Discussão:Célula-tronco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



A questão do nome[editar código-fonte]

Caro Locogato, não reverti sua edição, mas coloquei marcas de sem-fontes nas suas afirmações. Como biólogo, também não gosto desses termos (célula-mãe, para mim, seria mais aceitável), mas tem que entender que uma enciclopédia não é para se colocarem opiniões pessoais, mas apenas questões que tenham sido amplamente publicitadas. Boas contribuições. --Rui Silva (discussão) 18h08min de 23 de maio de 2009 (UTC)

Obrigado pelos comentários. Não há fontes explícitas para a crítica repetida, tanto quanto saiba. Há apenas comentários sob a forma de opiniões avulsas, com a única excepção dum email recente, não assinado mas enviado pelo Prof. Guedes-Pinto como Presidente da Sociedade Portuguesa de Genética, anexo a uma circular sobre as mais recentes Jornadas organizadas pela SPG, abordando a questão no mesmo sentido. Antes de ter feito esta contribuição abordei este Professor sobre a proposta do termo geradoras, mas não se dignou responder-me. Não participei nas Jornadas, não sei por isso se houve algum consenso. Se houve, espero que ele seja comunicado aqui, sujeito eventualmente a discussão como é óbvio.

O termo células-mãe é confuso, concordo que como opinião minha, porque aos olhos do grande público (e é nesse sentido que se fez a abordagem nesta secção) fica implícita uma conotação sexuada. O uso em Inglês de mother cells é metafórico, como muita da terminologia biológica, o que será tolerável quando estritamente no meio científico, mas carece de alternativas mais rigorosas quando se trata de conceitos com tal exposição pública. Considerava inadequado incorporar esta justificação no artigo, mas cabe perfeitamente nesta discussão. Obrigado pela oportunidade que me deu de fazê-la.

A ideia de células germinais não é minha, retirei-a dum documento oficial da União Europeia, mas por não saber minimamente o grau de oficialidade do seu uso, considero incorreto estar a referi-lo, sob o risco de estar a atribuir à fonte foros de consensualidade que podem não existir. O que não retira minimamente o valor ontológico deste termo. --Locogato (discussão) 16h56min de 31 de maio de 2009 (UTC) Locogato (discussão) 21h13min de 16 de junho de 2009 (UTC)

Polémica sobre a utilização de embriões humanos[editar código-fonte]

Caros, tive que reverter uma edição de um IP, por a frase estar fora de contexto e não suportada pela fonte indicada (que apenas suporta a frase que estava antes). No entanto, penso que é importante que o artigo tenha uma se(c)ção com esse título (ou equivalente), uma vez que este assunto - a polémica e a posição da(s) igreja(s) - está totalmente ausente. Por essa razão, a se(c)ção sobre a legislação em vários países fica sem contexto. --Rui Silva (discussão) 08h33min de 17 de novembro de 2010 (UTC)

"Rosana do IBS"[editar código-fonte]

Logo no primeiro parágrafo, antes de diferenciação celular...Seria vandalismo? ˜˜˜˜ comentário não assinado de 186.221.144.229 (discussão • contrib) 00h49min de 17 de novembro de 2011‎ (UTC)

Sim, remanescente de outubro. Obrigado pelo aviso. Daimore msg 03h11min de 17 de novembro de 2011 (UTC)

Fusão Célula-tronco; Célula embrionária


Célula estaminal é o verdadeiro nome científico em português. Porque razão foi redireccionado para célula-tronco??? O que é célula tronco? Uma célula do tronco?? Solicito que este redireccionamento seja desfeito por favor. Nini 08h45min de 28 de janeiro de 2013 (UTC)