Discussão:Alice (filme)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A sinopse foi removida por ser VDA de http://lordofthemovies.blog-city.com/alice_2005_de_marco_martins.htm . Fabiano msg 23h29min de 11 de Outubro de 2007 (UTC) ~

Sinopse reposta[editar código-fonte]

A sinopse foi reposta por ser transcrição da sinopse oficial do filme divulgada para esse efeito pelo produtor.

Usuário:Cogitus msg 19h32min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A sinopse indicada não é livre, tem um autor que a escreveu e não existe autorização para transcrição em qualquer meio. Portanto, não pode ser copiada na wikipédia. Por isso, será retirada novamente, e todas as vezes que voltar a ser recolocada. Atenciosamente, --Nice msg 20h02min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta à colega NICE[editar código-fonte]

A sinopse que os colegas mais uma vez retiraram, mutilando o artigo, surge entre aspas, como CITAÇÃO do texto livremente fornecido pelo produtor para divulgação do filme.

O argumento dos colegas é falacioso e não visa salvaguardar quaisquer direitos de autor. Lamento ter de o dizer, mas é frequente haver falta de boa-fé em certas das suas intervenções, e não o digo de ânimo leve.

Cumprimentos,

--Usuário:Cogitus 21h50min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta possível[editar código-fonte]

Transcrição da resposta colocada em todas as páginas de discussão deste assunto, incluindo as de Nice e Meu, desencana! :

Tinha de ser! Dois artigos que eu criei protegidos contra os meus vandalismos : Brumas e Alice (filme). Os bloqueios são da sua autoria e da sua amiga e colega NICE que, como o demonstra a mensagem que ela lhe dirige aqui umas linhas mais abaixo. Elegantemente ela afirma a meu propósito : « Eu e outros editores já tivemos problemas infindáveis com o sujeito, por isso o larguei de mão, nem olho mais suas contribuições, e quem deveria fazê-lo (os compatriotas), não o fazem». Depois de afirmar que discutir comigo «é perca de tempo», alicia-o para me atacar e põe-se a mutilar textos que escrevi.

A história já tem barbas e, na sua versão actual, soa a vingança. Não vou comentar o passado. Prefiro sublinhar o seguinte:

1 – Este modus faciendi é desprestigiante para a Wikipédia e contribui drasticamente para que leitores incautos não acreditarem naquilo que lá encontram.

2 – Ao mutilarem os textos, as senhoras e os senhores (não volto a tratá-lo por colega porque o senhor assim o exige) estão a violar um dos princípios mais elementares da enciclopédia. Insistindo com argumentos viciados, aquilo que cometem é mais barbárie que vandalismo.

3 – No caso de Brumas, ao retirarem a alínea «enquadramento histórico» do corpo do artigo, julgo que por simples leviandade ou pura ignorância, o senhor está a fazer branqueamento de um elemento importantíssimo da história de Portugal. No caso de Alice (filme), a colega NICE persiste na má-fé de invocar o crime de plágio para um texto que é pura citação, metido entre aspas, e com indicação da fonte.

4 – O ataque esconde um outro propósito : a intenção de imporem para os artigos sobre filmes associados ao Cinema de Portugal aquilo a que chamam «ficha técnica» : uma janela pré-formatada, um pretenso «padrão» da Wikipédia, janela colocada com todo o destaque à cabeça do artigo. A verdadeira guerra é essa e só essa. Exigir que essa janela seja imposta como padrão é um erro crasso. Nos artigos mais desenvolvidos, essa gaiola com três ou quatro passarinhos que cantam, é coisa feia e redundante, repetindo informação contida no corpo do artigo. Aliás, o tag que as senhoras e os senhores colocam no final de cada um desses artigos avisando que os filmes não têm ficha técnica é uma descarada mentira.

Como sair deste imbróglio? Por minha parte, tomo a seguinte decisão : colocar este texto na página de discussão de todos os artigos associados a este problema. Abandonar de uma vez por todas esta guerra em que as senhoras e os senhores me querem envolver. Não tenho nem tempo nem paciência para me envolver mais em votações e campanhas eleitorais. Decida quem entender que vale a pena decidir contra as decisões de censores.

Usuário:Cogitus 17h 42min de 28 de Fevereiro de 2008

PROBLEMA RESOLVIDO![editar código-fonte]

Aqui deixo, ao gosto da colega NICE, uma nova sinopse, da minha autoria, que qualquer colega que me ouça e a quem ficarei agradecido, poderá introduzir sem aspas no texto truncado do artigo, logo que ele for desbloqueado. Assim, ficará o problema resolvido e a discussão terminada.

Sinopse

Alice desapareceu há 193 dias na cidade de Lisboa). Mário, o seu pai, percorre o mesmo caminho que tomou no dia em que Alice deixou de ser vista. A sua obsessão leva-o a instalar um conjunto de câmaras de vídeo vigiando o movimento das ruas. No meio da multidão anónima que as câmaras registam, Mário, desesperado, procura descobrir um sinal da filha.

A ausência de Alice transformou Mário noutra pessoa, mas procurá-la é a única maneira de continuar a acreditar que ela voltará.

Afectuosos cumprimentos,

Usuário:Cogitus 22h 18min de 28 de Fevereiro de 2008

Obrigado por, finalmente, ter compreendido. Já coloquei a sinopse inédita. Yanguas Meu, desencana! 14h47min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)