Discussão:Alexandre, o Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Tentei alterar a parte das representação na cultura e fui censurado por um administrador que ainda por cima não aceita recados na sua página. (Não me parece certo que um administrador esteja "fechado" no seu castelo.) Eu só tinha tentado que um artigo "orfão" (não criado por mim) ficasse ligado a esta página, pois o poeta Adriano deixou um fragmento sobre a vida de Alexandre. Usuário 213.22.151.79. 03:00 23 dez 2008


Porquê da Grécia? Ele é mais conhecido por Alexandre Magno. Não? JoaoMiranda 01:57, 15 Jun 2004 (UTC)


-Pois... Da Grécia também não me parece bem. Parece-me mais conhecido por Alexandre o Grande. O mais recente filme do Oliver Stone é uma cinebiografia intitulada "Alexandre o Grande"... Parakalo 02:17, 15 Jun 2004 (UTC)


Nos textos de História que eu li, sempre aparece como "Alexandre, o Grande", nunca como "Alexandre da Grécia". Até porque ele não era exatamente grego, mas macedônio, o que na época dele já fazia bastante diferença. Scott MacLean 06:37, 15 Jun 2004 (UTC)Scott MacLean


Acho que se devia preferir ou Alexandre Magno, ou Alexandre, o Grande ou, mesmo, Alexandre da Macedónia... Nunca da Grécia... Manuel Anastácio 09:48, 15 Jun 2004 (UTC)


Tenho a impressão de que este artigo foi assim intitulado para corresponder ao padrão "Rei de Reino" que é adoptado na Wikipédia, mas penso que este é uma excepção aconselhável. Tal como Átila, Gengis e Kublai Kan, etc. --Jorge 13:55, 15 Jun 2004 (UTC)


Ele foi rei da Macedónia. Adoptando a convenção "Rei de Reino" ficariamos com Alexandre III da Macedónia. Penso então que Alexandre da Grécia estará fora de questão. Nas versões inglesa,espanhola e francesa a excepção foi aberta. Não sei se por cá já o fizemos ou não... O que é certo é que nem para o primeiro rei de Portugal se alterou a convenção. Parece-me que se a convenção for seguida temos que criar alguns #redirect pois vi entradas que linkavam para Alexandre o Grande e Alexandre,o Grande. O mesmo se passa com Afonso Henriques. Não deveria esta página ser criada, visto que existem alguns links que apontam para ela, e redireccionar para Afonso I de Portugal?

E quanto ao Alexandre... Alexandre o Grande, Alexandre o Magno ou Alexandre III da Macedónia? Parakalo 16:59, 15 Jun 2004 (UTC)


Fiz os redirects todos que o Parakalo sugeriu. Entretanto o artigo é uma *'?(/&%. Quando voltar vou rescrever. Muriel 14:32, 8 Ago 2004 (UTC)


Seguindo a pergunta não respondida do Parakalo, coloco mais opções:

  • Alexandre o Grande,
  • Alexandre, o Grande,
  • Alexandre o Magno,
  • Alexandre, o Magno,
  • Alexandre Magno,
  • Alexandre III da Macedónia e
  • Alexandre III, o grande?

--E2m 21:47, 24 Set 2004 (UTC)

Nomes[editar código-fonte]

Eu nunca ouvi falar em Alexandre da Grécia. Já ouvi falar sim em Alexandre Magno, Alexandre III da Macedônia, Alexandre, o Grande e Alexandre, o Conquistador. Alexandre o Grande (sem vírgula) não existe já que "o Grande" é um cognome. Fica parecendo que o seu nome é todo esse (Alexandre o Grande). Se puderem elucidar mais alguma coisa...

Eiri --200.179.251.142 16:00, 8 Jun 2005 (UTC) Chamam de Alexandre da Grécia talvez por causa do domínio que a Macedônia exerceu sobre a Grécia desde os tempos de seu pai Felipe II e que se consolidou quando ele subjugou a Grécia revoltada e fez com que lhe concedessem o título de Chefe dos Gregos contra os Persas (Congresso de Corinto 337 a.C.) Na verdade a única coisa que ele tinha de Grego era o seu preceptor, o filósofo grego Aristoteles. Jorge Camera - Rio de Janeiro - RJ 07 março 2006 _________________________________________________________

Varias daquelas curiosidades contém erros de ortografia, e sinceramente, não parecem nem um pouco verídicas.

