latina: transmissão em espanhol para o estado americano da Flórida e os demais países da região (com exceções do México, Colômbia e dos países do Cone Sul).
  • México: Distribuido exclusivamente para esse país, com horários de programação e séries diferentes.
  • Argentina-Uruguai: Distribuido exclusivamente para estes países, com horários diferentes do feed da América Latina.
  • Chile: Distribuído exclusivamente para esse país, com horários de programação e séries diferentes.
  • Colômbia: Distribuído exclusivamente para esse país, com horários de programação e séries diferentes.
  • Brasil: É exclusivo para o país, é o único feed que produz programas específicos. Além disso, tem horários diferenciados e séries específicas.
  • Para cada zona, existe uma versão em HD com transmissão simultânea.

Regiões[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discovery Kids (Estados Unidos)

Ele começou sua transmissão em 7 de outubro de 1996 e terminou sua transmissão em 10 de outubro de 2010 e foi substituído pelo Hub Network e pelo bloco do canal NBC e chamado de ''Qubo'', mas o site ainda existe.

Canadá[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discovery Kids (Canadá)

Ele começou suas transmissões em 3 de setembro de 2001 e terminou sua transmissão em 1 de Novembro de 2009 e foi substituído pela Nickelodeon.

Reino Unido[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discovery Kids (Reino Unido)

Ele começou suas transmissões em 1 de Fevereiro de 2000, e terminou a sua transmissão em 28 de fevereiro de 2007, para a substituição e cancelamento de Discovery Turbo.

Sudeste Asiático[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discovery Kids (Ásia)

Iniciou as transmissões em 2 de abril de 2012 até agora.

Austrália[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discovery Kids (Austrália)

Iniciou as transmissões em 3 de novembro de 2014 até agora.

Oriente Médio e Norte da África[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: DKids

Iniciou as transmissões em 1 de agosto de 2016 até agora, com nome utilizado como DKids.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Save-Ums! é só uma atração do DK a ser distribuída pela Flashstar em 2005.
  • No dia 15 de dezembro de 2010, na exibição de Princesas do Mar às 6 da tarde, este programa foi exibido em inglês, e 5 minutos depois voltou para o português.
  • A mesma situação ocorreu na reexibição da 12ª temporada de Hi-5 Austrália em 2012.
  • Os atores de O Esconderijo Secreto, Guilherme Seta e Gustavo Daneluz, fez parte do elenco de Carrossel (BR) do SBT, ou seja, os intérpretes de Chico e Zé faziam os papéis de Davi e Mário.
  • A 2ª temporada do programa Veloz Mente começava em espanhol!
  • A série LazyTown ficou fora do ar desde março de 2013, devido as inúmeras reprises das duas temporadas já produzidas desde 2005 no canal. Como o canal não detêm os direitos da série no Brasil, LazyTown foi a primeira atração do DK a ser transferida para outro canal, nesse caso, o Boomerang.
  • A série Save-Ums! ficou fora do ar desde 11 de junho de 2007. Como o canal não têm os direitos de exibição do programa, foi a primeira atração do DK a ser transferida para outro canal como a parte da programação infantil, nesse caso, a Rede Globo.
  • Edelberto, o Tigre ficou fora do ar desde 2006. Como o canal não têm os direitos de exibição do programa, foi uma das primeiras atrações do canal a serem transferidas para outro canal, nesse caso, o Zoomoo.
  • Os desenhos Histórinhas de Dragões e Franklin, antes de estrearem no Discovery Kids, eram exibidos anteriormente no Cartoon Network.
  • A marca d'água do canal desapareceu 4 vezes durante os programas em junho de 2013, normalmente desaparece antes dos intervalos.
  • A série Aulas da Irene é exibida nos intervalos do canal.
  • No dia 27 de julho de 2013, às 8 da manhã o canal não exibiu O Esquadrão dos Monstros, excepcionalmente foi My Little Pony: A Amizade É Mágica.
  • A Sky SD traduziu o titulo do programa My Little Pony para Meu Pequeno Pônei quando você vê a programação para exibição do My Little Pony: A Amizade É Mágica.
  • A Sky que lançou novo pacote gráfico para o HD, trouxe alguns pequenos erros das imagens no catálogo da programação, Hi-5 (com e/ou sem o título: Austrália) é uma delas, está com duas imagens diferentes: do elenco americano (exibido entre 2007 e 2009) e do primeiro elenco australiano, das temporadas que nunca foram ao ar no momento.
  • No dia 6 de outubro de 2013, por causa da estreia de Equestria Girls, às 11h30 excepcionalmente foi Super Why! e foi exibido em cima da hora, às 12h30.
  • Em 2012 (durante às férias de dezembro) Backyardigans foi exibido a tarde toda em dois sábados seguidos.
  • O Discovery Kids nunca exibiu o final da 7ª temporada de My Little Pony: A Amizade É Mágica que iriam ser exibidos respectivamente num domingo nos dias 2 e 9 de setembro excepcionalmente e foi exibido pelo Natugato.
  • O titulo Belas Pústulas de My Little Pony: A Amizade É Mágica tinha um nome alternativo que chamava-se A Marcapora.
  • O Discovery Kids nunca exibiu o episódio Dia de Valorização da Família de My Little Pony: A Amizade É Mágica.
  • No dia da estreia do episódio Daring Do da 4ª temporada de My Little Pony: A Amizade É Mágica o episódio teve umas cenas excluídas devido a uma falha técnica.
  • O titulo do episódio Modos Simples da 4ª temporada de My Little Pony: A Amizade É Mágica acabou ficando sem titulo em português na programação.
  • No dia 9 de novembro de 2014, justo no dia da estreia do filme Rainbow Rocks, o canal não exibiu o pós-créditos final da Twilight.
  • Em 18 de abril de 2015, às 23:15 Jelly Jamm foi exibido no lugar de Zoo da Zu. Em vez de ser exibido às 23:15 o Zoo da Zu, excepcionalmente foi Julius Jr. e foi exibido em cima da hora, às 23:45.
  • Em 7 de junho de 2015, às 19:25, durante Peppa, no episódio Piquenique, houve um erro na cena que Peppa e George entram com Mamãe Pig no Carro aparece a cena que Peppa solta pipa no episódio Soltando Pipa. Depois, o episódio volta ao normal. E Esse foi o Primeiro erro da Peppa No DK.
  • Em uma chamada da Nova Temporada Da Strawberry Shortcake, ele imitou o slogan do Discovery Family, no início e no final da chamada.
  • No dia 5 de outubro, depois de 11 anos, foi mostrado na programação do Discovery Kids que o desenho ''Backyardigans'' irá sair do ar. Quando isso foi descoberto, um monte de fãs do desenho começaram a deixar comentários na página do facebook do canal, pedindo que o desenho não saia do ar e que permaneça na programação.
  • Pela primeira vez no canal o Discovery Kids exibe Lelê e Linguiça com a classificação Não recomendado para menores de 12 anos.
  • Desde o dia 1º de abril de 2017 por alguma razão desconhecida o Twitter do canal Discovery Kids ficou inativo, mesmo após sem publicar nada eles fizeram a sua ultima resposta a uma usuária em 8 de maio do mesmo ano.
  • O canal publicou os primeiros episódios da 8ª temporada do My Little Pony: A Amizade É Mágica via Discovery Kids Play mesmo sem estrear na TV.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.