Discussão:Câmara

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

...indica que se pacificaram os entendimentos sobre a forma preferível. EgídioCamposDiz! 21h28min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

...(ou câmera), em nível de desambiguação.

Caros co-editores,

Deixo aqui registrada para fins de enriquecimento possível — não para incitação a eventualmente inúteis polêmicas — a minha sugestão para o formato preferível deste artigo em nível de desambiguação. A forma que me parece ser mais abrangente e, pois, enciclopédica, é a que se configura na edição seguinte, não apresentada como definitiva, sempre sujeita a aperfeiçoamento:

Que é, pois, e qual é a finalidade da desambiguação? Ora, desambiguação é o ação, o efeito ou o resultado de des-ambiguar, vale dizer, retirar o caráter ambíguo de algo, expondo-lhe as suas várias acepções. Se assim for — como cremos ser — então um tal expediente de desambiguação terá logrado tanto maior êxito quanto mais retirar as instâncias da ambiguação. Isso se consegue por maior detalhamento específico aliado a uma necessariamente também maior estruturação hierárquica, com organização dos assuntos em domínios de afinidade. Adequada ordenação é, também, imperativa, alfabética (lato sensu). Enfim, um arranjo, uma disposição tais que ao consulente disponibilizem o detalhamento requerido para o assunto sujeito a ambiguidade e, pois, facilitem-lhe a consulta direta no ponto desejado.

Para fixar idéias, submeto aos nobres colegas as seguintes páginas desambiguadoras:

Não seriam esses formatos preferíveis para artigos desambiguadores, sob óptica enciclopédica abrangente?

Cordialmente.

EgídioCamposDiz! 15h41min de 3 de Março de 2008 (UTC)


Egídio, não há a necessidade de se colocar links externos para apontar a uma ligação interna da própria Wikipédia; bastaria digitar [[Análise]] em vez de [http://pt.wikipedia.org/wiki/Análise]. Recomendo também que não coloque vírgulas ao lado de seus links, já que eles acabam sendo interpretados como parte do link (repare como os links que você forneceu vão para endereços errados).
Sobre a página de desambiguação em questão, pessoalmente prefiro páginas mais simples, com menos poluição visual e onde os artigos mais relevantes (ou os mais procurados) estejam no topo das listas e sem a presença de links vermelhos (que podem ser acrescentados à medida em que forem efetivamente feitos). Desnecessários são também as longas definições de cada palavra que está sendo desambiguada; a Wikipédia não é um dicionário, é para isso que existe o Wikicionário.
Vale notar que o verbete Analysis na Wikipédia anglófona é uma exceção, já que a imensa maioria das páginas de desambiguação daquela Wiki não seguem aquele modelo. Saudações, RafaAzevedo msg 20h54min de 3 de Março de 2008 (UTC)