Discussão:Brasília/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1

Quem presidiu a novacap nao foi o Israel Pinheiro? Vejam o link: http://www.pioneirosdebrasilia.com.br/israel.htm O Niemeyer talvez tenha presidido a Novacap antes do Israel.

Mudando de assunto, a pagina de Belem esta muito bem feita.

Como não se pode evitar a chegadas de "populares" para se estabelecerem na nova capital, construiram a cidade de Planaltina para classe baixa. Tanto que a cidade, além de ser a mais antiga do DF, fica a 60km do Plano Piloto.


Opinião de anônimo

Caros, o PIB do DF está desatualizado, assim como o PIB per capta. Já estão disponíveis os valores do IBGE relativos ao ano de 2005 (Dados de 2007) e o PIB passou de R$ 80 bilhões, ficando o per capta acima de R$ 34 mil.

Cultura

Na cronologia musical de Brasília, o choro aparece bem antes das demais manifestações musicais citadas no texto. Já na década de 70, era comum ouvirmos choro nos bares da Asa Norte, perto da UnB, tocados por frequentadores, amadores, e até por artistas renomados. Em 1971, vem para Brasília, Valdir Azevedo, compositor de Brasileirinho e não era muito difícil encontrá-lo tocando. Concordo que o choro tenha se tornado referência nacional, como diz o texto, mais recentemente, talvez nos anos 90, mas antes disso, bem antes disso, ele já se entranhava na cultura popular da cidade e, com certeza, ajudou a formar este notável "jeito" do brasiliense para a música.

Aceito sugestões de como incluir estes fatos no texto, sem mutilá-lo. -- Bear ?

Imprecisões

Sinto-me na liberdade de colocar este artigo para reciclagem. Primeiramente por ser Brasiliense, e depois por conhecer a história e ser defensor da cidade de Brasília e seus habitantes, leia-se "habitantes" e políticos que só mancham a imagem da cidade e nos fins de semana voltam para sua terra natal.

(1) Esta opinião não condiz com a verdade: Como não se pode evitar a chegadas de "populares" para se estabelecerem na nova capital, construiram a cidade de Planaltina para classe baixa. Tanto que a cidade, além de ser a mais antiga do DF, fica a 60km do Plano Piloto. - A cidade de Planaltina já existe há mais de 100 anos e era pertencente ao estado de Goiás. O próprio texto diz que construíram a cidade de Planaltina para abrigar os populares que chegavam a nova capital. Incoerência facilmente identicável já que Brasília começou a ser construída nos anos 50. A cidade de Planaltina não fica a 60km do Plano Piloto e sim a 40km. A cidade que fica a cerca de 60km do Plano Piloto é a cidade de Brazlândia. Uma outra cidade foi criada ao lado de Planaltina-DF, conhecida como Brasilinha (cujo nome oficial é Planaltina-GO), mas a mesma não é a mais antiga do DF e sim a própria cidade de Planaltina-DF.

(2) O Texto diz que tem 625.000 habitantes na área urbana e 2,21 milhões no Distrito Federal. - este texto dá a impressão que existem 2.826.000 habitantes no DF, deixando uma dupla interpretação a ser desvendada. Na verdade 2,21 milhões é o total da população do DF. E que negócio é esse de 625.000 habitantes na área urbana, então mais da metade estaria na área rural?

            • Diante destes fatos modificarei o texto e colocarei em reciclagem ******************


"Avião"???

Por que a legenda "avião" abaixo da foto do Congresso Nacional??? Se a foto mostrasse o "Plano Piloto" tudo bem, mas a legenda "avião" abaixo do "Congresso Nacional" não faz sentido. John Paul 20:30, 23 Julho 2006 (UTC) 17:48, 23 Julho 2006 (UTC)