Erro de Português[editar código-fonte]

O trecho "Depois de sua morte (e inclusive durante sua vida) suas conquistas inspiraram uma tradição literária na que aparece.." estava escrito inspirarão (futuro) e corrigi para inspiraram" (passado) por ser mais condizente.

Saneamento[editar código-fonte]

  • No Elenco do filme, alguém colocou no personagem Alexandre o link: "wilson carlos, o Grande|Alexandre". Corrigi para "Alexandre, o Grande|Alexandre".

Apr (discussão) 04h29min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Remoção de interlinks[editar código-fonte]

Coltsfan, os ill's ajudam e muito na pesquisa pelos artigos a traduzir. Muitos dos que coloquei foram realmente muito difíceis de encontrar. Acho que deveriam ficar. O máximo que acrescenta é o "(en)" no texto. E a predefinição automaticamente cria o link ao ser criado o artigo. "Ill" é uma predefinição muito útil e tive um grande trabalho em pesquisar os artigos correspondentes na inglesa. Além do que agora ficaram vários erros, por exemplo "a leste ainda estava os gangáridas" (deve ser citada a localidade e não o povo) e "Apoxiômeno" não é um escultor, mas o estilo de escultura. Enfim...PauloMSimoes (discussão) 02h06min de 22 de abril de 2017 (UTC)

Bem, se alguem esta pretendendo se guiar para construir novos artigos a partir dos links vermelhos é só ir para a versão onde eles estavam. Mas da forma como estava eu achei ruim. Se visse isso num artigo candidato a destaque eu usaria como argumento para votar contra, para falar a verdade. Eu aprecio o esforço e convido voce e outros usuários a continuar a melhorar o artigo, mas nao vi nesta ultima edição algo que realmente melhorasse o artigo, pelo contrario, poluiu o layout. É minha opinião. Ps: os erros serao corrigidos. Coltsfan Talk to Me 02h12min de 22 de abril de 2017 (UTC)
Ps: PauloMSimoes, dei uma olhada no "Apoxyomenos" e ele nao esta indicado como escultor. No artigo diz: "Lísipo usava normalmente o esquema contrapposto escultural para reproduzir Alexandre e outros personagens como Apoxiômeno", ou seja o estilo que Lísipo usava. Nao vejo nenhum erro na construção da frase. Coltsfan Talk to Me 02h21min de 22 de abril de 2017 (UTC)
Está confusa a frase "e outros personagens como Apoxiômeno, Hermes e Eros", por hora vou retirar meu voto e aguardar. Não deve fazer muita diferença, mesmo. E ainda há outros ill's no artigo que não foram removidos. PauloMSimoes (discussão) 02h26min de 22 de abril de 2017 (UTC)
Vou remover os ills restantes então. Pena pelo seu voto, mas nao vejo o que posso fazer. Para mim, AD não é só "conteúdo completo" mas também "atraente". E eu sinceramente vejo o lance do Apoxiômeno como falha de interpretação de texto sua, pois não vi outros usuários (alguns que eu sei que leram o artigo em detalhes) levantando questão sobre a palavra, sinto muito. Enfim, obrigado pela ajuda! Coltsfan Talk to Me 02h33min de 22 de abril de 2017 (UTC)

Citação de Arriano[editar código-fonte]

Eu ainda questiono aquela citação de Arriano. Pesquisando literalmente a citação (aqui) aparecem apenas quatro resultados de busca, três deles cópias do texto da Wikipédia. Somente o livro de Zaratustra, que sequer tem paginação, faz menção a ela. Vasculhei todas as edições que encontrei do Arriano, online e impressas, e procurei das mais variadas formas possível e não achei nada que indique que a citação exista, ou que tenha sido escrita por Arriano. A heterocromia dele é indicana pelo Romance de Alexandre, não pela obra do Arriano.--Rena (discussão) 20h01min de 2 de julho de 2017 (UTC)

Falecimento[editar código-fonte]

(Sobre essa e essa edições)

