Discussão:A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Precisamos analisar essas ligações externas. Não entendo muito bem o que representam, além de estarem em outras línguas. Ranayra Camara (discussão) 18h10min de 30 de maio de 2014 (UTC)

TRABALHO: LAILA/LAURA/RANAYRA/RAUL[editar código-fonte]

Página de discussão do grupo Laila/Laura/Ranayra/Raul para o trabalho de Introdução às Tecnologias da Comunicação. Tema: A Obra de Arte na Era de Sua Reprodução Técnica Laura Spíndola (discussão) 18h12min de 30 de maio de 2014 (UTC)

Testando Ranayra Camara (discussão) 18h13min de 30 de maio de 2014 (UTC)

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Obra_de_Arte_na_Era_de_Sua_Reprodutibilidade_T%C3%A9cnica link do original Ranayra Camara (discussão) 18h18min de 30 de maio de 2014 (UTC)

Já fazendo um comentário, acho interessante analisarmos os links presentes nas "Ligações Externas" para ver se, de fato, são relevantes para o artigo. Laura Spíndola (discussão) 18h20min de 30 de maio de 2014 (UTC)

Gente, consegui criar a página de testes! Podemos começar a desenvolver lá e, quando fizermos as principais alterações, passamos para a original. Link da página de testes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Contoaberto/A_Obra_de_Arte_na_Era_de_Sua_Reprodutibilidade_T%C3%A9cnica Laura Spíndola (discussão) 18h49min de 30 de maio de 2014 (UTC)

Ao meu ver, interessante manter intactos os links pois ilustra como a obra teve repercussão em cenários internacionais. Mas, sem sombra de dúvidas, o link do livro em alemão deve estar intacto pois o alemão foi a língua que foi utilizada na composição da obra. --Laylareis (discussão) 00h48min de 4 de junho de 2014 (UTC)

Povo, mudei o tema, porque estava muito resumido, aí comecei a falar um pouco... mas dá pra desenvolver bem mais. Ranayra Camara (discussão) 22h49min de 5 de junho de 2014 (UTC)

Gente, seguinte, eu achei interessante e mais organizado separar o desenvolvimento do texto em tópicos, que seriam:

 1) Walter Benjamin 
 → Biografia e Contexto Histórico:
   - Início do Séc XX (Texto escrito em 1936 e publicado em 1955);
   - Perspectiva do Pós-Guerra;
   - 1ª Escola de Frankfurt.
 OBS: Acredito que este tópico não tenha que ser tão elaborado, até porque já existe uma página da Wiki sobre o Benjamin; mas achei importante fazer este tópico para dar uma contextualizada.
 2) Arte: Reflexões ao longo da história
 → Considerações sobre a mudança da percepção sensorial da humanidade;
 → Valor de culto x valor de exposição;
 → Dificuldade ou até impossibilidade de definição;
 → Possibilidade de reprodução 
   - Ainda que a reprodutibilidade técnica tenha alterado as condições de produção/reprodução nos domínios da cultura, a obra de arte sempre foi reprodutível.
 3) Aura da Obra de Arte
 → O aqui e agora da obra de arte;
 → Existência única/unicidade:
   - Modificações sofridas ao longo do tempo na estrutura física da obra de arte, assim como as diferentes relações de propriedade;
 → Não pressupõe uma máquina;
 → Aparição de realidade longínqua por mais próxima que esteja;
 → Decadência a partir da reprodutibilidade técnica
   - Existência única x serial.
 4) Reprodutibilidade Técnica
 → Existência serial/produção em massa;
 → Nova lógica cultural
   - Cultura de massa/massificação;
 → Decadência da aura e do conceito de "autenticidade"
   - Por exemplo: Fotografia - a produção serial a partir de seu negativo impossibilita a identificação de uma das cópias como "autêntica";
 → Maior acesso/disponibilidade das obras de arte
   - Maior "proximidade" entre os indivíduos e as obras de arte que, por meio da reprodutibilidade técnica, chegam a estes indivíduos sem, fisicamente, saírem do lugar;
 → Recepção tátil x ótica.
 → "Perfeição" da obra de arte e da cópia
   - A obra de arte é "perfeita" a partir de suas "imperfeições": são seus detalhes e defeitos que a tornam única, original, portanto, perfeita;
   - Já a cópia da obra de arte pode e deve ser perfeita no sentido de que, quanto mais próxima sua reprodução for da obra de arte original, mais próxima da perfeição ela vai se encontrar;
 → Considerações sobre os meios de comunicação de massa
   - Cinema/Fotografia
 → Conquista da reprodutibilidade técnica no espaço dos procedimentos artísticos.
   - Debate se Fotografia e Cinema poderiam ser considerados artes.

Enfim, gente, foi mais ou menos assim que imaginei a divisão dos principais temas abordados pelo Benjamin. O que vocês acham? Laura Spíndola (discussão) 13h12min de 10 de junho de 2014 (UTC)

Vou criar os tópicos aqui na página de testes para ver os resultados! Laura Spíndola (discussão) 13h22min de 10 de junho de 2014 (UTC)

Gente, lá na página de testes, dei uma arredondada na parte de Aura e desenvolvi a parte das reflexões sobre a Arte. Na intro, dei uma revisada geral, mas acredito que ainda dê para melhorar. Na parte da "A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica", que são mais as reflexões e conclusões gerais do Benjamin, acho que a essência está boa, só falta dar uma incrementada. Laura Spíndola (discussão) 16h51min de 11 de junho de 2014 (UTC)

E ai galera, achei que ficou muito bom! não é necessário acrescentar muita coisa na introdução se não se tornará repetitivo. Aliás, alterei a introdução acrescentando alguns caracteres de acordo com a página de testes. Laylareis (discussão) 21h57min de 11 de junho de 2014 (UTC)

Agora, alterei o verbete acrescentando os tópicos e links relevantes. Ao longo do dia, vocês já podem inserir o "recheio" dentro dos tópicos. Laylareis (discussão) 22h30min de 11 de junho de 2014 (UTC)

Bom trabalho. Vocês fizeram importantes adições e o verbete cresceu bastante em relação ao original. Minhas únicas observações dizem respeito, em primeiro lugar, ao investimento de pesquisa de vocês, e, em segundo, à estruturação do verbete. Com relação à pesquisa, acho que vocês poderiam ter buscado outras fontes mais, autores que comentam Benjamin (e não são poucos), trabalhos sobre a relação entre Benjamin e a Escola de Frankfurt que porventura tragam para discussão o tema da obra de arte, e por aí vai. Essa restrição deixou vocês um pouco presos na estrutura do verbete, que é o comentário seguinte. Talvez vocês pudessem ter desenvolvido o verbete em tópicos mais claros, e que trouxesse mais elementos para a discussão. Por exemplo, o que faz o tópico final "A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica" no verbete homônimo? A que ele diz respeito? Poderia ser melhor abrir um tópico para falar exclusivamente da obra de arte antes da era da reprodutibilidade, segundo a perspectiva benjaminiana, não? Ou talvez desviar um pouquinho mais o foco para acrescentar temas relacionados, como "A influência do pensamento de Marx" nesta obra... Em suma, o trabalho está bom, mas o verbete ainda pode crescer... ;)
Contoaberto (discussão) 23h20min de 29 de junho de 2014 (UTC)