Discussão:Auschwitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Estrela de artigo destacado Auschwitz é um artigo destacado; o que significa que ele (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Destaque na Página Principal Este artigo figurou na página principal da Wikipédia lusófona como artigo destacado entre 23 e 30 de setembro de 2019.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
30 de janeiro de 2005 Candidato a artigo destacado Promovido
25 de junho de 2009 Revalidação de artigo destacado Despromovido
2 de agosto de 2019 Candidato a artigo destacado Promovido
Estatuto atual: Artigo destacado

Infoboxes[editar código-fonte]

Procurei e não encontrei nenhuma regra de etiqueta que proíba mais de uma infobox no mesmo artigo. No caso do presente as duas infoboxes falam sobre temas diferentes, a primeira é sobre campos de concentração e a segunda sobre Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma complementa a outra. Não vejo motivo de remover a segunda já que a maioria das páginas que contém alguma construção ou maravilha natural listada na UNESCO possuem tal infobox, e algumas, duas infoboxes. Doutorgrillo (discussão) 19h00min de 4 de outubro de 2013 (UTC)

Discordo, principalmente pelo fato de que a inclusão daquele caixote é simplesmente porque o colega tem se dedicado a a esse assunto e me parece, portanto, querer enfia-lo em todo lugar, à revelia de sua necessidade ou não. Não fiz este verbete todo, trabalhando dias e dias em seu layout e sua melhor apresentação, para ele ser destruido por um "caixote jogado de qualquer maneira no meio da sala" ( expressão que tenho aqui pra layouts feitos"nas coxas").

A infobox existente, que foi especialmente criada para ele, engloba tudo, por isso mesmo. Temos tbém uma repetição, a imagem do seu novo caixote já existe na galeria, é repetida. De maneira entretanto a chegar a termos, ou seja, mantendo o tal novo caixote, o transportei (sem foto) para o fim do artigo, como em vários deles da Wiki-en é feito, quando já existe outro infobox no alto da pagina, de maneira a deixar "respirar" melhor o verbete em seu começo, sem o acumulo de infoboxes. De qualquer maneira, a tal infobox enfiada por vc continua no verbete, mas em outra posição. Sds MachoCarioca oi 00h35min de 11 de outubro de 2013 (UTC)

Bombardeios[editar código-fonte]

Pessoal, quanto aos aliados não terem bombardeado auschwitz II, talvez temos que rever pois temos fotos na NET com bombas sendo lançadas sobre o campo, e várias crateras... 200.203.6.146 (discussão) 22h29min de 15 de maio de 2014 (UTC)

Essas fotos se referem a Auschwitz III, que foi sim bombardeada em 1944, como consta no texto. Não há registro academico de bombardeios a Auschwitz II; se por lá caiu alguma bomba durante algum destes bombardeios ao III, foi por engano, nunca foi alvo nem missão especifica. MachoCarioca oi 07h25min de 16 de maio de 2014 (UTC)

Amigo, as fotos são de bombas direcionadas a Auschwitz II, veja: nizkor.org 189.31.223.75 (discussão) 03h07min de 20 de maio de 2014 (UTC)

Informação dúbia na infobox[editar código-fonte]

Ola, na infobox sobre o Campo de concentração e extermínio é dito que os soviéticos o operaram após a segunda dando a entender em primeiro momento que utilizaram como campo de concentração e extermínio por décadas, no entanto como é posto no próprio artigo foi operado por por 2 anos como campo de prisioneiros de guerra e então desativado por completo. Sugiro que ou seja retirada a menção aos soviéticos ou adicionada uma observação na infobox.

Ademais achei vários trechos do artigo que não são cobertos pelas fontes dadas creio que a condição de artigo em destaque deve ser avaliada. Leo Stüker 12h05min de 24 de setembro de 2019 (UTC)

@Leo stuker: Yes check.svg Corrigido o dado da infobox. Sobre os "vários trechos do artigo que não são cobertos pelas fontes", sugiro que aponte cada um deles, por favor. Chronus (discussão) 06h26min de 26 de setembro de 2019 (UTC)