Discussão:Apartheid

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Apartheid é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

O período "O primeiro registo do uso desta palavra encontra-se num discurso de Jan Smuts em 1917. Este político tornou-se Primeiro Ministro da África do Sul em 1919.", encontrava-se em duplicidade. Optei por remover o segundo. Em discussão, se for o caso.--Águia msg 23:29, 19 Outubro 2005 (UTC)

Problema na pronúncia do arquivo de áudio[editar código-fonte]

O narrador do arquivo de áudio segue o comum erro de pronunciar a palavra apartheid como "apart-háid", o que na verdade é uma forma pseudo-germanizada que nada tem a ver com a pronúncia original em Afrikaans, onde é pronunciada na verdade "apart-hêit". O erro da pronúncia com "-áid", infelizmente, se repete em grande parte da imprensa tanto em português quanto em inglês, e causa muita reclamação principalmente por parte dos sul-africanos. Creio que a gravação deva ser corrigida, se possível. E seria oportuna uma seção explicando a pronúncia correta em Afrikaans, incluindo a transcrição fonética201.37.71.146 03:43, 10 Janeiro 2007 (UTC)


O filme "Goodbye Bafana" que trata do assunto mostra atores sul aficanos pronunciando "apártaid". Sáparo 06h44 9 de outubro de 2009 (UTC)

Antiapartheid[editar código-fonte]

Não seria melhor se ficasse "anti-apartheid" Logan55001 (discussão) 11h11min de 24 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Prezado, pelo novo acordo, não há hífen entre um prefixo terminado em vogal e palavra iniciada por outra vogal. --Caiomarinho (discussão) 16h54min de 24 de novembro de 2017 (UTC)[responder]