Discurso de Nicolae Ceauşescu de 21 de agosto de 1968

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Discurso de Nicolae Ceauşescu de 21 de agosto de 1968
Discurso de Nicolae Ceauşescu de 21 de agosto de 1968
Participantes Roménia Nicolae Ceauşescu
(Presidente da Romênia)
Localização Bucareste, Roménia Romênia
Data 21 de agosto de 1968
Eventos relacionados Invasão da Tchecoslováquia

No dia 21 de agosto de 1968 Nicolae Ceauşescu, Secretário-geral do partido comunista romeno, realizou um discurso condenando fortemente a invasão do Pacto de Varsóvia na Tchecoslováquia.

Fundo[editar | editar código-fonte]

Na noite de 20 de agosto de 1968, cinco nações do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Bulgária, Hungria, Alemanha Oriental, Polônia) invadiram a Tchecoslováquia em um esforço para acabar com a ideologia reformista de Alexander Dubček, Primeiro-secretário do Partido Comunista da Tchecoslováquia.[1]

Discurso[editar | editar código-fonte]

Em 21 de agosto, no que se tornou seu discurso mais famoso, Ceauşescu denunciou corajosamente a invasão em um discurso público diante de 100.000 pessoas na Praça do Palácio, em Bucareste, e declarou que foi um "grave erro e constituiu um grave perigo para a paz na Europa e para as perspectivas do socialismo mundial". Seu discurso foi percebido como um gesto ousado de desobediência à União Soviética, tanto em casa quanto no exterior. O discurso fez parte dos esforços do governo romeno desde 1956 para afirmar sua independência em relação a Moscou.

Resultado[editar | editar código-fonte]

A resposta de Ceauşescu consolidou a voz independente da Romênia nas duas décadas seguintes, especialmente porque Ceauşescu encorajou a população a pegar em armas para cumprir qualquer manobra semelhante no país. Ele recebeu uma resposta inicial entusiasmada, com muitas pessoas dispostas a se inscrever na recém-formada Guarda Patriótica.

Referências

  1. «50 anos da Primavera de Praga: o sonho comunista sob os tanques de Moscou». digitalnoticias.com.br. Consultado em 13 de setembro de 2021