Discussão:América Latina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Infobox[editar código-fonte]

A infobox está como código simples. Se alguém souber qual a predefinição que é usado peço que façam a alteração. => Rjclaudio msg 01h26min de 8 de Dezembro de 2008 (UTC)

Quebéc[editar código-fonte]

Um mapa, ou definição, da América Latina não pode incluir o Quebéc, já que, embora o francês seja uma língua românica, raramente ou nunca são as áreas francófonas das Américas inluídas na América Latina.[1] · [2].

  1. Colburn, Forrest D (2002). Latin America at the End of Politics Princeton University Press ed. [S.l.: s.n.] ISBN 0691091811 
  2. (em inglês) Latin America, J. Pearsall, ed., The New Oxford Dictionary of English, 2001. Oxford, UK: Oxford University Press; p. 1040: The parts of the American continent where Spanish or Portuguese is the main national language (i.e. Mexico and, in effect, the whole of Central and South America including many of the Caribbean islands).

The Ogre (discussão) 13h00min de 5 de janeiro de 2010 (UTC)

Disputa[editar código-fonte]

Muito interessante Keepscases! Enquanto que nos Commons dizes que o mapa File:Greater Latin America (orthographic projection).svg‎ não é um mapa político da América Latina, mas estritamente linguístico (embora te contradigas e digas também que se o francês é uma língua latina, então o Quebéc pode ser incluído numa visão mais ampla da América Latina como "Greater Latin America"), aqui na wiki em português já tentas impingir o teu mapa inventado a tudo o custo! Não há fontes que usem o termo "Greater Latin America" - o seu uso, em definições ou mapas, é uma pura invenção tua! Isso constitui Pesquisa Original, algo que, como sabes, não tem cabimento na Wikipédia. Não é à toa, aliás, que nenhuma outra wikipédia siga a tua visão e coloque o dito mapa a ilustrar artigos. Se queres fazer um mapa das línguas românicas (ou latinas, ou novi-latinas) nas Américas, chama-lhe isso, e não o conceito, aliás discutível (sinceramente, uma invenção imperialista francesa para legitimar a intervenção no México...), de América Latina. Não vou entrar numa guerra por causa disto, até porque tenho mais que fazer, mas vou pedir uma Mediação informal. Espero que assim as coisas se possam resolver. The Ogre (discussão) 18h39min de 5 de janeiro de 2010 (UTC) Creio que primeiro se deva definir se o conceito se refere ao aspecto das línguas, e quer parecer que seja. Se olhada sob o ponto de vista da etnia a América, não apenas a Latina, deveria considerar uma América Africana. Se não é étnica a orientação, então é claro que o Canadá francófono deve ser incluído. Como se trata de uma mera designação geo-política, as classificações têm que ser dinâmicas e mutáveis tanto quanto a geo-política o é. Meridionalis assina.

Mediação informal[editar código-fonte]

Nuvola apps amarok.png
Pedido de mediação > Estado: fechado

Um usuário fez um pedido de mediação relacionado com uma disputa sobre este artigo ou relacionado com este artigo. A explicação do usuário encontra-se abaixo desta caixa.


Alguns usuários, nomeadamente Keepscases, insistem em colocar o mapa File:Greater Latin America (orthographic projection).svg‎, em vez do mapa correcto Ficheiro:Latin America (orthographic projection).svg, que não inclui o Quebéc. Em praticamente nenhuma definição da América Latina é o Quebéc (ou a Luisiana) incluído, nem até agora têm sido apresentadas fontes que sustentem essas inclusão. Pelo contrário apresentei fontes que defendem a sua exclusão (ver secção Quebéc). O usuário Keepscases apresenta uma argumentação contraditória a este respeito (ver secção Disputa), o que me faz pensar que tudo isto se trata de um problema de Pesquisa Original e de quebra do Princípio da imparcialidade. Como tal creio que o mapa errado deveria ser eliminado de qualquer artigo. The Ogre (discussão) 18h52min de 5 de janeiro de 2010 (UTC)

Uma rápida passagem pela wiki.en (apesar das outras wikis não serem fontes para nada!) permite constatar que existem diversas definições para América Latina. Infelizmente, parece que a versão lusófona guardou apenas uma. De certo, não poderá continuar assim. Aguardo manif. do Keepscases. Kim ®i©hard correio 19h13min de 5 de janeiro de 2010 (UTC)
Obrigado. Já o informei desta mediação. Em relação ao artigo e respectivo mapa, note-se que a questão que levanto não é que, normativamente, o Quebéc deva ser excluído da América Latina. A questão é que na maioria das definições presentes em fontes publicadas credíveis a América Latina não inclui o Quebéc ou qualquer outro território que não seja de língua portuguesa ou espanhola. Mesmo que alguma definição inclua o Quebéc, e como tal podendo ser incluída a par das outras (com indicação de ser maioritária ou minoritária), isso tem de estar fundamentado. Ora tal não acontece! Para mais o mapa tenta circunvaladar estas objecções dizendo que é da Greater Latin America, ora, não encontro tal designação em qualquer fonte - só por isso o mapa já é problemático. The Ogre (discussão) 19h51min de 5 de janeiro de 2010 (UTC)
Sim, eu entendi o ponto da questão. E como já avisou o usuário da existência dessa discussão, aguardemos ver se ele se manifesta. Kim ®i©hard correio 19h56min de 5 de janeiro de 2010 (UTC)
  • OBS.: Quem carregou as duas imagens foi o mesmo usuário: TownDown. Łυαη fala! 17h35min de 7 de janeiro de 2010 (UTC)
Línguas Românicas nas Américas.
    • Sim, eu sei. Mas é o Keepscases o grande responsável pela sua manutenção e tentativas de inserção em várias wikis. Note-se que este mapa não é utilizado em nenhum artigo em mais nenhuma wiki. E se há lugar a um mapa linguístico das línguas latinas nas Américas, então deve ser algo como o que apresento em baixo. Pergunto-me do porquê de fazer um suposto mapa linguístico sem diferenciação entre as diferentes línguas e utilizando a noção não estritamente linguística de América Latina? A propósito Luan, vejo que reverteste para o mapa que considero errado também em Geografia da América Latina‎ - creio que a discussão e mediação que aqui existe também se aplica a esse artigo. E quando é que o Keepscases diz qualquer coisa? The Ogre (discussão) 13h20min de 8 de janeiro de 2010 (UTC)
Se ninguém se habilita a discutir, você pode logicamente voltar à imagem de antes. Talvez até colocar esta aqui no corpo do artigo, numa seção definindo a AL. como o conjunto de países de línguas românicas nas Américas Kim ®i©hard correio 19h31min de 8 de janeiro de 2010 (UTC)
OK. Vou fazer isso. Colocando quer o que é o mapa da definição dominante da América Latina (aqui à esquerda), quer o mapa (que corrigi e legendei) das línguas românicas nas Américas (aqui à direita). Obrigado! The Ogre (discussão) 13h42min de 9 de janeiro de 2010 (UTC)
Mapa da definição dominante da América Latina.
Está significativamente melhor. Kim ®i©hard correio 14h16min de 9 de janeiro de 2010 (UTC)