Em uma versão mais antiga deste artigo eu vejo que está escrito "Congresso Nacional". O espaço é reservado para apelido da cidade como Caieiras também chamada de Cidades dos Pinherais. Não sei se o termo Avião, associado a forma geográfica do plano piloto seja o mais indicado. --OS2Warp msg 18:50, 23 Julho 2006 (UTC)
Parece mais adequada a legenda "Congresso Nacional" John Paul 20:31, 23 Julho 2006 (UTC)
Caros amigos, está havendo uma pequena confusão aqui! Podemos corrigi-la. Aquele espaço da legenda é para se colocar um "apelido" da cidade a que se refere a tabela e o artigo; logo, não é coerente mantermos a legenda Congresso Nacional. Essa incoerência aconteceu porque a foto usada para ilustrar o espaço de Brasília foi o Congresso, uma das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer que compõem a cidade; propositalmente a mais monumental, porque representa o senado e a câmara de deputados, que, por sua vez, deveriam representar o povo. O que temos que fazer é mudar a foto, possivelmente para uma visão mais ampla da cidade ou para o próprio desenho do urbanista e planejador da cidade Lúcio Costa, o chamado "plano piloto", este, sim, que gera a história de a cidade ter forma de avião (embora o próprio urbanista não concorde/asse com isso; portanto, não acho esta "alcunha" tão pertinente à cidade. Curiosamente, Brasília tem umas mil alcunhas! Como é uma cidade nova e realmente diferente (tem uma arquitetura futurista e um plano urbanístico único), causa surpresa e estranhamento a diversos visitantes, por isso muitos intelectuais, artistas etc. já a apelidaram de alguma coisa. As alcunhas sempre seguem assim: Brasília, cidade (d)isso, cidade (d)aquilo. Uns já chamaram-na Cidade Jardim, porque Brasília é muito arborizada; outros Cidade Branca, devido à arquitetura de Oscar Niemeyer (os fãs de Tolkien chamam Brasília de Minas Tirith, enquanto São Paulo seria Mordor!). A mais comum, porém, é Brasília, Cidade do Futuro, devido a um discurso de Juscelino Kubitschek e devido às formas sem paralelo da capital. Também há a alcunha "Cidade da Alvorada", por representar uma nova alvorada para o Brasil, como dizem os hinos de Brasília e a música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes (a "Sinfonia da Alvorada"). Outra alcunha muito importante é "Capital da Esperança", que vem do hino não-oficial de Brasília (na época da construção da cidade, as pessoas preferiram este hino ao oficial, o que o tornou mui famoso). Bem, caros amigos wikipedistas, cruzados do conhecimento!, ;-), devemos corrigir esta pequena confusão, não? A mim, me agrada "Cidade do Futuro", "Cidade da Alvorada" e "Capital da Esperança"; todas elas são boas e fiéis, embora prefira a primeira. Vocês, o que acham? Bem, Vou começar procurando uma foto mais adequada que a do Congresso Nacional, que, apesar de bela, não representa totalmente esta cidade. Abraços. Fernando Maia Jr. 20:20, 27 Agosto 2006 (UTC)
Valeu pelos esclarecimentos, Fernando. Bom, de minha parte, apesar de você ter mencionado que o próprio urbanista da cidade , Lúcio Costa, não concordava com o epíteto "Plano Piloto", é inegável a semelhança entre o desenho daquela parte principal da cidade a que se atribui o apelido e o formato de um avião. Acho muito pertinente, sim, o apelido "Plano Piloto" para Brasília, pois, além de ser de longe aquele pelo qual a cidade é mais conhecida, aquele que é o mais popular (no meu entender), depois de externada, com o devido respeito ao grande urbanista que projetou essa capital que eu tanto gosto, depois de externada uma idéia, ela geralmente tem de se submeter às interpretações alheias. Portanto, eu gosto da alcunha "Plano Piloto". É a minha opinião. Acrescente-se a isso o fato de que os apelidos que você mencionou, "Cidade do Futuro", "Cidade da Alvorada" e "Capital da Esperança", apesar de eu concordar que todos se adequam à cidade, não acho que a individualizam, pois não me parece serem tão populares como o que faz referência à idéia de um avião. Abs.John Paul discussão

Brasília - Capital do Brasil (e não do DF!!!)

Corrigi um erro crasso logo no início deste artigo! Brasília é capital somente do Brasil. O território que ela ocupa, o Distrito Federal, como todo distrito desta natureza, é uma espécie de "estado", porém de caráter federal. Não tem lógica falar que Brasília é capital de um país e de seu distrito federal; aliás, não só não tem lógica, como está errado. Ponho esta nota aqui para que outros amigos wikipedistas estejam atentos. Respeitosamente. Fernando Maia Jr. 19:28, 27 Agosto 2006 (UTC)

O que aconteceu?

Por que não tem nada, só transportes, na página de Brasília? Eu não sei usar esse negócio, mas alguém reverta a página, por favor. Tem esse artigo em um monte de línguas e justamente a em português tá desse jeito?

Tem havido muito vandalismo em relação a este artigo. Mas já foi corrigido. :-) Fernando Maia Jr. 13:43, 31 Agosto 2006 (UTC)
Quando entrei o artigo tinha sido quase todo apagado. Como sou novo por aqui, e não sou muito familiarizado com o uso da WP, limitei-me a recompor o básico do que estava escrito antes desse último fazer o desastre. Antônio Mariz 03:07, 12 Setembro 2006 (UTC)

Plano Piloto

Não seria melhor criar um artigo somente para o plano piloto? afinal, Brasilia abrange não somente o Plano Piloto, mas também outras 25 regiões administrativas, como Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, etc.

Saudações, amigo! (Que não assinou o texto! ;-)) Essa história ("O que é Brasília") dá pano pra manga! :-) Sobre ela todos têm um pouco de razão. Até pode-se criar um artigo "Plano piloto", mas ele não seria mais apropriado para falar da capital do que o nome Brasília em si, porque é um referência que é, apesar de clássica entre os habitantes da cidade, errada, pois "plano piloto" é apenas o projeto que guiou a construção de Brasília. É válido, sim, fazer todas as considerações acerca disso, mas neste artigo, porque "Brasília" é o título mais seguro.
Você diz que o nome Brasília faz referência a todo DF. De fato, este nome se confunde com o DF porque o DF é uma espécie de estado-município, e quando se referem a esta área do Brasil do ponto de vista estadual, trantam-na como DF e, do ponto de vista muncipal, como Brasília. (Vejamos as próprias estatísticas do IBGE.) Tanto é que o DF não está dividido em municípios, mas em regiões administrativas (25! Como se multiplicaram, não?!).
Assim, para se tratar de toda a área distrital, como se fosse um estado, basta o artigo Distrito Federal, nome mais apropriado e seguro para esta idéia que vc lançou. Sobre a principal área do DF, inclusa na Região Administrativa I (que, por sinal, chama-se Brasília! ;-)) nenhum título será mais conveniente que o verdadeiro nome da cidade e capital do Brasil.
Cordialmente. :-) Fernando Maia Jr. 01:07, 26 Outubro 2006 (UTC)