Na verdade não tenho muito a dizer sobre isso, acho que minha edição foi proveitosa (embora menor), não vejo desnecessidade como um ponto contra uma edição, esse termo me parece muito ambiguo e amplamente aplicável a "edições boas", minha edição me parece um passo em prol de um mundo melhor: Uma edição menor, justificada e construtiva, libertadora dos sentimentos em prol da imparcialidade '-'
Iugigx (discussão) 03h16min de 9 de agosto de 2018 (UTC)

Iugigx, isto aqui é um artigo destacado, eleito assim pela comunidade por sua excelência em escrita e conteúdo. E lembre-se que "palavras a evitar" não significa "palavras proibidas". E quanto a esse "minha edição me parece um passo em prol de um mundo melhor".... Vou fingir que não li isso. Enfim, seria bom manerar nesta "cruzada" contra eufemismos. Eufemismo é, por definição, uma figura de linguagem que tem como objetivo suavizar uma palavra ou expressão que possa ser rude ou desagradável. "Falecer" não me parece rude, tão pouco desagradável. É só uma palavra. Portanto, pense duas vezes antes de eliminar a palavra completamente da Wikipédia, especialmente sem WP:CONSENSO. Isso não faz sentido. Boas contribuições, Coltsfan Talk to Me 11h26min de 9 de agosto de 2018 (UTC)
Parte principal
Coltsfan, percebo o fato de ser um artigo destacado e admiro o teu trabalho na manutenção deste, percebo que artigos deste tipo com certeza devem pecar primeiro pelo conservadorismo à decadência, mas, tu deves concordar, edições que contribuam para a qualidade da página são bem vindas. As mudanças que fiz, se não proveitosas, opinião na qual alguns me acompanhariam, são, no máximo, inócuas. Independente da alternativa não há prejuízo, embora ao meu ver (e como já disse alguns me acompanhariam nessa visão) exita um efetivo melhoramento no texto do artigo.

Outras observações
Quanto ao termo eufemismo, tu fizeste uma inversão, questionando a rudez e a desagradabilidade do termo falecer, quando este é um eufemismo que como disseste são termos utilizados para suavizar. O termo a ser suavizado, neste caso, seria o termo morte, rudo e desagradável, e na linha contrária ao que entendi desse conturbado trecho da sua mensagem, a Wikipédia não é censurada (não querendo acusar censura, apenas citando subtítulo que trata de eufemismos).

Quanto ao consenso, observando o artigo citado (WP:CONSENSO), existem muitas formas de obtenção de consenso, a forma que me parece mais simples e eficaz é atingir o consenso através da edição/discussão (algorítimo do consenso) e aqui estamos nós, discutindo em prol do consenso.

Ao meu ver o consenso sobre esse tema é explicito, várias páginas de manutenção/informação/debate trabalhadas no consenso já criticam o uso de eufemismos muitas vezes citando o celebre caso do termo falecimento, termo ao meu ver esdruxulo para se referir a morte. Cito algumas dessas páginas:

