Discussão:Biogás

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há erros e falta texto[editar código-fonte]

O texto erra quando diz que temperaturas acima de 45° são ruins.Na verdade, biodigestores ditos termofílicos, operam com maior velocidade que os normais, os ditos mesofílicos.A 70°C, a biodigestão acontece mais de 6 vezes mais rápida que a 30°C.O vinhoto da cana-de-açúcar é rapidamente fermentado desta maneira.

O biogás é produzido por duas fermentações, que ocorrem no mesmo biodigestor, ao mesmo tempo por duas classes de bactérias diferentes.Na natureza, elas são simbiontes.A primeira é a fermentação acética.As bactérias fermentam a materia orgânica até chegarem ao ácido acétrico.Depois, as bactérias metanogênicas fazem a segunda fermentação, que usa basicamente o ácido acético deixado pelas outras bactérias e que seria tóxico para elas. Esta simbiose pode ser assim descrita: Bactéria acética>Fermenta a matéria orgânica, a CO2 e ácido acético.O ácido acético é ruim para esta bactéria. Bactéria metanogênica>Transforma o ácido acético em metano e CO2. O produto final, destas duas fermentações, o metano pode ser assim resumido em origem, por esta equação química: C6H12O6 ----> 3 CH4 + 3 CO2. Daltonagre (discussão) 12h25min de 14 de Abril de 2008 (UTC)daltonagre

Tem fontes fiáveis ? Tumnus msg 12h29min de 14 de Abril de 2008 (UTC)


Caro Daltonagre. No texto sobre Biogás não é falado que temperaturas acima de 45° são ruins, e sim: Em ambiente mesofílico as temperaturas ideais são até 40°C; o texto da Wiki não está errado, está até melhor que antes. Sobre ambientes termofílicos, sim, são eficientes para alguns substratos, inclusive lixo orgânico. A desvantagem do sistema termofílico para alguns substratos é o alto consumo de energia e também custos de equipamentos. A melhor maneira é fazer um estudo de viabilidade técnico econômico dos processos de produção de biogás e definir o método a ser aplicado. Sobre o seu texto "O biogás é produzido por duas fermentações..." há vários erros, inclusive de digitação: ácido acétrico é Ácido acético. O mais correto seria alterar a frase:"O produto final, destas fermentações, o chamado biogás, é composto por vários compostos químicos, principalmente metano e gás carbônico.

Um exemplo de site da wikipedia sobre isto[editar código-fonte]

O site http://pt.wikipedia.org/wiki/Biogasifica%C3%A7%C3%A3o tem coisa de interesse sobre este assunto. ----daltonagre

De novembro para cá, uma turma, vinda não sei de onde, resolveu editar o artigo e o resultado é a bagunça que ali está. Em vez de se inteirarem dos procedimentos de diagramação e do WP:LE, preferem fazer experiências no artigo, inserir imagens cortando texto e em tamanho inadequado (algumas violando direitos autorais), etc.

O resultado é o que se vê, uma verdadeira bagunça.

Peço a um editor experiente que entenda do assunto que tente arrumá-lo (se a turminha do fundão aí se comportar), inclusive verificando a validade das fontes citadas.

Yanguas diz!-fiz 12h58min de 8 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]


Desculpe senhor Yanguas, a idéia em momento algum foi bagunçar o artigo e sim corrigir e adequar a linguagem de forma correta para a compreensão de um maior número de pessoas. Tenho formação e conhecimento nessa área e minha intenção foi repassar o conhecimento. Infelizmente não tenho conhecimento em diagramação, editoração, etc, e as alterações foram feitas tentando seguir as instruções, que por sinal não estão expostas de forma muita clara, talvez por isso, os inconvenientes. No momento não estou mais alterando este artigo, mas gostaria que ele fosse publicado da forma adequada, inclusive com as figuras corretas.