Bandeira e Brasão

A bandeira o brasão da foto são do Distrito Federal, certo? Acho melhor rever isso.

--Nilton Aguilar deCosta 18:49, 10 Novembro 2006 (UTC)

Além disso, Brasília não é município e nem o Distrito Federal é estado. A Predefinição Municípios do Brasil não cabe aqui.
Black Condor 18:04, 17 Fevereiro 2007 (UTC)

Brasília município não dá...

Eu sei que deve ser por causa do template de município que isso deve ter ficado assim porém acredito que isso possa induzir ao erro muitos estudantes e causar surpresa para muitos conhecedores do assunto. Acho que seria interessante modificar isso com certa urgência pois com certeza é um artigo bem acessado

Nesse artigo, Brasília se refere à RA I, que é a Asa Sul e Norte, SMU, Vila Planalto, etc.. Ou seja a capital do país.

Achei estranho colocarem no artigo Brasília a população de mais de 2.300.000 de habitantes, a área de mais de 5.000 km2, o idh mais baixo, etc. Esses são dados do Distrito Federal. O Distrito Federal envolve tudo o que nele está, ou seja, as atuais 29 regiões administrativas, inclusive Brasília. Brasília não é uma cidade e sim uma região administrativa do DF. Então ao dizer Brasília, estamos nos referindo à RA I, que é a Asa Norte, Asa Sul, Praça dos Três Poderes, Vila Planalto, Vila Telebrasília, SMU, etc, etc e etc... (Obs.: o Sudoeste-Octogonal se tornaram regiões administrativas e não fazem mais parte da RA I). Como o próprio artigo diz, esses lugares é que são Brasília. Brasília é formada por esses lugares. Mas os dados como população, idh, área, etc., são do DF em geral incluíndo Brasília. Brasília não tem mais de 2.300.000 habitantes e sim aproximadamente 200.000 habitantes. A população restante faz parte das outras RA's. Peanno (DctribAElogsBMF)

Reverti sua edição pois ela é uma mudança muito grande para ser feita sem antes uma discussão sobre o assunto. Uma discussão interessante sobre o assunto pode ser encontrada em http://www.geocities.com/augusto_areal/brasilia.htm.
O artigo é sobre o município de Brasília, então quanto a isso não creio que há dúvidas. O DF é formado por um único município, Brasília, que ocupa toda a área. As RAs não são emancipadas administrativamente, então não existem como municípios. Nada impede (na verdade, deveria existir) o artigo sobre a RA de Brasília. Isso resolveria, concorda? Mateus Hidalgo diga! 00:02, 15 Março 2007 (UTC)

Olá! Moro em Brasília (na Asa Norte! porque muitas pessoas ainda falam que moram em Brasília mas na verdade moram em alguma outra RA) e aqui cada RA tem um administrador. Todas fazem parte do DF. Mas cada uma tem sua administração, é independente, tem seus próprios dados sociais, etc. Esse artigo então seria sobre Brasília, a RA de número 1. As outras cidades do DF não podem ser Brasília sabe porque? Porque não fazem parte do projeto original da cidade. Por causa de alguns políticos recentes, Brasília ganhou vários migrantes. Eles não tinham para onde ir e foram para outros lugares isolados. Esses lugares eram irregulares até que se tornaram RA's. Então Brasília é uma coisa. Taguatinga por exemplo é outra. Muitos dizem Brasília para referência. Mesmo porque se você disser em outro lugar: eu moro em Taguatinga-DF, poucos vão saber onde é isso. Enfim, todas as RA's são cidades do DF, obviamente como Brasília, cidade que tem inclusive apenas 200 mil habitantes! É pouco mas é isso aí! Os mais de dois milhões incluem todo o DF, obviamente assim como Brasília. Infelizmente muitos ainda tem dúvida sobre essa questão. Mas o importante é discutirmos para divulgarmos o que é realmente Brasília para o resto do Brasil!

