Discurso sobre as Revoluções na Superfície do Globo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Principal obra de divulgação das ideias e métodos defendidos por Georges Cuvier, tais como o Catastrofismo, a Anatomia Comparada, a Sucessão Biótica e a Correlação Fossilífera. Tais métodos e idéias foram fundamentais para a instauração da Paleontologia como ciência, uma vez que, permitiram as reconstruções paleontológicas, possibilitando a classificação dos animais fósseis em um único sistema em conjunto com os viventes.[1] Tal obra trata-se do desmembramento do discurso preliminar da obra mais editada de Georges Cuvier, o Investigações Sobre Ossadas Fósseis de Quadrúpedes, de 1812. A partir da terceira edição, em 1825, o discurso preliminar tornou-se uma obra a parte visando atingir o grande público, uma vez que Cuvier utilizou um eloquente discurso para apresentar suas ideias aos leitores de seu livro originário. Desta maneira tornou-se a obra com o maior poder de divulgação dos trabalhos e idéias de Cuvier. Foi publicado continuamente por todo o século XIX, mesmo quando já podia ser considerado ultrapassado em termos científicos. Até 1840 alcançou vários países, sendo traduzido para diversos idiomas como o russo, sueco, italiano, alemão e tcheco.[2] Mais tarde, alcançaria todos os continentes, sendo publicado até os dias atuais em diversas línguas como, o chinês e o inglês, tendo esta última, recebido em sua primeira edição diversas distorções que implicaram na equivocada imagem de Cuvier como defensor do Dilúvio Bíblico. Em português a última edição, publicada pela Editora Cultura, data de 1945.

Referências

  1. Faria, Felipe (2012). Georges Cuvier: do estudo dos fósseis à paleontologia, 2012. [S.l.: s.n.] ISBN 978-85-7326-487-6  Texto "Scientia Studia & 34" ignorado (ajuda)
  2. Smith, Jean C. (1993, pp:150-160). Georges Cuvier, an annotated bibliography of his works, 1993. [S.l.: s.n.] ISBN I-56098-199-7 Verifique |isbn= (ajuda)  Texto "Smithsonian Institute Press" ignorado (ajuda); Verifique data em: |data= (ajuda)