Discurso de Gazimestan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem de Slobodan Milošević. Durante o julgamento, em que foi submetido em Haia, pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia por seu papel nas guerras iugoslavas, foi considerado instigador da mesma através do discurso de Gazimestan

O Discurso de Gazimestan foi proferido em 28 de junho de 1989 por Slobodan Milosevic, então presidente da República Socialista da Sérvia. Foi a peça central de um dia dedicado às comemorações dos 600º aniversário da Batalha do Kosovo, onde o reino medieval sérvio foi derrotado pelo Império Otomano. O discurso foi feito diante de um milhão de pessoas,[1] no lugar onde a batalha foi travada, o campo de Gazimestan em Kosovo Polje, o centro do Kosovo. Isso ocorreu num contexto de intensa tensão étnica entre sérvios e albaneses no Kosovo e o aumento das tensões políticas entre a Sérvia e as repúblicas da então República Socialista Federativa da Iugoslávia.

O discurso ficou famoso pela referência de Milošević à possibilidade de "confrontos armados" no futuro do desenvolvimento nacional da Sérvia. Muitas fontes descrevem isto como um prenúncio da dissolução da Iugoslávia e à carnificina das guerras iugoslavas. O discurso fala literalmente de "guerras" no contexto de "aplicar a prosperidade econômica, política, cultural e social em geral" [2] e o mesmo disse mais tarde que havia sido manipulado. Esta opinião é partilhada por diferentes análises, que sustentam que a deturpação posterior da mensagem trouxe consequências desastrosas para os eventos posteriores na região.[3]

Referências

  1. El País. «Los serbios conmemoran su derrota ante los turcos». Elpais.com. Consultado em 31 de dezembro.  Parâmetro desconhecido |acessoano= ignorado (|acessodata=) (Ajuda)
  2. Quote from the English translation by the National Technical Information Service of the US Department of Commerce. Reprinted in The Kosovo Conflict and International Law: An Analytical Documentation 1974-1999, ed. Heike Krieger, p. 10-11. Cambridge University Press, 2001. ISBN 0-521-80071-4.
  3. Historical and Investigative Research. «How Politicians, the Media, and Scholars Lied about Milosevic's 1989 Kosovo Speech» (em inglês). Hirhome.com. Consultado em 27 de dezembro.  Parâmetro desconhecido |acessoano= ignorado (|acessodata=) (Ajuda)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]