Segundo a Constituição Federal, Capítulo V, Seção I, Art. 32: "O Distrito Federal, vedada sua divisão em municípios, reger-se-á por lei orgânica...". Portanto, não existe município algum no DF, apenas regiões administrativas sem autonomia eleitoral. Pela Constituição, Brasília é capital federal, e pela legislação distrital, a RA I é chamada de "Brasília". Tendo em vista esse embasamento legal, penso que o artigo (e a predefinição) deveriam se limitar à RA I, o único local denomimado "Brasília" pela legislação. Black Condor discussão 13:16, 31 Maio 2007 (UTC)
Concordo com a opnião acima. Segundo a Constituição Federal de 1988, a república Federativa do Brasil se divide em estados, municípios e Distrito Federal que é uma estrutura especial pois tem assegura pela Carta Magna, todas as prerrogativas de um estado cumulativamente com as prerrotivas de um município. Portanto é um ente diverso e o único estabelecido na Federação que forma o Brasil. Brasília, na forma legal estabelecida, é apenas uma divisão administrativa (chamada RA I) do DF. - FORTES 17:53, 1 Junho 2007 (UTC)

Mais fotos

O artigo atual está bom, mas seria ainda melhor com mais fotos, de outros lugares da cidade, não só os monumentos. Mais informações também seriam uma boa pedida.

O DF não tem nenhum município

Segundo a Constituição da República, o Distrito Federal é um membro autônomo da Federação; e não tem municípios. Brasília não é município. Brasília é a Capital da República.

Quanto à administração

Quanto à administração de todo o DF, Brasília é apenas a Asa Sul, Asa Norte, SMU, Praça dos Três Poderes, Vila Planalto, entre outras minorias. Portanto, obviamente, acredito que o artigo deve ser mudado. Ceilândia, Taguatinga, etc., não podem ser consideradas Brasília porque tem sua própria administração, não são municípios, mas regiões administrativas, mesmo por causa da distância. Lago Sul, Sudoeste-Octogonal, Lago Norte, Guará, são também regiões administrativas. Brasília é apenas a referência de tudo.

Brasília (RA-I) difere de Brasília (capital federal e sede do GDF)

Um bom exemplo disso é a postura do DETRAN/DF. O Detran tem postos de atendimento em várias regiões administrativas. Independemente de onde você for, todavia, seu emplacamento vai ser "Brasília - DF", já que no resto do país o mesmo se refere aos municípios e o DF é indivisível. --Andregoes 06h06min de 2 de Setembro de 2007 (UTC)

Exatamente e de qualquer jeito, para limitar Brasília a RA-I precisaremos de excelentes fontes. Algo que nunca é produzido nas modificações sobre esse assunto no artigo.Chico 12h48min de 2 de Setembro de 2007 (UTC)

Brasília: o que é isso?

A discussão quanto aos limites da "cidade" de Brasília não pode ser simplificada com a idéia de que ela é apenas o Plano Piloto, ou este e suas adjacências, ou apenas a área tombada pela UNESCO, pois tais definições são puramente nominalistas, e não levam em conta a complexidade do tecido social e da lógica administrativa da região. Valho-me do importante geógrafo Aldo Paviani, que no livro "Brasília: Controvérsias Ambientais" (Editora Universidade de Brasília), mostra que a Capital Federal é uma cidade polinucleada e segregada, expandida para muito além do núcleo urbanístico e arquitetônico que desde os anos 60 faz parte do imáginário brasileiro: o Plano Piloto de Brasília. Assim, defende o geógrafo, e com ele concordo, que "Brasília deveria ser conceituada como Distrito Federal urbano, ou seja, o conjunto que se formou com o Plano Piloto de Brasília e todos os outros núcleos urbanos anteriormente chamados de cidades-satélites". Para quem não sabe, o termo "anteriormente" foi usado por Paviani, referindo-se a "cidades-satélites", pois essa denominação é considerada discriminatória e conceitualmente inadequada para tratar das regiões administrativas do Distrito Federal para além da Região Administrativa I - Brasília. Um ato administrativo do ex-governador Cristovam Buarque, por exemplo, aboliu o uso da palavra "cidade-satélite" nos documentos oficiais.

Não concordo com o usuário, se for assim pra que servem os nomes das cidades-satélites já que tudo se chamaria Brasília? Seriam apenas bairros? Creio que não. O funcionamento das cidades não funciona desse jeito, cada uma é independente, como se fossem municípios. Taguatinga não é a capital da República, Gama não é a capital da República, Brazlândia não é a capital da República. Taguatinga é Taguatinga, Gama é Gama e Brazlândia é Brazlândia.--Niaboktruk (discussão) 15h47min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)


RÉPLICA ao comentário acima quanto às chamadas "cidades-satélites": esse termo, primeiramente, tem base preconceituosa, pois fixa a idéia das regiões administrativas como cidades-dormitório do Plano Piloto, e não à-toa, pois foram criadas pensando-se exatamente nisso, tendo em vista que JK não queria que os trabalhadores que construiram o Plano Piloto morassem no Plano Piloto, daí a criação de Taguatinga distante. Em segundo lugar, o termo denota uma função de cidade que elas não têm, pois não têm autonomia, constitucionalmente, o DF forma um único município, cuja cidade é "Brasília". Em função desses fatos, para quem não sabe, há quase uma década o então governador Cristovam Buarque decretou que o termo adequado para se referir a essas localidades é REGIÃO ADMINISTRATIVA. Só para comparar: Copacabana é região administrativa da cidade do Rio de Janeiro. Quanto à questão da "independência" citada no comentário, vale reforçar, dentre outras questões, que esta não é significativa, senão, comparando, teríamos de afirmar peremptoriamente que "Vila Mariana" ou o "Brás" são cidades diferentes de São Paulo, pois internamente, no que tange a serviços, são relativamente independentes, e claro que muito mais que qualquer região administrativa de Brasília. Para além de questões históricas e formais como as supracitadas, vale reiterar que o Rio de Janeiro foi capital da República, nem por isso um de seus bairros ou regiões administrativas (como queiram), como Laranjeiras, era capital da República, então, o mesmo raciocínio não caberia para Brasília, isto é, não é por ter essas regiões que elas seriam a capital da República. Devemos evitar que preconceitos "espaciais" se fortalecam em nosso linguajar.--Jaques Jesus (discussão)