Olá, bem, eu estava lendo esse artigo em português e me deparei com esse pequeno problema. Gostaria muito de contribuir, uma vez faço do Wiki um primeiro passo nas minhas pesquisas. Gostaria de dizer que o caso da América Latina em nada se liga as línguas, o que excluí o Canadá francofano dessa lista. Como estudante de ciência política e também por trabalhar na área das Relações Internacionais, aprendemos que o conceito de AL vem muito mais da história em comum entre os diversos países da região. Daí vermos certas situações estranhas, como por exemplo o Caribe. Em parte, são países que usam cada vez mais a língua inglesa (pergunta pra um portoriquenho como se fala "Porto Rico"). Ou mesmo o caso do Suriname, que não tem uma língua romanica como sua primeira língua, mas no entanto também é AL (inclusive tendendo a estreitar relações com a UNASUL). A Guiana Fracesa não conta nesse caso por se tratar de um departamento francês, portanto, França (não é colônia, essa diferença deve ser bem marcada). Como não entendo bem dessas formatações, digo que o melhor mapa a representar a AL, dentre os dois, é mesmo o verde. Siguindo, inclusive, as orientações do Ministério das Relações Exteriores.

Joannes C. Souza --200.128.60.3 (discussão) 20h24min de 27 de abril de 2010 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Haveria de incluir numa carta da AL Suriname e Guiana (inglêsa) e excluir a Guiana francesa (dep. francês). Kim ®i©hard correio 22h18min de 5 de junho de 2010 (UTC)

Distribuição étnica[editar código-fonte]

Nenhuma das referências citadas - e uma delas é da es:WP - suporta os dados daquela tabela, que me parece conter uma classificação ridícula. Ainda por cima, está constantemente a ser modificada, principalmente por IP's anônimos. Como não sou da região, não faço nenhuma ação, a não ser eliminar vandalismos evidentes, mas proponho que essa tabela seja eliminada. --Rui Silva (discussão) 14h05min de 4 de agosto de 2010 (UTC)

Mais rico?[editar código-fonte]

A predefinição deste artigo diz que o Brasil é o país mais rico da América Latina. Será mesmo? Não seria melhor dizer que o Brasil tem a maior economia? É o Brasil mais rico que a Austrália, o Canadá ou a Suécia? Afinal, nossa economia é maior que a deles... --Fulviusbsas (discussão) 02h33min de 17 de outubro de 2011 (UTC)

Napoleao[editar código-fonte]

"A expressão América Latina teria sido cunhada pelo imperador francês Napoleão III, que citou a região e a Indochina como áreas de expansão da França na metade do século XIX"

Este é um erro, eo termo foi inicialmente cunhado América Latina em espanhol. Para o colombiano José María Torres Caicedo e chileno Francisco Bilbao. Eu não falam Português, então eu perguntar a alguém para revisar para mim.

As referências podem ser encontradas na seção "Etimologia" da versão em espanhol deste artigo.--200.89.242.50 (discussão) 02h44min de 9 de abril de 2012 (UTC)

Errores y desactualización[editar código-fonte]

La sección (seção) de "Indicadores de pobreza, qualidade de vida, consumo e meio ambiente" se halla desactualizada, y con datos erróneos, donde se evidencia un proselitismo en favor de Brasil. Les recomiendo actualizar esta tabla en base a su correspondencia en Wikipedia en español, que se halla bajo constante vigilancia, está actualizada, referenciada, y no posee errores. 201.214.199.2 (discussão) 00h35min de 12 de setembro de 2012 (UTC)

Brasil e Independencia Oferecida[editar código-fonte]

Os Brasileiros não conquistaram a independencia do Brasil,os Portugueses é que como exemplo unico no mundo ofereceram a Independencia do país.Os Portugueses trataram sempre os Brasileiros muito bem e como tal resolveram entregar a colonia,nenhum país no mundo inteiro o tinha feito antes dos portugueses. comentário não assinado de 188.37.189.35 (discussão • contrib)

Papiamento[editar código-fonte]

Afinal, Papiamento é ou não é uma língua LATINA ??

Granada, Bahamas e Barbados[editar código-fonte]

Esses países estão citados na parte de Demografia, sendo que nem são países latino-americanos. Xuxo (discussão) 15h19min de 6 de janeiro de 2016 (UTC)