Discussão:Ano bissexto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Retirado texto copiado daqui. Paulo Juntas 23:27, 12 Julho 2005 (UTC)

Por que razão é que se mantém, nas fontes, uma lista de artigos da Wikipédia em inglês??? Isto é, praticamente, auto-referência!... Manuel Anastácio 23:24, 15 Novembro 2006 (UTC)


Não creio que as alterações de Orlando Oliveira tenham contribuído para o melhoramento deste artigo, visto que grande parte da informação está discutida nos artigos correspondentes aos calendários romano, juliano e gregoriano.JF (discussão) 10h46min de 2 de Maio de 2008 (UTC)


Prezados Senhores e Senhoras Ontem, dia do Trabalho, como podem ter observado, passei um longo tempo tentando contribuir para o que considero a maior fonte de informação já criada pelo Homem, e principalmente por todos aqueles que se dizer detentores do conhecimento, de todos os tempos. Foi a minha primeira contribuição para a Wikipédia e sinceramente receber uma crítica dizendo que "Não creio que as alterações de Orlando Oliveira tenham contribuído para o melhoramento deste artigo" não me parece uma saudação de bem vindo. Se não esta boa, então melhore, aliás faça como eu fiz, mas não retirem texto quando nada existe sobre o assunto, siga os preceitos de contribuição, os quais bem li antes de ter esta dedicação de ontem, uma troca que foi sentida em muito pela minha família.

Considerações importantes: o novo texto associa os anos bissextos de 3 em 3 anos no calendário juliano inicial, sendo corrigido pelo calendário augustiano para que ocorressem de 4 em 4 anos. Hoje em dia aceitamos que o calendário juliano inicial sempre previu anos bissextos de 4 em 4 anos. Essa informação, incorporada por Orlando, é interessante. De fato o César Augusto contribuiu para o calendário de acordo com vários textos. Estou com dificuldade, contudo, de localizar uma referência bibiográfica ou uma fonte de verificabilidade que diferencie os calendários juliano e augustiano. --Jirah (discussão) 00h58min de 3 de Maio de 2008 (UTC)
Fiz uma revisão do texto, eliminando algumas redundâncias. Ainda falta referência sobre o calendário augustiano, sem as quais estarei fundindo os calendários juliano e augustiano num só (juliano). --Jirah (discussão) 19h55min de 3 de Maio de 2008 (UTC)



É necessária uma revisão da seção "A origem do nome bissexto". O texto é de difícil compreensão.

Ofereço uma tradução da wikipedia em inglês (Leap Year)

O calendário juliano, criado em 46 a.C. por Júlio César que entrou em vigor em 45 a.C, acrescentou dez dias ao longo dos meses do calendário romano. César também substituiu o mês adicional (que aparecia de tempos em tempos) por um único dia, que foi criado através da duplicação do existente ante diem sextum Kalendas Martii (24 de Fevereiro), tornando-se ante diem bis sextum Kalendas Martii. Assim, o ano que continha o dia duplicado era um ano bissexto (bis sextum, “sexto duplo”). Para fins legais, os dois dias bis sextum eram considerados como um único dia, com a segunda metade sendo a adicional, mas isso apenas até 238, quando Censorino escreveu que o dia adicional era seguido dos últimos 5 dias de Fevereiro, a. d. VI, V, IV, III e pridiem Kal. Mar. (24, 25, 26, 27 e 28 de Fevereiro), ou seja o dia adicional era a primeira metade do dia duplo. -luisfhb

Esteja à vontade para inserir o seu texto. Explica muito bem a razão do nome "bissexto".JF (discussão) 16h42min de 6 de junho de 2010 (UTC)[responder]
Adar (em hebraico: אֲדָר‎) é o 6º (sexto) mês civil e o 12º (décimo segundo) mês religioso do calendário judaico
Quando temos dois meses de ADAR num determinado ano judaico, isso denomina o Ano como bissexto (Sao dois meses de ADAR = bi sexto mes civil) , o Ano civil do calendario hebraico inicia em Tihri que e o primeiro ano do calendario civil do Ano novo judaico.
Adicionar um segundo mes de Adar (a periocidade varia de tres ou quatro anos) foi adotado para que o mes de Nissan , Nissan (em hebraico: נִיסָן, do acádio nisānu, do sumério nisag, "primeiros frutos") é o 7º (sétimo) mês civil e o 1º (primeiro) mês religioso do calendário judaico. É um mês de 30 dias cai sempre na estacao da primavera. A pascoa judaica e comemorada no 15 dia do mes de Nissan e deve obrigatoriamente cair na primavera como mencionado na biblia Judaica.
5784 e um Ano bissexto e temos dois meses de ADAR 191.162.138.42 (discussão) 20h22min de 22 de fevereiro de 2024 (UTC)[responder]