Eu tenho que concordar com o Niaboktruk, no Brasil inteiro se entende a "cidade" como a área urbana de um município. Quando se fala em distritos, com raras excessões, aí se refere geralmente a regiões distantes do núcleo central da cidade, mas que não chegam a constituir município próprio.

Porém o Distrito Federal é uma exceção a essa regra, pois não é dividido em municípios, sendo que lá o conceito de cidade não pode estar atrelado ao de município. Quando se fala na cidade de Brasília, geralmente imagina-se o Plano Piloto, não o Gama, não Taguatinga, não Guará...

Não é discriminatório o termo "cidade-satélite", assim como "cidade-dormitório" tb não o é, embora eu não duvido que muitos moradores desses lugares possam se sentir ofendidos, assim como tb muita gente não gosta dos termo favela, subúrbio ou periferia. Porém a Wikipédia não pode ficar presa a esse tipo de eufemismo.

Se Brasília e o Distrito Federal são a mesma coisa, como este artigo sugere, então que se realize a fusão logo. Pois bem, Brasília foi fundada em 1960, porém há núcleos populacionais que já existiam antes disso; Planaltina por exemplo inclusive era município! E o que acontece com a história da cidade de Planaltina então ? É jogada fora ? Pq se Planaltina é parte da cidade de Brasília, então Brasília não pode ter sido fundada em 1960. Ou então se entende que em 1960 foi inaugurado o Plano Piloto (atual RA I, ou seja, Brasília), junto com o ente federativo DF, que é do que deve tratar de verdade esse artigo. Pode-se até substituir cidade-satélite por RA, mas quando se fala de Brasília (e não em DF) está se falando naquela que foi inaugurada por JK, obviamente. Leandro Rocha (discussão) 16h54min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

A primeira foto não está boa

Prezados, a primeira foto que aparece no verbete não é tão boa quanto uma que a substituíra anteriormente. Por que não colocar a foto retirada, mais visível, no lugar desta, que é muito avermelhada? o comentário precedente não foi assinado por Jaques Jesus (discussão • contrib.) JSSX uai 08h51min de 19 de Dezembro de 2007 (UTC)

Parque da Cidade

O Parque da cidade é peça importante no quabra-cabeça turístico da capital federal. Não vejo porque remover sua foto.Crazyaboutlost discussão 15h05min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Crazy, eu só removi a foto porque existe outra imagem igual na mesma seção, na parte de baixo. Dê uma olhada. Abraços. Heitor discussão 17h30min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Proteção

Página protegida devido à guerra de edições entre os usuários Hector e Quintinense. JSSX uai 20h08min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Guerra de edições??? Ora, pelo amor de Deus Fred, foi apenas uma "micro disputa", não havia necessidade para tal. Heitor discussão 21h17min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Status da página "Brasília"

Vejo que a página está excelente. Parabéns para quem colocou a foto nova da "Capital Federal", confere uma visão diferente, moderna e aconchegante da Capital de todos os Brasileiros. A visão panorâmica da Esplanada também é um recurso espetacular. Pena que houve vandalismo. Eu gostaria de ressaltar dois pontos, na parte de Cinema: (1) há mais um filme sobre Brasília, BYE BYE BRASIL. A cidade aparece no final, mas é elemento importante da lógica da trama, enquanto "capital da esperança". (2) O nome de BRENO SILVEIRA está com destaque, mas não há página dele, é preciso tirar esse link inexistente. Esperemos que alguém possa corrigir isso, apesar do vandalismo. Jaques Jesus. o comentário precedente não foi assinado por Jaques Jesus (discussão • contrib.) JSSX uai 11h06min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Uma correlação "Brasília" / "Washington"

Encontrei este trecho na página da Wikipédia sobre Washington, D.C., cidade-irmã de Brasília. Muito curiosamente similar ao processo demográfico em curso na nossa capital, não é mesmo? Tendo em vista esta fase de transição que parece vivermos: "A cidade de Washington e o Distrito de Columbia são co-existentes entre si, governados por um único governo municipal e, por isto mesmo, podem ser considerados como uma mesma entidade administrativa. Isto não foi sempre o caso, porém, visto que outras cidades existiram dentro dos limites do Distrito até 1878, que foram gradualmente fundidas com Washington, DC." Jaques Jesus. o comentário precedente não foi assinado por Jaques Jesus (discussão • contrib.) JSSX uai 11h06min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Corrigidas infrações ao princípio da imparcialidade

Prezados, corrigi os trechos do verbete Brasília que feriam o princípio da imparcialidade. Alguém pode então retirar aquele aviso? Jaques Jesus.

