Discussão:Círculos de pedras da Senegâmbia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

de pedra /// de pedras[editar código-fonte]

Vejo que "Círculos de pedra da Senegâmbia" está praticamente consagrado, mas está errado, provavelmente consequência de traduções do inglês (a brick load = a load of bricks [uma carga de tijolos]; a toy manufacturer = a manufacturer of toys [um fabricante de brinquedos], etc, e assim a stone circle = a circle of stones — portanto um círculo de pedras').

Isto é importante para distinguir entre pedra, como material (casa feita de pedra; calcada de pedra, etc), e pedras, a matéria prima, inteiras, individuais. Vejamos um exemplo paralelo: uma cerca de madeira (feita de madeira, o material) x uma cerca de árvores (árvores plantadas de modo a formar uma cerca, a matéria prima).

O próprio artigo diz que são "quatro grandes grupos de círculos de pedras"; e ainda que "As pedras são grandes colunas de laterite com cerca de dois metros de altura e um peso de sete toneladas cada". No artigo Stonehenge, pode-se ler que é "uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras, que chegam a ter 5 m de altura e a pesar quase 50 t"; e em Círculo de pedras pode-se ler que "A quantidade de pedras pode variar de 4 a 60 pedras eretas". Rui Gabriel Correia (discussão) 12h56min de 1 de outubro de 2018 (UTC)[responder]