Discussão:Botafogo Futebol Clube (Ribeirão Preto)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Deveriar deixar o texto abaixo (Pantera das americas), pois a história narrada é mais fiel que a atual.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 200.100.207.72 (discussão • contrib.) 23h44min de 15 de fevereiro de 2010

O texto colocado no artigo é cópia, o que não está de acordo com a política da Wikipédia, que não aceita conteúdo copiado de outros sites, pois trata-se de violação dos direitos autorais. Jeferson msg 20h39min de 16 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Amigão. Acrescente nesta lista o jogador Lucas (defendeu a seleção com Luxemburgo se não me engano na copa américa de 1999) Paulo Cesar, ponta direita e Paulo Egidio, Também foram convocados.

Esta frase ja esta sendo motivo de pesquisas entre os Botafoguenses de Ribeirão, até mesmo entre dirigentes ligados a ele. Ja esta em andamento no clube pessoas tentando achar nos documentos do clube essas afirmação abaixo. Se não encontrarem, esta frase será excluida para sempre. A frase abaixo se fosse oficial, jamais começaria dessa forma. "Nas primeiras decadas o botafogo..." E sim. "O Botafogo do Rio de Janeiro..." ou seja, o texto parece deslocado ou acrescido décadas depois.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de mostrar que artigos referentes ao Botafogo do Rio, tem afirmado que todos os clubes chamados Botafogo foram inspirados no time do Rio, o que não é verdade.

Por favor, esclareça seu argumento a respeito das 'décadas'. Não acredito que qualquer pessoa seja capaz de entendê-lo do modo como está escrito.
De qualquer maneira, parece-me razoável que o texto presente aqui na Wikipedia seja aquele embasado por fontes confiáveis, dentre as quais o site do próprio clube parece ser um exemplo óbvio. Se o texto oficial está em disputa, cite uma fonte deste fato; não torne essa página um espelho de conjecturas de sua autoria.187.126.16.137 (discussão)
Ninguem merece esclarecimentos quando se esconde atrás de um IP.
Quem merece esclarecimentos são os leitores deste artigo. O serviço desta página deveria ser a informação imparcial, e não uma tentativa risível de reescrever a história do futebol.
Até pensei em editar a página para mencionar o fato óbvio de que clube carioca homônimo, então denominado Botafogo Football Club, já era um clube de projeção nacional, por ter ganho sucessivos campeonatos estaduais e ser sediado na capital nacional. Mas não vou fazê-lo pois sei que há alguém, quase certamente associado à administração do clube, encarregado de desfazer edições que tornem o artigo mais coerente com o bom-senso e com a história do futebol. Ganha o bairrismo, perdem os leitores. 177.208.20.152 (discussão) 00h52min de 5 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Mudei o texto do artigo, que, além de conter texto parcialmente copiado de http://www.botafogosp.com.br/index/botafogo/id-170/historia, alegava que o clube não se inspirou no Botafogo FR ao criar seu nome, quando, no próprio texto do link, verifica-se que: "Nas primeiras décadas do século, o Botafogo do Rio de Janeiro era um dos clubes mais famosos do Brasil e todos concordaram em homenagear o time carioca na hora de batizar a nova associação."

Inspiração do nome Botafogo[editar código-fonte]

Gostaria de alertar que conheci uma pessoa que já faleceu com avançada idade e que morava em Ribeirão Preto.

Contou-me ele que o nome do clube que se chamou Botafogo foi devido ao grande prestígio que gozava na época o Botafogo da cidade do Rio de Janeiro, a capital do país. Naquela época o Botafogo do Rio ganhava todas as competições inclusive as internacionais e vários clubes de outras capitais o homenageavam colocando o seu nome em seus próprios clubes que fundavam e, foi assim que nasceu o Botafogo de Ribeirão Preto com nome inspirado no clube carioca. Hoje tentam contar outras histórias inventadas devido a rivalidades regionais tolas que falseiam a verdade. É isso. Roberto Gustamante, torcedor do São Paulo Futebol Clube.


Então o Botafogo carioca com menos de 20 anos de existencia ganhava competições internacionais? Era conhecido no Brasil todo pois ganhava tudo? Então os documentos do clube de Ribeirão não diz a verdade?
Ora, esta lá no clube Botafogo os documentos para quem quizer ler. A única exceção é esta frase que consta no site do clube e que por isso levantou essa questão. O atual presidente do Botafogo em exercício Gilberto PInhata ja disse que ouviu essa história e que no Botafogo por enquanto, não encontrou nada que confirme tal homenagem, apenas palavras. Também foi questionado o motivo de tal afirmação estar narrada no site do clube. Disse que irá averiguar.
Sim, o clube era conhecido brasil afora e isso também é documentado. Lembro-o de que, à época, o Estado da Guanabara -- hoje Rio de Janeiro -- era a capital do Brasil. Os clubes daqui eram conhecidos sim, inclusive no interior de São Paulo.
Dito isso, quem tem que provar que não há relação alguma entre os dois nomes -- por mais que seja uma inspiração mínima e não-oficial -- é quem alega, no artigo, categoricamente, que NÃO HOUVE INFLUÊNCIA. Sugiro retirar essa frase, em nome da imparcialidade, e esperar até que algum documento prove de fato alguma coisa.
Como podem ler o texto foi auterado. Acrescentei novo texto baseando me nas descobertas feitas por Márcio Javarone, atraves de pesquisas mais aprofundadas sobre a fundação do Botafogo FC que ele realizou nos ultimos anos. Suas pesquisas além de confirmarem o que todos os torcedores do Bota ja sabiam, ainda acrescentou outros 3 motivos para que o nome escolhido fosse o atual. Descobriu se também que de fato o Botafogo carioca ja era conhecido por causa de um atleta ribeirãopretano que defendia o clube carioca, mas que não houve "homenagem" e sim uma consequencia do momento em que vivia a cidade pelos fatos narrados na "história" do clube.