Arbitrariedade e falta de critério na administração da página de Brasília

Eu não entendo muita a política do Wikipedia mas tenho um Guia de Brasília e sempre que insiro o link do meu site algum dos mediadores apaga arbitrariamente.

Se você colocar Brasília no Google verá que o site tem relevância, caso contrário não apareceria em quinto num resultado de mais de 25 milhões de ocorrências.

O fato de ter publicidade não reduz o mérito do guia. É a publicidade que permite ele estar operando e servir a mais de 80 mil pessoas por mês. A definição do guia como SPAM foi arbitrária é sem critério. O site Brasília Meu Amor tem jabá de camiseta, boné e sandálias (ou será que é de graça). O Wikimapia também tem publicidade do Google adsense.

Solicito que tirem o GUIABSB da lista de SPAM e divulgue os critérios adotados pelo grupo que administra a página de Brasília, para que eu possa alinhar a nova versão do guia.

Atenciosamente,

Arthur Cordeiro

O sr. pode concordar ou não mas o critério é não aceitar propaganda. Tumnus msg 13h59min de 28 de Março de 2008 (UTC)

Dois pesos, duas medidas.

Olá Tumnus,

Então retifico o meu tópico anterior de falta de critério para falta de discernimento.

Você pode "concordar ou não" mas não entende o que significa critério.

Um critério (do grego kritérion pelo latim criteriu) é um padrão que serve de base para que coisas e pessoas possam ser comparadas e julgadas. (Wikipédia)

Se você disse que o critério é NÃO ACEITAR PROPAGANDA e permite o Brasília Meu Amor com suas sandálias e o Wikimapia com seu ADSENSE, das duas uma: ou vocês estão favorecendo esses sites ou não possuem discernimento para criticar.

Estou fazendo a nova versão do guia para lançar no segundo semestre e quero alinhar com os critérios de publicidade e propaganda permitidos por vocês.

Quem tem autoridade para me passar isso sem eu precisar cada hora falar com um indivíduo diferente?

Atenciosamente,

Arthur Cordeiro

"Grandes poderes trazem grandes responsabilidades" - Tio Ben.

Pois é, nós não permitimos propaganda. É esse o critério. Tá lá na documentação que você recebeu. Tumnus msg 11h55min de 31 de Março de 2008 (UTC)

Capital

Meu Deus, Brasília não é capital do Distrito Federal. Earphoriadiscussão 19h56min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

Proteção

Página protegida devido à guerra de edição existente. JSSX uai 18h57min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Estarei subindo novas imagens do mesmo ponto de Brasília, de melhor qualidade. Moro em Brasília, a imagem anterior mostra a visão noturna de um entroncamento entre o eixo monumental e a W3, o que, por si só, não quer dizer nada (ou é como colocar como foto-chamada de São Paulo a visão noturna do entroncamento entre a Marginal do Tietê e a Ponte da Vila Maria). Alex Pereirafalaê 19h24min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Brasília, capital do Brasil

Realmente, vejo que o tema (se Brasília é uma cidade dentre outras, como Taguatinga, Guará etc., ou se Brasília e DF têm identidade territorial, governamental e administrativa) é polêmico. Quero dar aqui os meus dois vinténs de opinião:

  • como alguém já ressaltou aqui, a constituição federal proíbe a divisão do Distrito Federal em municípios (art. 32). O mesmo artigo afirma (parágrafo 1.) que o DF exerce as competências legislativas tanto de estado, quanto de município. Por este prisma, é possível afirmar que existe apenas um "município" (entre aspas, claro) que, segundo a constituição federal, abrange todo o território do DF e sobre ele possui jurisdição administrativa. As Regiões Administrativas são apenas isto, regiões administrativas, como as do Rio de Janeiro - que continua sendo uma única cidade, embora possua 34 RAs.
  • a mesma constituição federal afirma que Brasília é a capital do Brasil.
  • por outro lado, a lei orgânica do Distrito Federal afirma que "Brasília, Capital da República Federativa do Brasil, é a sede do governo do Distrito Federal" (art. 6)
  • os Correios usam como "localidade", ao lado de Brasília, outros nomes, como "Lago Sul", "Lago Norte", "Taguatinga", "Guará", "Cruzeiro" etc. Tudo isto para dizer que, ao que parece, para os fins dos Correios, "Brasília" quer dizer apenas Asa Sul e Asa Norte, além da Zona Central (Ministérios, setores comerciais, setores bancários e setores de autarquias) e do Sudoeste.

