Discussão:Barlavento e sotavento

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

==Orçar e Arribar ==

Orçar e Arribar são termos náuticos que se referem a direção que um barco segue ao ir para o lado de onde ou para onde sopra o vento, respectivamente.

Chama-se Orçar o movimento feito por embarcações movidos a vela ao se aproximar de barlavento e se afastar de sotavento.

Chama-se Arribar o movimento feito por embarcações a vela ao se aproximar de sotavento e se afastar de barlavento.

Barlavento e Sotavento[editar código-fonte]

Num intendi. Sô burro? Ou está muito mal explicado. Ou está bem explicado desde que se conheçam termos náuticos. Revisem que ainda quero entender.

Zephynelsson Diz! pronunciou-se às 16h01min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Não precisa mais. Em inglês, wk:en:Windward and leeward está bem explicado.

Zephynelsson Diz! pronunciou-se às 16h03min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Simples: orçar é quando o barco vai em direção ao vento, dentro de 180 graus de onde o vento VEM, arribar é quando o barco vai a favor do vento, nos outros 180 graus.

O desenho está confuso, embora sotavento e barlavento sejam opostos. Deveria existir somente a seta referente ao vento e outros símbolos para indicar os lados do barco que, temporariamente, estão por barlavento e sotavento. Para facilitar a compreensão, se você estiver "mareado" ou enjoado e precisar vomitar, faça pela borda de sotavento ou, caso contrário, receberá tudo de volta no seu rosto.

Esses eventos climatológicos são aplicados na climatologia, pois sua ocorrencia, dependendo da geomorfologia do terreno, pode provocar mudanças sérias de clima, como umidade e temperatura.Normalmente os países que possuem altas altitudes são acometidos por esses fenomenos e tem nomes regionais para os mesmo, mas existe um que é mais universal chamado de efeito de Föenh, conhecido pela meteorologia,climatologia e a geografia.Há controversias sobre sua ocorrencia em países que não possuem montanhas com grandes altitudes, mas há evidencias de sua ocorrencia numa região do Brasil, o nordeste, no estado da Paraiba na microrregião do Curimataú.