Discussão:Algarismos indo-arábicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Deve haver um erro. Numeros arabicos tem origem comum com a escrita mandarim.

Etimologia[editar código-fonte]

Propomos, se o autor assim permitir, que o parágrafo acrescentado seja posicionado em etimologia, modificando-o de modo a adequar-se ao tópico. ObrigadoRobertoLyra (discussão) 12h22min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)

(Vários séculos depois, quando seus textos foram traduzidos ao Latim e introduzidos na Europa, seu nome deu origem às palavras "algoritmo" e "algarismo".)

Sem problemas Roberto, só é preciso cuidado para deixar claro que "seus textos" e "seu nome" se referem a Al-Kwarizmi. Obrigado, Capmo (discussão) 21h21min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)

A palavra Algarismo pertence aos povos ibéricos[editar código-fonte]

Falantes de galego como primeira língua conforme aos censos de população e habitação do Instituto Galego de Estatística (2001).

O Sr. Maañón fala a Língua galega e por isso comete alguns pequenos erros em português.
O padrão actual da língua galega foi definido pela Real Academia Galega, a qual afirma respeitar a ortografia do "Rexurdimento" (no século XIX) e ser mais próxima às formas cultas tradicionais do galego e ao mesmo tempo às falas populares; porém distancia-o do português padrão. Este padrão, oficializado pela Junta da Galiza, é utilizado maioritariamente no ensino e nos meios de comunicação galegos, assim como pela maioria dos escritores e intelectuais, querendo ser mais próxima às formas cultas tradicionais do galego e ao mesmo tempo às falas populares.
Muitas foram as alterações realizadas no artigo: Algarismos.
Foram tão expressivas que é praticamente um artigo Algarismos indo-arábicos reescrito nos moldes da literatura inglesa e indiana.
A palavra Algarismo pertence aos povos ibéricos.
Eu, por exemplo, aprendi a fazer contas das miudezas com os algarismos e não com os números.
Somente aprendi que os algarismos eram números depois de muitos anos!
Os Algarismos foram os vencedores por terem suplantados em padronização as inúmeras grafias dos números da Índia ou dos números das Arábias! Que eram uma verdadeira bagunça em traçados esdrúxulos e sem significado algum!
Portanto, peço, cordialmente, ao Sr. Maañón que traga de volta o que foi escrito por tantas pessoas que aqui contribuíram.RobertoLyra (discussão) 01h25min de 19 de setembro de 2012 (UTC)

Removida informação sobre número ângulos como elemento formador do símbolo gráfico dos algarismos indo-arábicos como conhecemos atualmente[editar código-fonte]

Vêm sendo divulgados na Internet imagens e vídeos que afirmam que a origem dos algarismos como conhecemos hoje advêm de "formas primitivas" que foram compostas por apresentarem o número de ângulos que tal numeral visa representar. Isto é, claramente, uma mentira. Este artigo apresentava uma frase totalmente fora de contexto, provavelmente retirada de outro artigo de outro site calunioso que levava a crer que tanto a representação gráfica do algarismo zero quanto dos demais algarismos indo-arábicos de fato surgiram com essa notação. A frase era "Também o fato de o símbolo do zero ser um círculo, e este não apresentar ângulo algum, é um indicativo de que a origem deste algarismo seguiu o mesmo principio da origem dos outros algarismos." Este último trecho denuncia a falsa informação, já que não é mencionado em nenhum outro momento no artigo que os outros algarismos seguiram este ou qualquer outro princípio que os levasse a ter a forma como os conhecemos hoje.

Caso alguém pretenda reintroduzir essa teoria no artigo, providencie fontes.comentário não assinado de WicCaesar (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 04h51min de 15 de fevereiro de 2016 (UTC) (UTC)

@WicCaesar: Agradecemos a correção. Chronus (discussão) 04h51min de 15 de fevereiro de 2016 (UTC)