Pois é, o tema é complicado mesmo. Penso que, pela constituição federal, Brasília e Distrito Federal são a mesma coisa. O problema é que a lei orgânica do DF possui aquele art. 6. Note, porém, que esta última não afirma que Brasília é a "capital" do DF, e sim a sua "sede". Abraços, Gabbhhhein? 19h51min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Testemunho de quem mora em Brasília: para os moradores daqui, Brasília resume-se ao Plano Piloto (Asas Sul, Norte e Área Central). Sudoeste (onde moro), junto com o Cruzeiro e o Octogonal, formam outra administração, assim como Taguatinga, Ceilância, Samambaia, Sobradinho, Candangolândia, Gama... Enfim, são todas essas áreas com Administradores nomeados pelo Governador do DF (que, na contramão da lei, administra de Taguatinga), assim como as sub-prefeituras de São Paulo. De fato, não há municípios no DF. Há apenas Brasília e "cidades satélites" (inclusive o Sudoeste e o Cruzeiro, que fica mais perto da Esplanada que o final das asas). Acredito que o fato de ter Brasília como sede do DF é com relação ao espaço físico, nada mais... É isso. Alex Pereirafalaê 20h05min de 4 de Junho de 2008 (UTC)
O mais imparcial (e portanto, correto) é citar todas estas visões no texto e sempre se referir a qualquer coisa que seja das cidades-satélites ou RAs como "XXX do Distrito Federal", pois estaria correto segundo ambas as versões. Leandro Rocha (discussão) 17h37min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

Confusão - Brasília e DF

Alguns textos, aqui, estão bem corretos. Mas a menção a Brasíliacomo a quarte cidade do Brasil, porque confundem sua população com a do DF todo (E SEU ÚNICO MUNICÍPIO, o de Brasilia), é pemanente confusão em muitos ewsdritos sobre nossa Capital de Lei.

Em Artigonal e em euetunos9@hotmail.com há teses elaboradas pelo grupo de analítica infinitesimal voltado à critica de qualquer confusão encontrada nas "mídias". No Google, podem ser vistas na entrada Euetu Nós.

Joaquim Cruz

* O primeiro atleta brasiliense a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas (Los Angeles, 1984) foi Joaquim Cruz, nascido em Taguatinga, que competiu na modalidade de corrida de 800 metros rasos. O ex-atleta teve a honra de acender a pira dos Jogos Pan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro.
 
artigo.

Removi esse parágrafo devido a controvérsia Brasília-planopiloto x Brasília-todooDF. Penso que só deve constar no artigo o que for relativo apenas a RA Brasília. O resto deve ser movido para Distrito Federal (Brasil), ou para o artigo da RA Taguatinga. Leandro Rocha (discussão) 22h01min de 22 de Novembro de 2008 (UTC)

Discordo, Leandro. As RAs não são municipalidades, de modo que, mesmo que o nome da RAI seja "Brasília", abrangendo o Plano Piloto e outras áreas, não faz sentido excluir uma pessoa que nasceu na área urbana do DF da definição de brasiliense, até porque o mesmo já se definiu assim. Vale retomar o projeto de Lúcio Costa, que deixa bem claro que o Plano Piloto, como o nome diz, é o plano inicial de Brasília. Além do mais, se formos seguir a lógica colocada, teremos de mudar a população de Brasília, pois a RA I mal tem 300.000 habitantes, e também o PIB, e muitos outros dados geográficos, de transporte e mesmo históricos, para não aprofundar muito na problemático que você muito bem lembrou. Ou seja, é melhor repor o parágrafo ou mudar todo o artigo, em nome da coerência. Jaques Jesus (discussão) 18h46min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)Jaques Jesus.

O Mapa do Metrô está Defasado

Gente, o mapa do metrô de Brasília, que aparece na seção sobre transportes, está defasado. Alguém poderia colocar a imagem atual, que inclui Ceilândia e as novas estações do Plano Piloto? Jaques Jesus (discussão) 18h40min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)Jaques Jesus.

Toda a parte de Curiosidades sumiu

Prezados, todo o capítulo sobre curiosidades de Brasília desapareceu, além dos textos, imagens. O conteúdo precisa ser reposto.Jaques Jesus (discussão) 18h53min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)Jaques Jesus

---

Caros, repito, há dias a seção de curiosidades sumiu! Não tem como repô-la? Era uma parte extensa e consistente do verbete. Jaques Jesus (discussão) 13h43min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)Jaques Jesus

  • Seções de curiosidades são desencorajadas pela política da wiki, ver {{Curiosidades}}. Pelo o que vi no histórico a seção de curiosidades foi desmembrada nesta edição. As únicas coisas que não foram incluídas no artigo são :
  • "Ao chegar a Brasília, em 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar para o espaço, disse: "Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra", impressionado pelo modernismo da cidade."
  • "Bernardo Saião, personagem importante para a construção de Brasília, morreu em 1959 esmagado por uma árvore gigantesca, enquanto dirigia um trator na abertura da rodovia Belém-Brasília."
  • E pra mim essas duas coisas não acrescentam em nada para o artigo.
  • Resumindo : está tudo certo. Sem seção de curiosidades, como manda as políticas e recomendações, e toda informação útil foi adicionada ao corpo do artigo nas outras seções.
  • => Rjclaudio msg 14h44min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)

IDH

No site do GDF, diz que o Indice de Desenvolvimento Humano está em 0,936, atualizem, pois já fiz isto só que me "corrigiram". Dálmata (discussão) 22h14min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Foto