Um bom número das edições que eu fiz foram patrulhadas e ao menos uma outra levou a uma discussão que já se encerrou, me parece o enraizamento de um consenso. A despeito de todo o resto, se essa discussão ainda se prolongar eu poderia pedir opiniões em outro lugar (A/B).
Interessante:
No aguardo :P
No aguardo :p
Iugigx (discussão) 18h56min de 9 de agosto de 2018 (UTC)
Alterações inócuas e *inúteis*. Este tipo de edições triviais, que não trazem qualquer valor acrescentado ao texto são desaconselhadas e editores que pouco ou nada mais fazem que esse tipo de edições, tentando criar grandes discussões tipo tempestade num copo de água, como se está a esboçar aí em cima, geralmente dão-se mal neste projeto. É um completo absurdo estender a recomendação dos tais "termos a evitar" ao ponto de banir o uso de termos perfeitamente comuns como é falecimento ou falecer. Não nos basta o politicamente correto, que nos inibe de usar termos comuns por serem considerados xenófobos, sexistas ou whatever, agora temos também a proibição do que alguns consideram eufemismos esdrúxulos? (ou será mesmo esdruxulo?)
PS: não precisa de responder, mas qual era mesmo a sua conta anterior? --Stegop (discussão) 19h22min de 9 de agosto de 2018 (UTC)
Que resposta elaborada para apenas uma palavra. Enfim, não, falecer nem sempre é usado como eufemismo. As vezes é usada para evitar pleonasmos, ou as vezes porque um editor achou a palavra boa para o texto. E de novo: "palavras a evitar" não significa "palavras proibidas". Sim, a Wikipédia não é censurada. Portanto, se você achou a palavra "falecer" ruim e quer substituí-por, no seu ponto de vista, qualificar como "eufemismo", bem, ainda é uma opinião. Quanto ao WP:PAE, ele não tem "força de lei". Para finalizar, artigos destacados tendem a ja ter sua qualidade pesada pela comunidade. Se "falecer" não foi um problema para os demais, não deve ser um problema agora. Quanto a você achar que a palavra "falecimento" é esdrúxula (um belo de um WP:POV), desculpe, isso não tem pé nem cabeça. No meu dicionário a palavra 'falecimento' significa "Ação ou efeito de falecer; morte ou óbito". O significado satisfaz a mensagem que o editor que escreveu o artigo queria passar, ou seja, gramática correta, sentido passado, não é um eufemismo, beleza.
E mesmo que, por hipótese, fosse eufemismo, who cares? Foi a opção de quem escreveu. Não existe regra que proibia isso. É aconselhado evitar, mas não é proibido. Coltsfan Talk to Me 19h57min de 9 de agosto de 2018 (UTC)
Vou começar pelo ponto OffTopic do Stegop "qual era mesmo a sua conta anterior", realmente não sei oque quis dizer com isso, posso imaginar que se refira a eu já ter sido banido, usar contas falsas ou algo do gênero, realmente não sei ao certo ao que se refere, mas se for isso essa é a unica conta que já tive na Wikipédia (inclusive criada em 2011, embora só tenha usado recentemente). Parabéns por não esquecer nenhum acento.
Não vejo como o politicamente correto poderia ser um problema no âmbito da Wikipédia, acho que essa parte fugiu do assunto.

Coltsfan, meu dicionário tem, coincidentemente ou não, o mesmo significado para falecimento, ipsis litteris, no entanto esse fato nada conta contra a posição da palavra falecimento como eufemismo, todo eufemismo bem consolidado terá o significado que pretende passar escrito nos melhores dicionários.
A posição como artigo destacado não me parece estabelecer cada escolha de palavras como a melhor possível, como você disse antes, tenho como minha opinião que essas mudanças melhorariam o artigo, não vejo porque evitar debater a mudança desses termos indicando que o artigo já é bom o suficiente.
Sobre as palavras a evitar, seu uso é contraindicado, pode-se argumentar que o uso não é proibido, não pretendo proibir o seu uso e defenderia uma análise caso a caso, na sugestão de "fair use" para evitar pleonasmo, por exemplo, acho um uso válido, embora existam outras soluções.

Em suma, minha edição nessa página foi no sentido de usar palavras mais diretas, neutras e de leitura mais natural (além de tudo recomendadas). Não foram colocados até o momento motivos pelos quais essa edição não deveria ser feita. Foi colocada a possibilidade do uso de uma das palavras em questão para evitar pleonasmos, no entanto é algo que não ocorre nesse artigo em específico.
É importante lembrar que estas colocações se referem exclusivamente as edições neste artigo, seguem as mudanças para análise (sendo também importante o contexto e embora já estivesse disponível para consulta):

  • Quando Alexandre faleceu (323 a.C.), Onfis reteve o seu poder e autoridade.
  • Quando Alexandre morreu (323 a.C.), Onfis reteve o seu poder e autoridade.
  • De acordo com Plutarco, cerca de quatorze dias antes de falecer, Alexandre deu uma festa ao almirante Nearco e passou aquela noite e a próxima bebendo.
  • De acordo com Plutarco, cerca de quatorze dias antes de morrer, Alexandre deu uma festa ao almirante Nearco e passou aquela noite e a próxima bebendo.
  • === Após seu falecimento ===
  • === Após sua morte ===
  • A criança, Alexandre IV, nasceu após o seu falecimento e veio também a falecer oito anos depois.
  • A criança, Alexandre IV, nasceu após a sua morte e também morreu oito anos depois.

Aguardo opiniões sobre o caso concreto. Iugigx (discussão) 23h08min de 9 de agosto de 2018 (UTC)