Discussão:1633

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Penso que tanto a descrição da página inicial (22 de junho na História) como a descrição desta página carecem de melhor fundamentação no que toca ao Processo de Galileu. Numa tirada simples há um julgamento do caso que não é equilibrado.

Diz-se na primeira:

1633 – A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma obriga Galileo Galilei a negar que viu o Sol no meio do Universo.

Isso é puro boato de linha historiográfica mais rasteira. A Igreja não o obrigou a negar que viu o sol do meio do Universo, mas solicitou que ele comprovasse sua teoria sem as bases esotéricas que incluia na obra, o que ele não conseguiu fazer coerentemente. As idéias defendidas por ele foram diametralmente contra os preceitos religiosos não pelo que continham de científicas, mas justamente pelo seu teor ocultista, fato que levou a Igreja a inserir sua obra, Dialogo di Galileo Galilei sopra i due Massimi Sistemi del Mondo Tolemaico e Copernicano, que já havia sido embargada pelos censores do Tribunal do Santo Ofício, ao Index Librorum Prohibitorum.

Inclusive, isso vai contra o que o próprio artigo sobre Galileu descreve, ao sublinhar que a Igreja não era contra o sistema Heliocêntrico, mas somente solicitava que sua teoria fosse embasada cientificamente, como se observa aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei#A_condena.C3.A7.C3.A3o_de_Galileu_pelo_Santo_Of.C3.ADcio

Edivaldo Gomes (discussão) 17h58min de 22 de junho de 2016 (UTC)[responder]