Discussão:Avião

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Avião é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Alguns pontos a serem esclarecidos sobre as imagens:

  • A posição do vião - “voando e sai da tela” ou – não é importante, isto fica ao critério do autor, porque:
  1. Das das quais eu era ou luca leitor – Aero Maga d+, Revue, Flap Magazine, Flying e Airlines – todas elas ora ou meia colocam uma imagem de uma aeronave saindo para fora da tela.
  2. O fornecidas.
  3. Inverter as imagens duplicam imagens que acabam ocupando mais espaço dos HD da Wikipédia Foundation. Além disso, é sempre melhor usar a imagem original.
  4. Veja en:Boeing 767, fr:Template:Aéronautique, es:Template:Aviación e en:Concorde para exemplos.
  • Isto vale também para o posicionamento das imagens – variada ou todas em um canto da tela. Isto deve ficar ao gosto do autor, porque:
  1. Cada autor tem sua opinião. Eu não gosto quando os aviões mostrados nas fotos mostram tendência a "chocar-se", entrar em rota de colisão, na tela.
  2. O que importa é a qualidade das informações fornecidas.
  3. Cada autor têm seu estilo. O Usuário:Campani, por exemplo, criou Pelotas e Exploração espacial – alguns reclamaram do posicionamento de suas imagens, mas nem por isto estes artigos deixaram de ser destaque por causa disso.
  4. Veja en:The Ashes, de:Canadian Pacific Railway, en:Boeing 767 e en:Canada para exemplos.

Leslie Msg 03:13, 21 Julho 2005 (UTC)

olá, apesar de usualmente o termo "peso" ser aplicado nessa situação o termo correto é "denso", visto que o ar de todo o planeta é muito mais pesado que uma simples aeronave, são milhões de toneladas.
O que faz um avião cair se não tiver propulsão é sim sua densidade. diferente de um balão que é menos denso (na média) que o ar atmosférico
Acho importante principalmente por se tratar de uma enciclopédia que o termo correto seja colocado pelo menos entre parênteses como eu fiz.sidis 18:24, 29 Julho 2005 (UTC)

Reversão de 4 de novembro, 19 horas UTC, realizada por parcialidade. Leslie Msg 19:38, 4 Novembro 2005 (UTC)

Just for your info, I used the alta vista Babel Fish Translation service to make this into an English article. Thanks! Zotel

Apenas para seu info, eu usei o serviço de tradução dos peixes de Alta Vista Babel fazer este em um artigo inglês. Obrigado! Zotel

Introdução[editar código-fonte]

"O avião é uma aeronave mais pesada que o ar. Uma aeronave é um avião quando possui..."

Essa introdução está meia estranha, não? Informação cíclica, A pertence a B e B pertence a A, mas pelo que tá na predefinição as duas coisas não são iguais. Como não entendo muito do assunto fica só meu comentário. --Asmactic 02:41, 18 Dezembro 2005 (UTC)

"como eh possível o ar passar mais rápido por sobre as asas se o próprio ar gera a sustentação do avião..."

Telegrama de 1903[editar código-fonte]

A quem possa interessar, encontrei na Biblioteca do Congresso Americano uma imagem do telegrama de Orville Wright para o Bispo Milton Wright anunciando o sucesso do primeiro vôo.

http://memory.loc.gov/cgi-bin/ampage?collId=mcc&fileName=061/page.db&recNum=0&itemLink=r?ammem/mcc:@field(DOCID+@lit(mcc/061))

Leandro Michelsen (discussão) 14h41min de 13 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Sustentação[editar código-fonte]

O artigo sobre a sustentação não me parece correto, pelos seguintes motivos:

- Uma asa não necessita ter uma diferença de comprimentos entre a parte superior e inferior para gerar sustentação, inclusive alguns aviões possuem asas simétricas.

- O empuxo é gerado por ação e reação. A asa, devido ao ângulo de ataque, deflete o fluxo de ar para baixo e o ar gera uma força no sentido contrário, para cima. Vide este artigo da NASA, que explica de forma sucinta: https://www.grc.nasa.gov/WWW//K-12/Summer_Training/Elementary97/planearticle.html#:~:text=Air.,equal%20and%20opposite%20re%2Daction.

- A velocidade na parte de cima da asa é maior que na parte de baixo, sendo que o artigo de informa incorretamente que as velocidades são as mesmas. Procure por "Airflow across a wing" Cambridge University no youtube.

- A explicação dada, de que as moléculas não tem pressão suficiente para retornar ao perfil é incorreta, na verdade isso ocorre em um fenômeno chamado de "stall" (vide https://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o), o que provoca uma região de alta pressão em cima e o avião perde sustentação.