Por favor, não coloquem mais essa foto mal tirada da esplanada dos ministeiros não... Estamos representando nossa capital... o.O Se não for pedir muito, gostaria que só BRASILIENSES editassem o artigo de Brasília. o comentário precedente não foi assinado por Lukascm (discussão • contrib.) 04h11min de 18 de janeiro de 2009 (UTC)

Lucas, todos os artigos são abertos a edição por qualquer usuário. Seja ele brasiliense, paulista, rio grandense, carioca, lisboeta ou portuense. Seu pedido é sim pedir muito. Já quanto à foto... deixo esse caso para os editores habituais do artigo. Béria Lima Msg 04h11min de 18 de janeiro de 2009 (UTC)
Lucas, não existe ¨editores habituais" nem desse nem de nenhum artigo da wikipédia, que é editada livremente por qualquer pessoa, como bem grifou a voluntária Béria Lima. Se você tem uma foto melhor, carregue-a por aqui, seguindo as regras e estará bem feito. Só precisa aguardar, pois enquanto está na Página principal, ela fica bloqueada. A idéia é essa mesmo, melhorar sempre o conteúdo da enciclopédia. Nevinho Mande-me uma mensagem 22h10min de 19 de abril de 2009 (UTC)

Lago Paranoá

Informação equivocada! Senhor Administrador ou Senhora Administradora, corrija por favor. O lago Paranoá não fez parte do belíssimo plano de Lúcio Costa, ele foi concebido pela Missão Cruls, que entre 1892 e 1893 demarcou a área do quadrilátero no planalto central do Brasil, onde seria construída a futura capital do Brasil.

O Lago Paranoá de Brasília

No resumo do relatório da comissão de estudos da Nova Capital, apresentado por Luís Cruls, em 1896, o mesmo transcreve trecho de sub-relatório feito pelo botânico Dr. Glaziou: "...Entre os dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes Gama e Paranoá, existe imensa planície sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa; outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos d'água formando o Rio Paranoá; o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas. É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não exceda 500 a 600 metros, nem a elevação de 20 a 25 metros) forçosamente a água tornará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 quilômetros sobre uma largura de 16 a 18"[1]

Nevinho Mande-me uma mensagem 22h42min de 19 de abril de 2009 (UTC)

Latitude e Longitude de Brasília

Por favor, adicionem a latitude e longitude de Brasília, pois não sei como colocar lá no canto direito. As coordenadas são as seguintes: 15º47'S, 47º55'S Obrigado!o comentário precedente não foi assinado por 201.66.154.39 (discussão • contrib.) Heitor pois não? 23h37min de 11 de maio de 2009 (UTC)

Brasília=Bsb

Não sei se o Heitor e o Mateus moram em Brasília, mas eu moro, e, que eu saiba, é de uso comum referir-se à Brasília como Bsb. Assim como se chama São Paulo de sampa, Rio de Janeiro de Rio e assim por diante... Fontes disso, só em sites de aviação (que creio, seja a origem do apelido), mas é de uso corrente entre os brasilienses. Alex Pereirafalaê 13h31min de 26 de maio de 2009 (UTC)

Como este não é um apelido conhecido nacionalmente, achei que o correto seria acrescentar fontes fiáveis para a informação. Porém confesso que exagerei, talvez não seja o caso de apresentação de fontes. Heitor pois não? 17h13min de 26 de maio de 2009 (UTC)

Terceira capital

No texto está dizendo que Brasília é a terceira capital do Brasil,atrás de Rio de Janeiro e Salvador. E Belo Horizonte? E a incontestável São Paulo?--João Vítor Vieira (discussão) 11h06min de 22 de julho de 2009 (UTC)

Salvador foi a capital do Brasil Colônia desde 1549. Em 1763, o Marquês de Pombal mudou a capital para o Rio de Janeiro, que foi capital do país até 1960 - quando mudou para Brasília. O texto fala das cidades que foram as capitais do país, não das maiores capitais dos estados. --Brandizzi (discussão) 17h38min de 22 de julho de 2009 (UTC)

DF é a "grande região metropolitana de Brasília"?

Na seção "História" tem esse absurdo escrito. Que eu saiba, o ente federativo que representa Brasília é o Distrito Federal (já que Brasília não é município), e a região metropolitana de Brasília é a RIDE do DF e Entorno, que engloba o DF e alguns municípios ao seu redor. Não existe algo chamado "grande região metropolitana de Brasília" e se existisse certamente não seria restrita ao DF. Alguém pode fazer o favor de corrigir isso?o comentário precedente não foi assinado por 189.93.254.72 (discussão • contrib.) Heitor pois não? 05h19min de 31 de julho de 2009 (UTC)

IDH

Por qual razão não usamos os dados do Governo Federal ao invés do PNUD, afinal que fonte poderia ser mais fiável neste caso do que o GOVERNO? Dálmata (discussão) 21h32min de 11 de agosto de 2009 (UTC)

  1. Planalto Central do Brasil-Coleção Documentos Brasileiros-Livraria José Olympio Editora-1957, página 331