Discussão:Agronegócio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

UMA ALTERAÇÃO CERTAMENTE NECESSÁRIA[editar código-fonte]

No texto publicado na Wiki há um período frasal contendo um erro de grafia ou de gramática: no lugar de agrobusiness deve constar agribusiness, com a letra “i” no lugar da “o”. A palavra está errada na frase: “agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.”



Entendo que a versão alterada em agosto de 2005, quando foi introduzido um texto com o título "Esse tal de agronegócio", peca por ser tendencioso. Até então o texto existente era apenas técnico. Sem visões político-partidárias nem filosóficas. Creio que assim deveria continuar. A citação de projetos ainda em estágio inicial, como o Biodiesel, e nomes de políticos ligados a um determinado partido tende a diminuir a credibilidade do artigo. Sugiro que os editores limitem este tipo de engajamento partidário. Agronegócio é assunto econômico, trata-se de um definição técnica, ou até acadêmica, que deve permanecer livre de conceitos do tipo esquerda ou direita, e produção comercial versus familiar. O agronegócio brasileiro agrupa todas atividades relacionadas com a produção rural, inclui a produção de tratores e adubos, medicamentos veterinários e rações, etc., toda a produção rural (desde a soja até o alface, do frango caipira ao boi nelore, passando pelo eucalípto, cana, flores e hortaliças orgânicas) e engloba ainda a industrialização (laticínios, texteis, pães, biscoitos, sorvetes, etc. etc. etc.) e comercialização destes produtos. Não pode ser dividido entre ecológico caramba e não ecológico, de exportação e para o mercado interno, nem comercial e familiar, nem cabe o antagonismo entre grande propriedades versus reforma agrária. O agronegócio é um todo, uma soma de atividades, uma soma de valores, não existe filosofia política ou mesmo ambiental. O agronegócio pode estar certo em algumas etapas, errado em outras, mas não tem consciência disto, não é uma entidade com preceitos e posições políticas. Assim deve permanecer, assim a enciclopédia deve retratá-lo. Assim a enciclopédia também deve permanecer.

Talvez, uma alteração necessária...[editar código-fonte]

Acredito que no início do artigo, na frase "Agronegócio (também chamado de agribusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura." a última palavra tenha que ser substituída por agropecuária. (LFRP - 16/01/2007)

reformulação total[editar código-fonte]

Creo ser um desrespeito ao trabalho dos usuários da enciclopédia lusófona a simples substituição de quase toda contribuição anterior, pelo conteúdo atual. Além de ser um desperdício de informações e pesquisa já feita. Agronegócio, além de ser um termo técnico, um "jargão" administrativo, é também um termo social e em disputa, que toma diversas formas. Elas têm tanta relevância quanto a acepção "técnica". Edutiao (discussão) 03h15min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)