Porquê ano bissexto???????????=[editar código-fonte]

Estive a ponderar sobre este assunto durante vários momentos valiosos na minha aula de informática. Porquê ano bissexto, quando este acontece de QUATRO em QUATRO anos? Alguém devia já ter pensado seriamente sobre isto, pois pode atrapalhar uma pessoa. Por exemplo, agora estava eu a dizer que tinha um amigo que ia fazer 4 anos (ou seja 16), e cometi um erro bastante grave que me envergonhou: disse que 4x6 era 16. Porque é que me atrapalhei? Porque, pela lógica, como se chama bisSEXTO, deveria ser 4x6 e não 4x4.

Com isto pretendo dizer que, para além da mudança com o acordo ortográfico (que é completamente parvo), também poderiam mudar algumas definições como esta para facilitar a vida de todos nós e poder não haver tanta confusão neste mundo com pequenas palavras insignificantes. Acho que poderiam pensar sobre este assunto delicado.

Agradecido(a), anónimo

Por favor veja a resposta no parágrafo acima do seu comentário. E já agora, nestas páginas de discussão, escreve-se sempre no fim do texto.

Remoção mais do que justa do Calendário da Paz[editar código-fonte]

Pessoal, acabo de excluir o parágrafo que iniciava a seção "curiosidades" neste artigo. Tratava-se de uma informação a respeito do "Calendário da Paz", e era o seguinte:


* Contudo há ainda outro tipo de calendário, o Calendário da Paz, também chamado de Calendário Maia. Os Maias, como se sabe, eram extremamente avançados em astronomia, e fizeram portanto um calendário de 13 luas de 28 dias, mais um dia "extra" chamado o dia fora do tempo. Assim, são 13 x 28 dias = 364, mais um dia fora do tempo, 365 dias.


É bom esclarecer que este calendário só é chamado de "maia" por seus seguidores, seja por desinformação ou crença oriunda de movimentos místicos e da nova era. Nem os maias contemporâneos e nem os acadêmicos reconhecem este calendário, criado em 1987 (!) como "maia". Tratava-se, portanto, não apenas de uma propaganda enganosa (tal calendário só ganhou popularidade graças a esse tipo de "ação de marketing") mas também uma espécie de "crime etnológico", por assim dizer. Este calendário nunca foi "maia", e essa questão de "calendário de 13 luas de 28 dias" e "dia fora do tempo" são uma discussão totalmente à parte. O ciclo lunar maia variava entre 29 e 30 dias.


Espero que ninguém tente fazer isto retornar, pois será um atestado de má fé e postura contrária à da comunidade da Wikipédia, que é a de transmitir informações válidas e bem embasadas e não propagar mistificações e induzir o leitor ao erro.


Abraços, Thiago Cavalcanti (Projeto CMAIA)

Tem toda a razão. Esse parágrafo está fora de contexto.JF (discussão) 17h02min de 29 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Explicações das contas em notas[editar código-fonte]

Adicionei notas que explicam a matemática dos vários números citados, como a duração do ano trópico em 365,2422 dias solares, o erro do calendário juliano em 1 dia a cada 128 anos, a duração do ano no calendário gregoriano e seu erro de 1 dia a cada 3233 anos. Essas informações são dedutíveis do texto, mas facilitam a compreensão dos dados apresentados. Mvsfrasson (discussão) 16h19min de 22 de maio de 2023 (UTC)[responder]

Falta tópico sobre as diferentes datas de adoção do calendário gregoriano entre os países[editar código-fonte]

O calendário gregoriano foi adotado nas mais diferentes datas nos diversos países, por sua promulgação pela Igreja Católica. Os países ibéricos adotaram-no imediatamente, a Inglaterra somente em 1700, e na Rússia apenas no início do século XX, pois a Igreja Ortodoxa manteve o calendário juliano em vigor para o cálculo de sua Páscoa, como é até hoje.

Outra curiosidade é que Miguel de Cervantes morreu em 22 de abril de 1616 (cal. gregoriano) e William Shakespeare nasceu 23 de abril (cal. juliano), o que motivou a UNESCO a colocar o dia 23 de abril como dia do livro, apesar de Shakespeare ter nascido em 3 de maio, no cal. gregoriano. Mvsfrasson (discussão) 16h31min de 22 de maio de 2023 (UTC)[responder]