Discussão:Arqueologia bíblica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A referência para "Criticismo" aponta para o princípio filosófico de Immanuel Kant. É esse o criticismo referenciado no texto? Se não for, não é melhor tirar o link? --Brandizzi 11h28min de 23 de Julho de 2007 (UTC)

Olá Brandizzi, agradeço pelo lembrete. A ligação para o português, não abrangia alta critica à bíblia. Agora foram colocadas as referências corretas para os artigos alta crítica ou criticismo: (en:Criticism of the Bible) e (en:Biblical criticism). Obrigado, Marcos msg 14h31min de 23 de Julho de 2007 (UTC)

Já é um tanto exagerado dizer que a arqueologia bíblica é uma ramo da arqueologia, mas dizer que se trata de uma ciência social é, para mim, totalmente descabido. É apresentada uma referência que tanto quanto posso ver não explica o que quer que seja. Assim sendo, e não sendo apresentada qualquer fonte reputada, proponho que a indicação de que a arqueologia bíblica é uma ciência social seja removida. João Sousa DC 09h17min de 22 de Novembro de 2007 (UTC)

Caro João Sousa. Existe um problema na sua afirmação quando diz : "Já é um tanto exagerado dizer que a arqueologia bíblica é uma ramo da arqueologia, mas dizer que se trata de uma ciência social é, para mim, totalmente descabido.". Se consultar o artigo arqueologia, logo descobrirá que a mesma é uma ciência social, logo arqueologia bíblica é também uma ciência social pois se trata do mesmo ramo. No entanto, se considera que arqueologia bíblica não é um ramo da arqueologia, sugiro que se informe melhor. Trata-se de um facto e não de uma opinião. Carvalho Wiki Msg 20h26min de 22 de Novembro de 2007 (UTC)
Caro Carvalho: dizer que a arqueologia bíblica é uma ciência porque a arqueologia o é, é no mínimo falacioso. Continuo à espera de uma fonte credível que sustente que a arqueologia bíblica é uma ciência social per se em lugar de um ramo da arqueologia. João Sousa DC 23h01min de 22 de Novembro de 2007 (UTC)

Olá João, admiro-me desta discussão, pelo fato de que prestigiou este artigo, votando nele para destacado.

Na verdade, o termo “ciência social” engloba diversos estudos, inclusive todos os ramos da ciência arqueológica, pois todos estes ramos estudam as sociedades e suas civilizações. É natural que inclua o ramo das pesquisas das antigas terras bíblicas do oriente Médio. Por exemplo, segundo o Departamento de História, IFCH-UNICAMP[1], a arqueologia bíblica faz parte da Arqueologia das sociedades ou sociais. Cita:

“A Arqueologia das sociedades com escrita tem uma grande tradição na disciplina, em particular no estudo das grandes civilizações fundadoras do “Ocidente”, como as Arqueologias Clássica, Bíblica, Egípcia e Médio-Oriental..”

Também admite:

“A Arqueologia Bíblica, um projeto tão claramente ideológico, tão comprometido com o ideário conservador religioso, manteve-se como um campo científico, em grande parte, devido a seu isolamento do restante da Arqueologia. Nos últimos anos, contudo, os contatos entre os estudiosos de diferentes países e horizontes culturais mostraram a importância do diálogo com a ciência mundial, com outros pontos de vista, com a diversidade.”

Temos de reconhecer que a arqueologia bíblica faz parte da “moderna ou nova arqueologia”, que teve seu desenvolvimento no século XX. E que também existiram fraudes por parte de pesquisadores fanáticos que se intitulam cientistas ou arqueólogos. Mas estas são expostas e rejeitadas, assim como em todos os outros ramos da ciência. Mas muitas descobertas foram comprovadas, isso faz parte da ciência arqueológica. Visto que esta ciência estuda civilizações ou sociedades antigas, deixar de usar o termo “ciência social” seria preconceito.

Em português, não temos muitas referencias sobre o assunto, visto que os maiores e renomados estudiosos encontram-se nos Estados Unidos e em Israel, mas um clique no google em inglês, poderá encontrar 24 mil referencias para "Social sciences" e " Biblical archaeology"[2]

Como citou o artigo da UNICAMP, a arqueologia bíblica, assim como todas as outras, faz parte da Arqueologia Mundial, e uma Arqueologia mundial significa uma variedade de interesses e sujeitos em confronto, com a introdução de agentes sociais, como as mulheres e os grupos étnicos e sociais, de diferentes ideologias,... Em última instância, essa, talvez, a maior mensagem das pesquisas, em termos mundiais, na Arqueologia Histórica, pois a pluralidade e a conseqüente convivência da variedade passou a constituir aspecto central da disciplina, em um mundo também ele caracterizado pelas diferenças.

“Então, entre os fatos do passado e nós mesmos, está a nossa visão de passado, construída através da educação, das idéias e crenças predominantes do nosso tempo e de nossa sociedade em particular, e este conhecimento, que parte da ciência, da filosofia e da religião, nos ajuda a construir as hipóteses, que obviamente, não são fáceis, porem como verificá-las? Assim a seguinte pergunta nos parece muito legítima; que passado queremos conhecer? o que existiu e o que queremos que exista? Como saber cientificamente que existiu de uma maneira ou de outra?” -ARQUEOLOGIA PATRIMONIAL : O PENSAR DO CONSTRUIR.

Ademais, se a en:Biblical Archaeology Society, incluindo a en:Biblical Archaeology Review está categorizada entre os mais renomados ramos da ciência social, e suas descobertas estão expostas nos mais famosos museus do mundo inteiro, porque não haveria de ser uma "ciencia social"? Marcos msg 00h36min de 23 de Novembro de 2007 (UTC)

Descobertas relevantes[editar código-fonte]

A Urna de Thiago, encontrada em 2002, objeto de polêmica desde o seu descobrimento, após muita batalha judicial, de muitas análises e pareceres dos especialistas, foi finalmente reconhecida como legitima. A revista "Isto É", edição 2140, de 12 de novembro de 2010, traz uma matéria intitulada: "Peritos negam que ossuário de irmão de Jesus seja falso".--TheCamellon (discussão) 11h02min de 5 de outubro de 2011 (UTC)[responder]